fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre registra ano livre de transmissão vertical de HIV entre mãe e bebê

Publicado

em

Em 2022, 17 casos foram registrados, enquanto em 2024 esse número caiu para apenas seis. Essa redução é atribuída aos esforços da Atenção Primária à Saúde, que tem atuado de forma proativa no pré-natal

Este ano, o Acre não apresentou nenhum caso de transmissão de HIV entre mãe e bebê. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), tem avançado na luta contra a transmissão vertical do HIV, que é a passagem do vírus da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. Este ano, o estado não registrou nenhum caso desse tipo de transmissão. A conquista reflete o sucesso de estratégias implementadas pela gestão em combater a infecção por HIV, especialmente entre gestantes.

O Comitê de Investigação e Eliminação da Transmissão Vertical da Sesacre, reativado recentemente, tem desempenhado um papel crucial ao monitorar e investigar os casos potenciais de transmissão, não apenas de HIV, mas também de sífilis e hepatites virais.

Nos últimos 10 anos, o Acre manteve uma média baixa de transmissão vertical do HIV, com exceção de 2018, quando foram registrados três casos. Nos anos seguintes, essa média foi de dois casos por ano, caindo para um caso por ano a partir de 2021. Em 2024, a redução foi ainda mais acentuada, com nenhum caso registrado até o momento.

Paralelamente, houve uma queda notável no número de gestantes diagnosticadas com HIV. Em 2022, 17 casos foram registrados, enquanto em 2024 esse número caiu para apenas seis. Essa redução é atribuída aos esforços da Atenção Primária à Saúde, que tem atuado de forma proativa no pré-natal, promovendo a captação precoce de gestantes e investindo na prevenção.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, destacou a importância desses resultados: “A diminuição dos casos de transmissão vertical do HIV e o fato de não termos nenhum caso registrado em 2024 são conquistas expressivas. Isso evidencia o impacto das ações coordenadas pela Sesacre e o comprometimento com a saúde da população. A continuidade desse trabalho e o fortalecimento das ações de prevenção e cuidado são fundamentais para manter esses índices em queda e proteger as novas gerações”, declarou.

Ações nas regionais

A Sesacre, por meio do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) tem realizado uma série de ações em diversos municípios do Acre, com o objetivo de intensificar a prevenção e a conscientização sobre o HIV e outras ISTs.

Essas iniciativas incluem testagem da população, distribuição de panfletos informativos e campanhas de conscientização. Jozadaque Beserra, coordenador do Núcleo, resumiu essas atividades: “Estamos realizando um trabalho abrangente de testagem e prevenção em várias regiões do estado. Nosso foco é alcançar o maior número de pessoas possível para promover a conscientização e reduzir os índices de infecções, garantindo que a população esteja informada e protegida”

Beserra destacou ainda que essas ações, alinhadas com políticas de saúde pública focadas em prevenção e atendimento integral, mostram que a abordagem adotada pelo estado tem resultado em avanços significativos. “Com a continuidade dessas estratégias, espera-se que a transmissão vertical do HIV continue sendo controlada e, eventualmente, eliminada no estado”, pontuou.

Ação de panfletagem realizada pelo Núcleo de IST´s da Sesacre. Foto: Luan Martins/Sesacre

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Câmara aprova PL que regulamenta estágios de acadêmicos de Enfermagem nas Unidades de Saúde do município

Publicado

em

O presidente da Câmara, vereador Celso Paraná, enfatizou o caráter abrangente da legislação, que poderá beneficiar outras áreas do ensino superior que exigem estágios supervisionados

Em um marco significativo para o fortalecimento da saúde e da educação superior no município, a Prefeitura de Xapuri e a Câmara Municipal consolidaram uma importante parceria institucional com a aprovação do projeto de lei que autoriza a realização de estágios curriculares obrigatórios para estudantes dos cursos Enfermagem do Polo Unopar Anhanguera em Xapuri.

A proposta, de autoria do vereador Celso Garcia, foi aprovada em sessão realizada nesta terça-feira, 8 de abril, na Câmara Municipal, e contou com o apoio decisivo do prefeito Maxsuel Maia. A nova legislação contempla, além da Unopar, estudantes de outras instituições como a Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Instituto Federal do Acre (Ifac), cujos cursos demandem a necessidade de estágios supervisionados nas unidades de saúde.

Fruto de um diálogo construtivo entre os poderes Executivo e Legislativo e representantes do corpo estudantil, o projeto atende a uma demanda concreta dos acadêmicos, evitando a necessidade de deslocamento para outras cidades e garantindo maior integração com a realidade local da saúde pública. A medida também representa um avanço no fortalecimento da mão de obra qualificada e no fomento à permanência dos talentos no município.

