Acre
Acre registra 7.875 casos prováveis de dengue em 2025 e três mortes confirmadas

Foto: Reprodução Frame EBC
O Acre registrou 7.875 casos prováveis de dengue entre as semanas epidemiológicas (SE) 01 a 20 de 2025, que correspondem ao período de 29 de dezembro de 2024 a 17 de maio de 2025. O número representa um aumento de 112,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram notificados 3.708 casos. Os dados constam no boletim mais recente do Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde.
Além da alta expressiva nos casos, o estado confirmou três mortes por dengue no período, enquanto nenhum óbito foi registrado no mesmo intervalo do ano anterior. Com isso, o Acre empatou com o Amapá no número de mortes esse ano. O Pará lidera a região Norte com o maior número de óbitos, enquanto Tocantins e Rondônia não registraram mortes no período.
Em nível nacional, o Brasil notificou 1.342.741 casos prováveis de dengue nas SE 01 a 20 de 2025, com um coeficiente de incidência de 661,2 casos por 100 mil habitantes. Em comparação ao mesmo período de 2024, houve uma redução de 76,3% no número de casos prováveis em todo o país.
Circulação viral e letalidade
O boletim aponta a circulação dos quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), com predominância do DENV-2. Observa-se ainda um aumento do DENV-3 desde o último trimestre de 2024. Casos isolados de DENV-4 foram detectados em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Roraima. Foram confirmados ainda 940 óbitos por dengue no país neste período, com outros 837 em investigação. A letalidade observada foi de 4,0% nos casos graves, que totalizam 23.042 registros com sinais de alarme.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.