Acre
Acre tem 31 mil desempregados no segundo trimestre de 2023, diz levantamento
Em termos percentuais, taxa de desocupação ficou em 9,3%, sendo o 10º maior do país. Dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa de desemprego no Acre ficou em 9,3% no segundo trimestre de 2023 e atinge cerca de 31 mil acreanos. Isto é o que diz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada na última terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Tais números colocam o estado acreano como o décimo com maior percentual de desocupados. Na região Norte, o Acre fica atrás apenas do Amapá (12,4%) e Amazonas (9,7%).
Em comparação com o primeiro trimestre deste ano, que corresponde aos meses de janeiro, fevereiro e março, o resultado representa uma redução de 0,5 ponto percentual, que corresponde a 1 mil que saíram da taxa de desempregados.
A taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas (não trabalharam, procuraram trabalho e estavam disponíveis para assumir), em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).
Conforme a pesquisa, a população acreana em idade de trabalhar, estimada em 694 mil pessoas, aumentou em 4 mil pessoas em relação ao último trimestre. Já em comparação com o mesmo período do ano passado, a estimativa de aumento foi de 8 mil pessoas.
População ocupada
O IBGE mostra também que o percentual de pessoas ocupadas na população acreana em idade de trabalhar, chamado nível de ocupação, chegou a 43% no segundo trimestre deste ano.
Houve uma queda de 0,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, que tinha 43,2%.
Já sobre a população ocupada, estimada em 299 mil pessoas, reduziu em 34 mil pessoas em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Empregados no setor privado e público
A PNAD apontou ainda que os empregados do setor privado com carteira assinada, estimados em 74 mil pessoas no Acre, teve variação negativa em relação ao trimestre anterior, com uma queda de 2 mil. Contudo, o valor atual é maior que a do mesmo período do ano passado, que foi de 72 mil.
Já no setor público, o número atual é de 74 mil pessoas. Comparando com o segundo trimestre de 2022, a queda foi significativa: de 6 mil. No entanto, houve uma subida em comparação com o primeiro trimestre deste ano, que apresentava o quantitativo de 71 mil. Ou seja, houve um aumento de 3 mil pessoas no setor público.
Informalidade
O Acre detém a 14ª maior taxa de informalidade do país, com 44,7%. Do Norte, o estado fica na frente apenas de Tocantins, com 44,6%.
Para o cálculo da taxa de informalidade da população ocupada, são consideradas as seguintes populações: empregado no setor privado sem carteira de trabalho assinada; empregado doméstico sem carteira de trabalho assinada; empregador sem registro no CNPJ; trabalhador por conta própria sem registro no CNPJ; e trabalhador familiar auxiliar.
Comentários
Acre
Dia Nacional de Combate ao Fumo: Prefeitura de Rio Branco reforça prevenção e tratamento
Comentários
Acre
Prefeitura leva mais uma edição do programa “Assis Brasil Mais Saúde pra Você” à comunidade Bélgica
Na manhã desta sexta-feira(29) o prefeito Jerry Correia, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Wendell Marques, participou de mais uma edição do programa “Assis Brasil Mais Saúde pra Você”, realizada na comunidade Bélgica, um ponto estratégico que atende diversas comunidades da região.
A ação levou atendimento médico, odontológico, serviços de farmácia, aplicação de vacinas, testes rápidos, exame preventivo (PCCU) e também exame de vista. A grande vantagem é que o morador realiza a consulta e já sai com a medicação em mãos, garantindo mais agilidade e resolutividade no atendimento.
O vereador Wendell Marques parabenizou o prefeito Jerry Correia e a secretária municipal de Saúde, Silvani Klaumann, pela dedicação em promover ações que aproximam os serviços de saúde das comunidades.
Segundo a gestão municipal, até o final do verão novas edições do programa serão realizadas, ampliando o acesso da população aos serviços básicos de saúde em diferentes localidades.
Comentários
Acre
Câmara Criminal fará sessões itinerantes em Cruzeiro do Sul e Tarauacá
Membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizarão nos dias 2 e 4 de setembro mais uma edição da Sessão Itinerante do Colegiado. As sessões estão programadas para serem realizadas na Comarca de Cruzeiro do Sul, em 2 de setembro, e no dia 4, na Comarca de Tarauacá.
A atividade, que cumpre o comando constitucional ao funcionar em forma descentralizada, atendendo ao que está previsto no artigo 125, § 6°, aproxima o Poder Judiciário Acreano da cidadã e do cidadão, oferecendo a oportunidade da comunidade acompanhar todo o trabalho da sessão, com o mesmo formato e estrutura, realizada no edifício-sede do TJAC, em Rio Branco.
Toda a estrutura original da sessão, que ocorre às quintas-feiras na sede do TJAC, é montada durante essa atividade externa, com dois desembargadores e uma desembargadora, o procurador do Ministério Público Estadual, o coordenador, espaço para sustentação oral da advocacia, e locais para estudantes e comunidade acompanharem os julgamentos.
Presidida pelo desembargador Francisco Djalma, o Colegiado conta ainda com o desembargador Samoel Evangelista e a desembargadora Denise Bonfim, além da participação do MPE, que nesta edição terá o procurador Almir Fernandes Branco.
“A Sessão Itinerante da Câmara Criminal assegura ainda uma resposta mais ágil e propicia para que a população conheça de perto o funcionamento da Justiça de 2º Grau. Já tivemos outras edições e esperamos que essa também seja um sucesso e uma grande oportunidade de conhecimento para os acadêmicos de Direito, operadores do Direito e ainda a população em geral. A presença do Judiciário no interior do Estado também valoriza o acesso equitativo à Justiça, respeitando as diferentes realidades regionais”, disse.
Fonte: TJAC
Você precisa fazer login para comentar.