Cotidiano
Acre tem dia de temperaturas acima dos 30ºC e chuvas isoladas nesta sexta-feira (30)
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 18°C e a máxima de 36ºC.

Tempo no AC será seco e quente nesta sexta-feira (30), prevê Sipam. Foto: Andryo Amaral/arquivo
As temperaturas em todo o Acre devem ficar acima dos 30ºC nesta sexta-feira (30), segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Há ainda possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas entre a tarde e o começo da noite.
Para este dia, a previsão é que o céu fique parcialmente nublado. A umidade relativa do ar deve ficar perto de 100% de manhã e caindo drasticamente para entre 30% e 40% no período da tarde.
Seca extrema
A falta de chuvas e a situação de extrema seca dos rios no Acre levaram o governo do Acre a declarar, no dia 30 de julho, situação de emergência em todo o estado. A seca já afeta o fornecimento de água e compromete diversas atividades econômicas e sociais.
O decreto leva em consideração o impacto severo da seca, que se intensificou no primeiro semestre deste ano e a iminente possibilidade de desabastecimento do sistema de água.
A falta de água também impacta diretamente municípios e aldeias indígenas, com risco de isolamento, devido à falta de navegabilidade dos rios.
O Rio Acre, principal afluente do estado, ficou em 1,37 metro, nesta quarta-feira (21), a apenas 12 centímetros da menor cota histórica desde 1971, quando o manancial começou a ser monitorado em Rio Branco. O nível é igual a marca de 2023 e se estabeleceu, até então, como a menor deste ano. A marca histórica de seca é de 1,25 metro, em 2 de outubro de 2022.
Confira a previsão completa:
Alto Acre
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 18°C e a máxima de 36ºC.
Baixo Acre
Mínima de 19°C e máxima de 35ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Vale do Juruá
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Waltere Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 20ºC e 33ºC.
Vale do Purus
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 19ºC e 34ºC.
Vale do Tarauacá/Envira
Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 20ºC e 33ºC.
Anúncio:
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz e Furacão do Norte goleiam na abertura das quartas na Copinha

Foto Manoel Façanha: Semifinalistas do Sub-12 serão definidos nas partidas de volta no próximo dia 9
Santa Cruz e Furacão do Norte golearam neste domingo, 23, na abertura da fase de quartas de final da 10ª edição da Copinha Arasuper de Futsal. O Santa Cruz bateu a Escolinha do Santinha por 7 a 1 e o Furacão do Norte derrotou o Flamenguinho por 10 a 1.
Nos outros confrontos das quartas, Camisa 11 e Real Aquiri empataram por 2 a 2 e a Escolinha do Galvez venceu o Cruz Azul por 5 a 1.
Jogos de volta
O coordenador da Copinha Arasuper, Auzemir Martins, confirmou para 9 de março as partidas de volta.
“Tínhamos essa parada no torneio programada. Vamos ter dois fins de semana sem confrontos”, explicou Auzemir Martins.
Outros resultados
Sub-14
Ecoville 2 x 1 Veneza/Marilda Goveia
Esc. Conquista 4 x 2 Esc. Santinha
Esc. Galvez 3 x 2 Rei Artur
Furacão do Norte 5 x 0 Amigos Solidários
Sub-10
Rei Artur 9 x 0 Flamenguinho
Santa Cruz 5 x 0 Esc. do Santinha
Esc. Xavier Maia 3 x 2 Esc. do Psica
Ame 3 x 2 Ecoville
Comentários
Cotidiano
Adesg vence o São Francisco e fica próxima da classificação

Foto Sueli : Adesg e São Francisco realizaram uma partida muito equilibrada
A Adesg venceu o São Francisco por 1 a 0 neste domingo, 23, na Arena da Floresta, e deu um passo decisivo para ser semifinalista do Campeonato Estadual. O atacante Marcus Vinícius decidiu o confronto aos 32 minutos do segundo tempo.
A Adesg segue na vice-liderança do Estadual com 11 pontos e o São Francisco entra na zona de rebaixamento mantendo os 3 pontos.
Chances perdidas
O São Francisco dominou boa parte do jogo. Na primeira etapa, a equipe criou oportunidades e no último lance, Yarles cabeceou e o travessão salvou a Adesg.
No início da segunda etapa, Ismael ganhou no alto e testou. O travessão voltou a salvar a Adesg.
O técnico Erismeu Silva fez mudanças na Adesg e a equipe melhorou na partida. Em uma jogada pela direita a bola foi cruzada e na sobra Marcus Vinícius decidiu o jogo.
Erramos muito
Segundo o zagueiro Yarles, o São Francisco voltou a errar muito nas finalizações e por isso foi derrotado.
“Precisamos dominar e concluir as oportunidades. Poderíamos ter vencido a partida”, disse Yarles.
Fala, Jô!
“Conquistamos uma vitória muito importante. Vamos seguir trabalhando forte durante a parada do carnaval para podermos conquistar a nossa classificação”, declarou o zagueiro Jô.
Comentários
Cotidiano
Humaitá derrota o Rio Branco e deixa zona de rebaixamento

Foto Glauber Lima: Com a vitória, o Humaitá voltou a sonhar com uma vaga na semifinal
O Humaitá derrotou o Rio Branco por 3 a 2 neste sábado, 22, no Florestão, e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Estadual. Aldair (2) e Matheus Nego anotaram os gols do Humaitá enquanto Paulo Negão e Cassiano marcaram para o Rio Branco.
Muita chuva
A partir da metade do primeiro tempo uma chuva forte na capital acreana deixou o gramado do Florestão muito encharcado e a partida passou a ser disputada na base da superação.
O Humaitá foi para o intervalo vencendo por 1 a 0 com gol de Aldair e no início da segunda etapa o Rio Branco empatou em um belo chute de Paulo Negão.
O árbitro Ruan Santos marcou um pênalti duvidoso e Cassiano marcou o gol da virada. Na sequência outra penalidade duvidosa, agora, para o Humaitá e Matheus Nego marcou o gol de empate. Nos acréscimos, a bola sobrou para Aldair fazer 3 a 2, Humaitá.
Quebrou jejum
Com a vitória diante do Rio Branco, o Humaitá quebrou um jejum de 20 partidas sem vencer. O último triunfo do Tourão tinha ocorrido no Estadual de 2024.
Os três pontos conquistados coloca o Humaitá na luta por uma vaga na semifinal faltando duas partidas para o fim da fase de classificação. A equipe assume a 5ª colocação com 6 pontos.
Luta contra rebaixamento
A derrota para o Humaitá coloca o Rio Branco na 7ª colocação com 3 pontos e dentro da zona de rebaixamento do Estadual.
Você precisa fazer login para comentar.