Jonas Augusto, secretário do Polo Unopar Anhanguera em Xapuri, destacou a relevância da conquista para os estudantes, que já se preparam para iniciar os estágios a partir de agosto. “É uma vitória significativa para nossa comunidade acadêmica e para a cidade. Com essa aprovação, poderemos contratar preceptores locais, gerando empregos e valorizando nossos profissionais”, celebrou.

O presidente da Câmara, vereador Celso Paraná, enfatizou o caráter abrangente da legislação, que poderá beneficiar outras áreas do ensino superior que exigem estágios supervisionados. “Essa medida representa um ganho para a educação e, de forma indireta, também para a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população”, afirmou.

O prefeito Maxsuel Maia parabenizou os vereadores pela sensibilidade e visão de futuro, destacando o novo momento educacional de Xapuri com a chegada de instituições de ensino superior. “Estamos corrigindo uma injustiça histórica. Antes, nossos jovens precisavam deixar a cidade para buscar formação. Hoje, com a estrutura que estamos construindo, eles podem sonhar e se qualificar aqui mesmo, perto de suas famílias”, afirmou.

A sessão foi marcada pela presença expressiva dos estudantes da Unopar Anhanguera, que celebraram a aprovação como um passo fundamental para seu desenvolvimento profissional. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal e do Legislativo com a valorização da educação, o fortalecimento da saúde pública e a geração de oportunidades para a juventude xapuriense.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Operação aérea transfere seis presos por tráfico de Santa Rosa do Purus para Rio Branco

Publicado

em

Ação conjunta da PCAC, Sejusp e Ciopaer garantiu remoção segura de detentos considerados de alto risco devido à gravidade dos crimes

Os apenados foram condenados por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Foto: cedida

Em operação realizada entre os dias 8 e 9 de abril, a Polícia Civil do Acre (PCAC), com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), transferiu seis presos do município de Santa Rosa do Purus para o sistema prisional da capital.

Os detentos foram presos em flagrante pelos crimes relacionados ao tráfico de drogas e associação para o tráfico e, devido à gravidade das penas e ao perfil de risco, a remoção para unidade prisional da capital foi determinada como medida de segurança e para melhor acompanhamento do cumprimento da pena.

Perfil dos detentos:
  • Presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico
  • Considerados de alto risco pelas autoridades
  • Remoção determinada devido à gravidade dos crimes e necessidade de maior segurança
Desafios logísticos superados:
  • Utilização de aeronave do Ciopaer para transporte
  • Santa Rosa do Purus é um dos municípios mais isolados do Acre
  • Operação seguiu rigorosos protocolos de segurança
A transferência para Rio Branco permitirá:

• Melhor estrutura carcerária
• Maior controle do cumprimento das penas
• Redução de riscos para a população local

“Esta operação demonstra nosso compromisso com a segurança pública, mesmo nas regiões mais remotas do estado”, destacou representante da Sejusp. A ação reforça a política de combate ao tráfico de drogas no Acre, garantindo que infratores de alta periculosidade cumpram suas penas em unidades adequadas.

A operação contou com o uso de aeronave, dada a complexidade logística do acesso ao município de Santa Rosa do Purus, localizado em uma das regiões mais isoladas do estado. Toda a ação foi conduzida dentro dos protocolos de segurança, garantindo a integridade da equipe envolvida e dos próprios detentos.

A ação fortalece a segurança em regiões isoladas do estado. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre prende condenado por homicídio ocorrido em 2018 em Plácido de Castro

Publicado

em

O condenado começará a cumprir a pena de 18 anos de reclusão imposta pela Justiça. A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a elucidação de crimes e com a promoção da justiça

Após minuciosa apuração, a Polícia Civil capturou o autor de um crime ocorrido há seis anos na zona rural de Plácido de Castro. Imagem: cedida.

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Plácido de Castro, prendeu nesta quarta-feira, 9, o homem identificado pelas iniciais A.B.C., condenado a 18 anos de prisão pelo homicídio de Celso Henrique dos Santos Malta, de 36 anos. O crime ocorreu em 3 de fevereiro de 2018, na zona rural do município.

A prisão representa o desfecho de um trabalho investigativo rigoroso, conduzido pela equipe da delegacia local, que reuniu provas suficientes para garantir a condenação do acusado pela Justiça.

O delegado titular da Delegacia Geral de Polícia Civil de Plácido de Castro, Dr. Leandro Lucas, ressaltou a importância da dedicação da equipe no esclarecimento do caso. “O empenho dos nossos investigadores foi fundamental para que hoje pudéssemos levar à prisão o autor deste crime violento. Trata-se de uma resposta à sociedade e à família da vítima, que esperava por justiça”, destacou o delegado.

Com a captura de A.B.C., o condenado começará a cumprir a pena de 18 anos de reclusão imposta pela Justiça. A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a elucidação de crimes e com a promoção da justiça, garantindo que autores de delitos graves sejam responsabilizados.

Comentários

Continue lendo