fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre registra outro caso de dengue hemorrágica; bancária está na UTI do PS

Publicado

em

Em 2024, os municípios acreanos contabilizaram quase sete mil casos positivos, mas a investigação de casos suspeitos fechou em 16 mil

Parentes fazem uma campanha nas redes sociais pedindo doação de sangue do tipo A+ para garantir o restabelecimento da sua saúde. Foto: ilustrativa 

Com A Tribuna

A capital acreana registra mais um novo caso de dengue hemorrágica, mas a vítima desta vez é a bancária Luciana Suelen Silva, que luta pela vida num leito da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Pronto -Socorro de Rio Branco. 

Parentes fazem uma campanha nas redes sociais pedindo doação de sangue do tipo A+ para garantir o restabelecimento da sua saúde. Dois sorotipos que têm sido diagnosticados nos municípios acreanos: DEN1 ou DEN2.

O pequeno cruzeirense Felipe Mota de 9 anos de idade, morreu no fim do mês de dezembro do ano passado no Hospital do Juruá, depois de ser medicado numa unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e liberado para continuar o tratamento em casa.

A criança foi atendida pelo pediatra Rondiney Brito, no Pronto – Socorro (PS) da unidade hospitalar, a vítima chegou a ser internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu a enfermidade e faleceu no mesmo dia.

O pequeno cruzeirense Felipe Mota de 9 anos de idade, morreu no fim do mês de dezembro do ano passado no Hospital do Juruá, depois de ser medicado. Foto: ilustrativa

Somente nas primeiras semanas deste ano, o estado registrou mais de quatro mil casos de dengue, enquanto no ano passado contabilizou 4.658 casos com sorologia positiva, 221 casos de chikungunya e 49 de zica vírus.

Em 2024, os municípios acreanos contabilizaram quase sete mil casos positivos, mas a investigação de casos suspeitos fechou em 16 mil, o que corresponde por mais de 50% dos casos notificados no ano anterior que beirou 31.440 casos.

Comentários

Continue lendo

Acre

eMulti- Epitaciolândia lança campanha “Fevereiro Roxo” com abordagens sobre fibromialgia, lúpus e Alzheimer

Publicado

em

O eMulti- Epitaciolândia- Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre doenças como fibromialgia, lúpus e Alzheimer, com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e apoio aos pacientes.

A cor roxa foi escolhida para simbolizar essas condições, e o mês de fevereiro é utilizado para promover discussões, aumentar a visibilidade dessas doenças e incentivar a educação sobre elas. Equipe eMulti.

A campanha Fevereiro Roxo foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

Apesar de serem distintas, as doenças têm em comum o fato de não possuir cura, sendo de extrema importância a realização do diagnóstico correto para que o tratamento seja feito de forma eficaz e segura.

Comentários

Continue lendo

Acre

A presidente do (Detran/AC), Taynara Martins afirmou que já tem data para lançar novo edital do CNH Social com 5 mil vagas

Publicado

em

No último dia 15 de janeiro, o Detran entregou 640 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) pelo programa, em um evento realizado na sede do órgão

Após a publicação do edital e a realização das inscrições, as etapas seguintes serão mais criteriosas, e as datas serão divulgadas pelo Detran. Foto: assessoria 

Criado em 2022, o programa CNH Social já beneficiou pelo menos 12 mil pessoas de baixa renda no Acre. Nos próximos dias, um novo edital será lançado, oferecendo mais 5 mil vagas para a obtenção gratuita da carteira de habilitação.

, confirmou a informação e adiantou que o edital deve ser publicado até a primeira quinzena de março. “As inscrições estarão abertas para todo o estado”, afirmou.

Após a publicação do edital, o processo de seleção seguirá etapas criteriosas, incluindo a análise detalhada das informações no Cadastro Único (CadÚnico). Segundo Martins, essa fase pode levar um tempo maior, mas todas as atualizações serão divulgadas à imprensa para garantir ampla transparência.

“Os próximos passos, após a publicação do edital, fazem parte de um processo mais delicado, porque analisamos cada inscrição individualmente, verificando as informações atualizadas do CadÚnico. Isso leva um pouco mais de tempo, mas informamos à imprensa quando o resultado da CNH Social for divulgado, garantindo ampla divulgação”, explicou.

No último dia 15 de janeiro, o Detran entregou 640 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) pelo programa, em um evento realizado na sede do órgão, localizada na Estrada Dias Martins.

Comentários

Continue lendo

Acre

Bocalom reabre Restaurante Popular na Baixada da Sobral após reformas: “Comida de qualidade por R$ 2”

Publicado

em

Restaurante suspendeu atividades no começo de janeiro. Segundo prefeitura, por causa do período de transição administrativa e operacional

Cardápio é elaborado por nutricionistas com base no público-alvo do Restaurante Popular em Rio Branco. Foto: Asscom/Prefeitura de Rio Branco

Após mais de um mês fechado, o Restaurante Popular de Rio Branco foi reaberto nesta segunda-feira (10). A reabertura estava prevista para a última segunda (3), porém, segundo a prefeitura, foi preciso estender o fechamento para a conclusão de reparos que estavam sendo feitos.

Tião Bocalom, participou na manhã desta segunda-feira, 10, da solenidade de reabertura do Restaurante Popular, localizado na rua Oswald de Andrade, na região da Baixada da Sobral. O espaço esteve fechado por um período para a execução de obras de manutenção e reparos na estrutura do prédio, mas, com a revitalização concluída, já está pronto para atender à população.

O local, que volta a funcionar de segunda a sexta-feira, em Rio Branco tem capacidade para servir 500 refeições por dia para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Restaurante Popular de Rio Branco. Foto: Yuri Marcel

Acompanhado pelo secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), João Marcos Luz, o prefeito destacou a importância do local para a segurança alimentar da população mais vulnerável da cidade. “Estamos reabrindo o Restaurante Popular. Demorou um pouco para fazer as arrumações aqui, mas já foram feitas. Eu estou feliz de iniciar o ano com mais essa entrega. Vamos continuar oferecendo uma comida de qualidade, com carne de primeira, e, o melhor, pelo preço de R$ 2”, afirmou Bocalom.

O secretário João Marcos Luz destacou que, no ano passado, o restaurante serviu 135 mil refeições e que a meta para 2025 é manter a qualidade e aumentar a quantidade. “Este ano, queremos manter a excelência. Aqui, são 500 refeições por dia, de segunda a sexta-feira. O restaurante passou por uma revitalização e agora está pronto para receber os nossos usuários, especialmente os idosos, que são grandes frequentadores do espaço. O restaurante é como a casa deles, e queremos continuar oferecendo o melhor atendimento possível”, disse o gestor.

O Restaurante Popular é um dos principais pontos de apoio alimentar de Rio Branco, oferecendo refeições a preços acessíveis para famílias em situação de vulnerabilidade. O prefeito também reforçou a responsabilidade da gestão em garantir a alimentação da população. “É nossa obrigação continuar cuidando da segurança alimentar das populações. A gente sabe o quanto a comida de qualidade é importante para todos, principalmente para aqueles que mais precisam”, completou.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na manhã desta segunda-feira, 10, da solenidade de reabertura do Restaurante Popular, localizado na rua Oswald de Andrade, na região da Baixada da Sobral

Comentários

Continue lendo