Geral
Acre registra um crescimento de quase 40% no número de mortes nos últimos anos
O levantamento revelou que um indivíduo do sexo masculino, tem aproximadamente 10 vezes mais chance de não completar os 30 anos do que um indivíduo do sexo feminino da mesma faixa etária.

Com informações da Tribuna e IBGE/Acre
A quantidade de óbitos nos últimos 11 anos, registrou um aumento de 39,4%, segundo as Estatísticas do Registro Civil disponibilizada no dia de hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2008, era de 2.882 casos contabilizados, mas no ano passado fechou com 4.019, um acréscimo tanto nas idades iniciais quanto nas idades intermediárias (dos 30 aos 54 anos).
Em 2019, a mortalidade mas-culina (é obtida dividindo-se o contingente de óbitos masculinos pelo contingente de óbitos femininos) por causas não naturais no grupo de 25 a 29 anos foi da ordem de 10,2. O levantamento revelou que um indivíduo do sexo masculino de 25 anos tinha, tem aproximadamente 10 vezes e meia mais chance de não completar os 30 anos do que um indivíduo do sexo feminino da mesma faixa etária.
No grupo de 15 a 24 anos por óbitos masculinos de forma não natural, o percentual foi de 39,2%, o menor do país e a mais alta foi a Bahia com 83,1%. A mortalidade é diferenciada por sexo, mas a pesquisa apontou que mortandade masculina é superior à feminina ao longo de toda a vida. Quando leva em conta determinado intervalo de idade, entre jovens e adultos jovens, esse diferencial se acentua.
As causas principais para o aumento desses óbitos, são decorrente de homicídios, suicídios, acidentes de trânsito, afogamentos, quedas acidentais), principalmente na população masculina. O levantamento apontou que os maiores acréscimos para ambos os sexos nas faixas etárias dos grupos de 70 a 74 e 75 a 79 anos, 75,5% e 56,6%, respectivamente.
De acordo com a pesquisa, a partir dos 55 anos de idade, um acréscimo no total de registro de óbitos em decorrência do processo de envelhecimento da população. O estudo apontou um acréscimo tanto nas idades iniciais quanto nas idades intermediárias (dos 30 aos 54 anos).
Estatística – Desses óbitos registrados, segundo a sua natureza, como óbitos não naturais. Quando comparados os registros de óbitos por causas externas no grupo etário masculino de 15 a 24 anos, entre 2008 e 2019, observa-se que algumas Unidades da Federação diminuíram significativamente a quantidade de registros dessa natureza – casos do Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Mato Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais, com quedas superiores a 30%, mas no outro extremo desponta o estado do Amazonas, com 119%.
Comentários
Geral
Colisão entre moto e carro na BR-364 termina em morte de jovem na BR 364
Uma jovem de 20 anos faleceu em um acidente que envolveu uma moto e um carro na BR-364, em Porto Velho (RO). O acidente ocorreu na tarde deste domingo (22), perto da Vila Princesa, na direção do Acre.
Sofia de Lima Bezerra Brito foi identificada como a vítima. Informações iniciais indicam que ela estava pilotando uma motocicleta e tentou fazer uma ultrapassagem. Durante a manobra, ele perdeu o controle da direção, entrou na pista oposta e bateu frontalmente em um veículo na pista contrária.
A jovem não sobreviveu aos ferimentos e faleceu no local do acidente. As equipes do SAMU foram chamadas, porém apenas confirmaram a morte.
A PRF compareceu ao local e documentou o incidente. A equipe do IML também foi chamada para investigar a dinâmica do acidente.
Comentários
Geral
Rio Acre apresenta queda no nível e segue abaixo da cota de alerta em Rio Branco
Boletim da Defesa Civil aponta redução do manancial e registra 9,40 mm de chuva nas últimas 24 horas
Comentários
Geral
TCU define coeficiente do Acre no FPE para 2027 em 4,32%

Você precisa fazer login para comentar.