Conecte-se conosco

Geral

Acre registra um crescimento de quase 40% no número de mortes nos últimos anos

Publicado

em

O levantamento revelou que um indivíduo do sexo masculino, tem aproximadamente 10 vezes mais chance de não completar os 30 anos do que um indivíduo do sexo feminino da mesma faixa etária.

Com informações da Tribuna e IBGE/Acre

A quantidade de óbitos nos últimos 11 anos, registrou um aumento de 39,4%, segundo as Estatísticas do Registro Civil disponibilizada no dia de hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2008, era de 2.882 casos contabilizados, mas no ano passado fechou com 4.019, um acréscimo tanto nas idades iniciais quanto nas idades intermediárias (dos 30 aos 54 anos).

Em 2019, a mortalidade mas-culina (é obtida dividindo-se o contingente de óbitos masculinos pelo contingente de óbitos femininos) por causas não naturais no grupo de 25 a 29 anos foi da ordem de 10,2. O levantamento revelou que um indivíduo do sexo masculino de 25 anos tinha, tem aproximadamente 10 vezes e meia mais chance de não completar os 30 anos do que um indivíduo do sexo feminino da mesma faixa etária.

No grupo de 15 a 24 anos por óbitos masculinos de forma não natural, o percentual foi de 39,2%, o menor do país e a mais alta foi a Bahia com 83,1%. A mortalidade é diferenciada por sexo, mas a pesquisa apontou que mortandade masculina é superior à feminina ao longo de toda a vida. Quando leva em conta determinado intervalo de idade, entre jovens e adultos jovens, esse diferencial se acentua.

As causas principais para o aumento desses óbitos, são decorrente de homicídios, suicídios, acidentes de trânsito, afogamentos, quedas acidentais), principalmente na população masculina. O levantamento apontou que os maiores acréscimos para ambos os sexos nas faixas etárias dos grupos de 70 a 74 e 75 a 79 anos, 75,5% e 56,6%, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, a partir dos 55 anos de idade, um acréscimo no total de registro de óbitos em decorrência do processo de envelhecimento da população. O estudo apontou um acréscimo tanto nas idades iniciais quanto nas idades intermediárias (dos 30 aos 54 anos).

Estatística – Desses óbitos registrados, segundo a sua natureza, como óbitos não naturais. Quando comparados os registros de óbitos por causas externas no grupo etário masculino de 15 a 24 anos, entre 2008 e 2019, observa-se que algumas Unidades da Federação diminuíram significativamente a quantidade de registros dessa natureza – casos do Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Mato Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais, com quedas superiores a 30%, mas no outro extremo desponta o estado do Amazonas, com 119%.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Suspeito de planejar morte do próprio pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho

Publicado

em

Investigado teria arquitetado o crime para ficar com a herança da família e enfrentar dívidas financeiras

Célio Roberto de Lima Silva Filho se entregou à Polícia Civil na última quinta-feira (11), em Porto Velho, após ser apontado como o principal suspeito de planejar o assassinato do próprio pai com o objetivo de ficar com a herança da família. Ele estava foragido desde o início da semana, quando seu nome passou a ser divulgado pelas autoridades como mentor do crime.

Segundo informações da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERCV), Célio teria organizado toda a ação criminosa e contratado pessoas para executar o homicídio. As investigações indicam que ele enfrentava dívidas e forte pressão financeira, fatores que teriam motivado a tentativa de matar o pai.

Na segunda-feira (8), duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema. De acordo com a polícia, uma primeira tentativa de execução chegou a ser planejada, mas acabou não se concretizando. Mesmo assim, conforme apurado pelos investigadores, o suspeito teria insistido no plano e buscava articular uma nova ação criminosa.

Com a apresentação espontânea de Célio à polícia, a investigação entra agora em uma nova fase, com a coleta de depoimentos e a reconstituição detalhada de como o crime teria sido planejado. A Polícia Civil segue apurando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer completamente os fatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Avenida Ceará, em Rio Branco

Publicado

em

Motorista suspeito de embriaguez deixou o local sem prestar socorro e foi localizado pela polícia

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado (13) na Avenida Ceará, bairro Estação Experimental, em Rio Branco, na esquina com a Rua Guanabara. A colisão envolveu um automóvel Chevrolet Ônix, de cor vermelha, e uma motocicleta Honda CB 300 Twister, de cor azul, deixando o motociclista gravemente ferido.

A vítima foi identificada como Daniel Souza Pereira, de 20 anos. Segundo informações repassadas à polícia, o condutor do Ônix seguia pela Avenida Ceará no sentido bairro–centro e teria sinalizado para acessar a Rua Guanabara quando a motocicleta colidiu na traseira do veículo.

Com o impacto, Daniel foi arremessado ao asfalto e sofreu ferimentos graves. Testemunhas relataram que o motorista do carro chegou a parar por alguns instantes, mas deixou o local sem prestar socorro. Após buscas, ele foi localizado por uma guarnição do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) já no bairro Doca Furtado.

Durante a abordagem, os policiais constataram que o condutor estava acompanhado do irmão e apresentava sinais de que estaria sob efeito de álcool. Conforme a polícia, ele ainda tentou se evadir após o acidente, mas foi interceptado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte básico prestou os primeiros atendimentos no local. A vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde deu entrada no setor de Traumatologia. Daniel foi diagnosticado com fratura exposta na perna direita e, posteriormente, encaminhado à Ortopedia. Apesar da gravidade da lesão, o estado de saúde é considerado estável.

A área foi isolada pelo BPTran para o trabalho da perícia. Após os procedimentos, os veículos foram removidos. O motorista do automóvel foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), e o caso será apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Pedestre morre após ser atropelado na Avenida Lauro Muller, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Screenshot

Vítima atravessava a via quando foi atingida por um carro e morreu ainda no local

Um atropelamento com vítima fatal foi registrado na noite deste sábado (13) na Avenida Lauro Muller, no bairro João Alves, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. O pedestre Francisco Vanderlei de Almeida, conhecido como “Lêla”, morreu após ser atingido por um veículo Volkswagen Gol, de cor branca.

De acordo com informações preliminares, Francisco Vanderlei atravessava a avenida no momento em que foi atropelado. Com o impacto, ele sofreu ferimentos graves e não resistiu, morrendo ainda no local antes da chegada do atendimento médico.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas, isolaram a área e controlaram o tráfego para preservar a cena do acidente e garantir a segurança de quem passava pelo local. A perícia técnica da Polícia Civil também esteve presente, realizando os procedimentos necessários para esclarecer as circunstâncias do atropelamento.

Após a conclusão dos trabalhos periciais, o corpo foi encaminhado para os procedimentos legais. A dinâmica do acidente e a responsabilidade do condutor do veículo serão apuradas pelas autoridades. O caso segue sob investigação.

Comentários

Continue lendo