Acre
Acre registra 7.875 casos prováveis de dengue em 2025 e três mortes confirmadas

Foto: Reprodução Frame EBC
O Acre registrou 7.875 casos prováveis de dengue entre as semanas epidemiológicas (SE) 01 a 20 de 2025, que correspondem ao período de 29 de dezembro de 2024 a 17 de maio de 2025. O número representa um aumento de 112,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram notificados 3.708 casos. Os dados constam no boletim mais recente do Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde.
Além da alta expressiva nos casos, o estado confirmou três mortes por dengue no período, enquanto nenhum óbito foi registrado no mesmo intervalo do ano anterior. Com isso, o Acre empatou com o Amapá no número de mortes esse ano. O Pará lidera a região Norte com o maior número de óbitos, enquanto Tocantins e Rondônia não registraram mortes no período.
Em nível nacional, o Brasil notificou 1.342.741 casos prováveis de dengue nas SE 01 a 20 de 2025, com um coeficiente de incidência de 661,2 casos por 100 mil habitantes. Em comparação ao mesmo período de 2024, houve uma redução de 76,3% no número de casos prováveis em todo o país.
Circulação viral e letalidade
O boletim aponta a circulação dos quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), com predominância do DENV-2. Observa-se ainda um aumento do DENV-3 desde o último trimestre de 2024. Casos isolados de DENV-4 foram detectados em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Roraima. Foram confirmados ainda 940 óbitos por dengue no país neste período, com outros 837 em investigação. A letalidade observada foi de 4,0% nos casos graves, que totalizam 23.042 registros com sinais de alarme.
Comentários
Acre
Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas
Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale
A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.
Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.
Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.
As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.


Você precisa fazer login para comentar.