Geral
Acre tem apoio de Rondônia para se tornar zona livre de aftosa sem vacinação
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) recebe nos próximos 15 dias a visita dos representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).
A visita é resultado de um pedido de apoio do governador Gladson Cameli ao governo de Rondônia em tornar o Acre zona livre de febre aftosa sem vacinação e tem por objetivo intensificar as ações necessárias para o recebimento da auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), programada para o início do mês de março.
Os fiscais agropecuários Adeildes Gomes, Flávia Ward e Rafael Oliveira são médicos veterinários do Serviço Veterinário Estadual em unidades de Rondônia, que foi recém-auditada pelo Mapa.
Hoje a equipe do Idaf dedicada à defesa sanitária animal do órgão conta com uma série de manuais e procedimentos operacionais que auxiliam no atendimento de ações, assim como no atendimento dos próprios usuários dos serviços junto ao Instituto. Em virtude da transição de status sanitário, no mês de fevereiro será promovida a uniformização de todos os procedimentos realizados nos escritórios de atendimento do órgão, de diretrizes no reporte de suspeitas de doenças à organização física dos arquivos e equipamentos. E é durante essa atividade que o Idaf contará com o apoio dos profissionais do Idaron.
“Todo o apoio é sempre muito bem-vindo. Agradeço a iniciativa do governador Gladson Cameli e também ao governo de Rondônia através do presidente do Idaron, Júlio César, pela parceria com o propósito de manter a coesão no Bloco I de retirada da vacina”, comentou o presidente do Idaf, Rogério Melo.
É importante salientar que as iniciativas adotadas pela gestão do Idaf no ano de 2019, como a reformulação da cobrança da Guia de Transporte Animal (GTA), o fortalecimento do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária e a realização de um convênio no valor de R$ 1,3 milhão de reais vão garantir importantes investimentos e, principalmente, sustentabilidade financeira do órgão de defesa.
“Os médicos veterinários que mais dominam a defesa agropecuária em nosso estado estão à disposição do quadro de servidores do Idaf, disso não há dúvidas. Entretanto, um grande número das nossas unidades possui veterinários que nunca passaram por auditoria. Daí a importância de podermos fazer uso da expertise da equipe do Idaron”, reforça o diretor técnico do Idaf, Luziel Carvalho.
O Estado do Acre, por meio do Idaf, dá passos largos para promover a retirada da vacina contra febre aftosa e garantir o status de zona livre sem vacinação.
Comentários
Geral
Motorista é preso por embriaguez ao volante após acidente em Cruzeiro do Sul
Teste do bafômetro apontou 0,40 mg/L de álcool; colisão ocorreu na Boca da Alemanha

No início da madrugada desta quarta-feira, 31, um homem de 28 anos, identificado como Leonardo, foi preso pela Polícia Militar após se envolver em um acidente de trânsito na região conhecida como Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul. O teste do bafômetro confirmou que o condutor havia ingerido bebida alcoólica.
De acordo com a Polícia Militar, Leonardo conduzia um veículo quando colidiu contra uma motocicleta que estava estacionada em frente a uma residência. O proprietário da moto informou que havia acabado de chegar em casa e deixado o veículo parado, quando o automóvel atingiu a motocicleta, arremessando-a para fora da pista.
O motorista alegou que trafegava pela via, mas, devido à falta de iluminação, à neblina e à forma como a motocicleta estaria estacionada, não conseguiu desviar a tempo, provocando a colisão.
Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado o índice de 0,40 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor acima do permitido pela legislação. Diante do resultado, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil.
Os dois veículos sofreram avarias materiais, e o caso foi registrado para as providências cabíveis.
Comentários
Geral
Caminhão pega fogo após parada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco
Um motorista, ainda não identificado, teve o caminhão incendiado na noite desta terça-feira (30), após parar o veículo para atender uma ligação telefônica na Via Chico Mendes, na Vila do Denit, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo relato do condutor, ele havia estacionado o caminhão quando percebeu fumaça saindo debaixo da cabine. Em seguida, as chamas se espalharam rapidamente e tomaram conta da parte frontal do veículo. O motorista conseguiu sair a tempo e acionou o Corpo de Bombeiros Militar.
Uma equipe do Segundo Batalhão foi enviada ao local com um caminhão-tanque e uma caminhonete, conseguindo controlar o incêndio em poucos minutos. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
O caminhão transportava gêneros alimentícios para uma empresa da capital. O veículo, de placa BWV-4F76, pertence a uma transportadora. O motorista informou ainda que tanto o caminhão quanto a carga — que já havia sido distribuída — possuem seguro.
O proprietário da empresa foi comunicado sobre o ocorrido, e os procedimentos para a remoção do veículo devem ser realizados nesta quarta-feira (31).
Comentários
Geral
PMAC recupera veículo roubado em Sena Madureira

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 8º Batalhão, recuperou um veículo com registro de roubo na manhã desta terça-feira, 30, no município de Sena Madureira, interior do estado.
A ação ocorreu após a guarnição de serviço receber informações da possível localização do automóvel em uma área de matagal, situada no bairro Ana Vieira, nas proximidades da Estrada do Juruá. De posse da denúncia, os policiais deslocaram-se até o local indicado e lograram êxito na localização e recuperação do veículo.
No local, foi constatado que o automóvel não apresentava avarias aparentes. Diante disso, o veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia de polícia para a adoção das providências cabíveis.




Você precisa fazer login para comentar.