Cotidiano
Acre tem 58 mil pessoas com algum tipo de deficiência, aponta amostra do Censo Demográfico 2022
Dados do IBGE revelam que 7,3% da população acreana acima de 2 anos declarou ter algum tipo de deficiência; maioria são mulheres

A dificuldade funcional mais prevalente foi a de enxergar, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, atingindo cerca de 37.497 pessoas. Foto: cedida
O Acre tinha, em 2022, uma população de 802.671 pessoas com dois anos ou mais de idade. Deste total, 58.983 declararam ter algum tipo de deficiência, o que representa 7,3% da população estadual, de acordo com a amostra do Censo Demográfico 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre as pessoas com deficiência no estado, a maioria é do sexo feminino: 31.951 mulheres contra 27.032 homens.
Deficiências mais comuns
A dificuldade funcional mais prevalente foi a de enxergar, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, atingindo cerca de 37.497 pessoas. Em segundo lugar aparece a dificuldade para andar ou subir degraus, mesmo com o uso de prótese ou outro aparelho de auxílio, com 16.667 casos registrados. A dificuldade para ouvir, mesmo com o uso de aparelhos auditivos, afetava 9.187 pessoas.
Outros dois tipos de impedimentos — dificuldade de destreza manual (como pegar pequenos objetos ou abrir e fechar tampas) e limitações nas funções mentais (que podem impactar comunicação, autocuidado, trabalho ou estudo) — somavam, cada um, cerca de 9.116 pessoas.
Analfabetismo elevado
O levantamento revelou ainda que a taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência com 15 anos ou mais de idade era de 30,7% — número considerado elevado e significativamente superior à média da população sem deficiência, cuja taxa foi de 5,2%.
Em números absolutos, 16.624 pessoas com deficiência no Acre eram analfabetas em 2022. Os dados reforçam a importância de políticas públicas inclusivas e acessibilidade no estado. O Censo 2022 serve como base para planejamento de ações voltadas a esse segmento da população.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz derrota o ProSol e conquista o título da MGF Cup

Foto divulgação: Santa Cruz marcou 19 gols na campanha da conquista do título
O Santa Cruz derrotou o ProSol por 2 a 1 neste sábado, 13, no estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná, e de maneira invicta conquistou o título da MGF Cup na categoria Sub-16. Samuel e Dheimeson marcaram os gols da conquista da Capivara.
“O Santa Cruz é um time formador e esse é o principal objetivo. Conquistar títulos é uma consequência do trabalho e serve para provar a qualidade dos nossos atletas”, declarou o técnico Maydenson Costa.
Comentários
Cotidiano
Galvez enfrenta o Votuporanguense na estreia da Copa São Paulo

Foto Glauber Lima: Galvez faz a última fase da preparação no interior de São Paulo
O departamento técnico da Federação Paulista de Futebol(FPF) divulgou neste sábado, 13, a tabela da Copa São Paulo 2026. O Galvez, representante do futebol acreano, enfrenta o Votuporanguense, em Votuporanga, no dia 2 de janeiro, às 13h45(hora Acre). Na sequência, o Galvez joga contra o Grêmio, no dia 5, e fecha a participação na primeira fase diante do Falcon, de Sergipe, no dia 8.
“Teremos adversários difíceis, mas estamos trabalhando forte para conquistar uma vaga na segunda fase. Esse é o primeiro objetivo”, declarou o técnico Eriano Santos.
Jogos do grupo 2
Galvez x Votuporanguense no dia 2
Galvez x Grêmio no dia 5
Galvez x Falcon no dia 8
Comentários
Cotidiano
Chelsea bate o Fluminense da Bahia e é campeão da 6ª Copa TV Gazeta

Foto Glauber Lima: Chelsea ganhou a competição de maneira invicta
O Chelsea bateu o Fluminense da Bahia por 3 a 1, de virada, neste sábado, 13, no ginásio do Colégio Imaculada Conceição, e conquistou o título da 6ª Copa TV Gazeta de Futsal.
As duas equipes realizaram uma partida bem disputada desde o início e o Chelsea soube aproveitar melhor as oportunidades na segunda etapa.
Goleiro e artilheiro
O goleiro Leite, do Chelsea, foi escolhido como o melhor da Copa. O pivô Raylan, do Villa City de Manuel Urbano, terminou como artilheiro com 7 gols.
Boa competição
O coordenador da 6ª Copa TV Gazeta, Auzemir Martins, aprovou o nível da competição.
“Conseguimos realizar um grande torneio. Os jogos foram equilibrados desde a primeira fase. O apoio da direção da TV Gazeta também foi fundamental para o sucesso do evento”, comentou Auzemir Martins.

Você precisa fazer login para comentar.