Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre registra aumento de 101% nos casos de violência doméstica em 2025, com 905 mulheres agredidas em dois meses

Publicado

em

Dados do MPAC revelam que Rio Branco concentra 51,8% das ocorrências; especialistas alertam para necessidade de políticas urgentes de proteção às vítimas

Esses dados destacam a urgência de ações para combater a violência doméstica no estado e oferecer apoio às vítimas. Foto/Art

Os primeiros dois meses de 2025 registraram um cenário alarmante de violência contra mulheres no Acre: 905 casos de agressão doméstica foram contabilizados pelo Painel de Registros de Ocorrências do Ministério Público Estadual (MPAC). Os números representam um aumento de 101,11% em relação ao mesmo período de 2024, quando 450 casos foram reportados.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), intensifica as ações de conscientização e atendimentos para mulheres, com o objetivo de ofertar suporte às vítimas de violência e prevenir que aconteçam novos casos, inclusive de feminicídios. Os serviços jurídicos, de assistência social e psicológicos também são realizados nos municípios do interior do Acre.

Secretaria da Mulher intensifica ações de conscientização e atendimentos para mulheres. Foto: Neto Lucena/Secom

Destaques dos registros:
  • Janeiro/2025: 441 casos
  • Fevereiro/2025: 464 casos
  • Rio Branco: 469 ocorrências (51,82% do total)
  • Cruzeiro do Sul: 95 casos
  • Sena Madureira: 57 registros
  • Santa Rosa do Purus: 1 caso (menor incidência)
Análise territorial:

A capital Rio Branco responde por mais da metade das ocorrências, seguida por Cruzeiro do Sul, que já apresenta quase 100 casos em 60 dias. Os dados revelam uma epidemia de violência de gênero que atinge todo o estado, com variações entre os municípios.

“Estes números exigem uma resposta imediata e multissetorial”, afirma a promotora Dulce Helena Franco, do MPAC. “Precisamos fortalecer a rede de proteção, melhorar a fiscalização de medidas protetivas e investir em políticas preventivas.”

Ações em andamento:

Intensificação do monitoramento eletrônico de agressores
Campanhas educativas em escolas e comunidades
Ampliação dos canais de denúncia
Capacitação de agentes públicos

Como denunciar:

As vítimas podem buscar ajuda através do Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher), Delegacias Especializadas ou diretamente no Ministério Público. O MPAC ressalta a importância de romper o ciclo de violência através da denúncia.

O Acre segue a tendência de aumento de casos observada em outros estados brasileiros, reforçando a necessidade de políticas públicas eficazes no enfrentamento à violência contra a mulher. Os dados de 2025 projetam um ano crítico para a segurança das mulheres acreanas caso não haja intervenções imediatas.

Cruzeiro do Sul ocupa a segunda posição, com 95 casos, seguido por Sena Madureira, que registrou 57 casos, e Tarauacá, com 26. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

FFAC muda data, horário e local de jogos da 5ª rodada do Campeonato Acreano

Publicado

em

Confrontos entre Independência x Vasco-AC e Adesg x Rio Branco-AC serão disputados na Arena da Floresta após problema de laudo no Florestão

Foto: Samuel Moura/Secom

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) anunciou a alteração no confronto entre Independência e Vasco-AC, válido pela abertura da quinta rodada do Campeonato Acreano Série A. A partida, que estava marcada para segunda-feira (9), às 18h, no Estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão, foi remanejada para terça-feira (10), às 17h, na Arena da Floresta, em Rio Branco.

Segundo o GE-AC, a mudança também impactou o duelo entre Adesg e Rio Branco-AC, que será realizado no mesmo dia e local. Com o novo ajuste na programação, a partida acontece logo em seguida, a partir das 19h.

De acordo com a FFAC, as alterações foram necessárias por adequação logística. O Estádio Florestão, também conhecido como Tonicão, está sem o laudo técnico atualizado do Corpo de Bombeiros e, por esse motivo, não pode receber público no momento.

Confira como ficou a programação:

  • Terça-feira (10)

    • 17h – Independência x Vasco-AC

    • 19h – Adesg x Rio Branco-AC

    • Local: Arena da Floresta, em Rio Branco

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ivan Mazzuia pode mudar o Independência e fica em jogo decisivo

Publicado

em

O técnico Ivan Mazzuia comanda um treino tático seguido de bolas paradas nesta segunda, 9, no Marinho Monte, e vai definir os titulares do Independência para a partida contra o Vasco. O jogo vai ser disputado nesta terça, 10, às 17 horas, na Arena da Floresta, e abre a 5ª rodada da fase do Campeonato Estadual Sicredi de 2026.

“Estou avaliando possíveis mudanças e ainda não existe uma definição. Precisamos ganhar o jogo”, declarou Ivan Mazzuia.

Léo Japão e Pitel

O zagueiro Léo Japão e o atacante Pitel, recuperados de lesão, são mais duas opções para o duelo diante do Vasco.

“Poder contar com o grupo completo é fundamental. O objetivo é ter um time forte para termos a possibilidade de vencer”, comentou o treinador.

Próximo do rebaixamento

O Independência quer a vitória para seguir com chances de classificação. Contudo, uma derrota ou empate diante do Vasco deixará o Independência próximo do rebaixamento.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Homem com mandado de prisão em aberto é preso durante patrulhamento no Centro de Rio Branco

Publicado

em

Foragido era procurado por tráfico de drogas e furto; ordem judicial foi expedida pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar do 1º Batalhão resultou na prisão de Edivaldo Duarte Braga, de 47 anos, na tarde deste domingo (8), nas proximidades do bairro Papouco, na região central de Rio Branco.

De acordo com a PM, a guarnição realizava patrulhamento de rotina quando avistou um homem em atitude suspeita e decidiu abordá-lo. Durante a revista pessoal, nenhum material ilícito foi encontrado. No entanto, ao consultar o sistema de segurança, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra Edivaldo.

A ordem judicial foi expedida pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho (RO), pelos crimes de tráfico de drogas e furto.

Diante da constatação, os militares deram voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo