Acre tem 2º melhor desempenho do país em dezembro e fecha 2021 com alta de 16,2% no setor de serviços

Em dezembro, volume dos serviços no Acre cresceu 7,1%. Alta no final do ano foi registrada após três meses seguidos de queda no setor.

Após três meses consecutivos de quedas, o volume de serviços prestados no Acre registrou um salto de 7,1% em dezembro, na comparação com novembro. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com essa alta, o Acre teve o segundo melhor desempenho do país, junto com Mato Grosso do Sul e ficou atrás somente do Distrito Federal, que registrou um aumento de 9,3% no volume de serviço em dezembro. Esse resultado veio após o estado acreano ter registrado a segunda maior queda em novembro.

Os dados mostram que o estado fechou o ano de 2021 com alta de 16,2% e ficou na quarta melhor posição no ranking dos estados com relação ao setor, recorde da série histórica iniciada em 2012.

Conforme análise do Observatório do Fórum de Inovação e Desenvolvimento do Acre, embora houve o crescimento expressivo em dezembro, o setor de serviços do Acre não superou a dinâmica com relação ao nível pré-pandemia, ficando 0,6% abaixo do nível de fevereiro de 2020.

Importante destacar, porém, que o salto ocorre após o tombo de 7,9% no ano de 2020. No comparação com dezembro de 2020, o setor teve sua décima taxa positiva consecutiva: 8,4%.

Dados nacionais

 

O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 1,4% em dezembro, na comparação com novembro. Com o resultado, o setor fechou 2021 com avanço recorde de 10,9%, eliminando as perdas do ano anterior.

Essa foi a maior taxa para um fechamento de ano desde o início da séria histórica do IBGE, em 2012. Importante destacar, porém, que o salto ocorre após o tombo recorde de 7,8% no ano de 2020.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre