Conecte-se conosco

Acre

Acre recebe maior entrega de maquinários agrícolas do governo federal

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

A Superintendência do Ministério da Agricultura no Acre – MAPA entregou a nesta sexta-feira (16), em Rio Branco, 32 máquinas pesadas a 18 prefeituras do estado. A iniciativa contou com emendas dos senadores Sérgio Petecão (PSD) e Alan Rick (UB), no contexto do programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). Este foi o maior evento de entrega de máquinas da história do Governo Federal no Acre.

O senador Sérgio Petecao falou que tem trabalhado para reforçar a autonomia dos prefeitos no interior. “Me sinto um parlamentar municipalista. Eu faço de tudo para ajudar aos municípios, porque as pessoas moram nos municípios. Quem sabe o que Porto Walter precisa? É o prefeito que sabe. O importante é que os municípios sejam beneficiados”,

O senador Alan Rick destacou que a composição das entregas foram feitas de acordo com a solicitação dos gestores nos municípios. “Os prefeitos solicitam e nós vamos atendendo. Essa é uma primeira entrega, outras virão e outros municípios serão contemplados. Do meu mandato aqui são quase R$ 5 milhões investidos”, falou.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Paulo Trindade, superintendente do MAPA no Acre, disse que os equipamentos serão colocados à disposição dos prefeitos ainda nesta sexta-feira (16). Ele chamou a atenção para a fiscalização do Governo Federal durante o uso das máquinas, mesmo após a entrega. “É de imediato, inclusive algumas prefeituras já vão realizar a retirada deles hoje. Vou tirar da responsabilidade do nosso CNPJ, do meu CPF como ordenador de despesa, e vou realizar a doação para as prefeituras, mas também acompanhar se esses equipamentos de fato vão ser utilizados na ponta, porque é um dos problemas que a gente encontra. Eu não quero o desvio de finalidade. Tem que ser utilizado no agronegócio, na agricultura, porque assim a gente fomenta e cresce mais o nosso setor produtivo”, pontuou.

O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, disse que o maquinário chega em boa hora, na véspera dos trabalhos do verão. “Nós vamos ter uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira. Vai ser muito útil, principalmente agora nesse período do verão, onde fazemos trabalhos tanto na cidade como também nos ramais”, afirmou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre revisa Plano Plurianual 2024–2027 com ajustes no planejamento orçamentário

Publicado

em

Lei nº 4.746 atualiza programas, metas e referencial financeiro do Estado

Foto: Sérgio Vale/ac2horas

O governo do Acre publicou nesta terça-feira (30) a Lei nº 4.746, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o quadriênio 2024–2027. A norma, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis (Progressistas).

A revisão promove alterações no PPA originalmente aprovado pela Lei nº 4.282, de 27 de dezembro de 2023, com ajustes em diversos anexos que compõem o planejamento estratégico e orçamentário estadual. Entre as mudanças estão a atualização dos Programas Temáticos por Eixo Estratégico do Poder Executivo, a relação de programas institucionais, além dos programas e ações dos demais Poderes e das entregas previstas por objetivo e programa.

A nova lei também atualiza o referencial orçamentário para o período de 2024 a 2027, bem como as metas e prioridades que servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, assegurando o alinhamento entre o planejamento de médio prazo e a execução anual do orçamento estadual.

De acordo com o texto legal, a inclusão, exclusão ou alteração de ações orçamentárias no PPA poderá ocorrer por meio das futuras leis orçamentárias anuais ou de créditos adicionais, passando automaticamente a integrar os respectivos programas. A norma ressalta ainda que os valores atribuídos a cada programa possuem caráter referencial, não constituindo limite para a programação das despesas nas leis orçamentárias.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre tem novo recuo e marca 15,35 metros em Rio Branco

Publicado

em

O nível do Rio Acre apresentou leve recuo na medição das 9h desta terça-feira (30) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h17, o Rio marcou 15,38 metros e, na medição das 9h, baixou para 15,35 metros, indicando tendência de vazante após dias consecutivos de elevação.

Mesmo com a redução, o nível do rio permanece acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, e também da cota de alerta, fixada em 13,50 metros. A marca registrada nas primeiras horas do dia ainda mantém áreas ribeirinhas em situação de atenção na capital acreana.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro, o que reforça a indicação de estabilização e início de descida do nível do rio Acre, influenciado principalmente pelo comportamento da bacia hidrográfica.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco

Publicado

em

A programação do Fim de Ano da Família, realizada na capital acreana, segue garantindo a festa para famílias e amigos, neste mês de dezembro. Com a presença do público e o sucesso das vendas, a Feira Natalina teve a programação estendida e seguirá até o próximo domingo, acompanhando o cronograma da Vila Natalina no início de 2026.

Com organização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), a Feira Natalina, oferta desde gastronomia regional e internacional a doces e brinquedos, das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro, na Av. Arlindo Porto Leal, ao lado do Palácio Rio Branco.

Pequenos empreendedores ofertam opções da gastronomia e brinquedos infláveis na Feira Natalina ao lado do Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

Já na Praça Eurico Dutra, em frente ao Palácio Rio Branco, a Vila Natalina conta com a participação de empreendimentos de artesanato, doces e presentes. O espaço, que foi montado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), também recebe o público das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro.

Doces, artesanato e presentes são atrativos da Vila Natalina, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

De acordo com a chefe do Departamento de Pequenos Negócios da Sete, Sirlânia Venturin, apoio do governo por meio da Sete e instituições parceiras tem sido fundamental no incentivo da geração de renda para os pequenos negócios: “O resultado parcial da feira já tem apresentado excelentes resultados e esperamos que até o final possamos superar todas as expectativas dos empreendedores e público visitante”, destacou.

Som ao vivo

Para animar as noites de fim de ano, a Feira Natalina também conta com apresentações musicais, com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Confira a programação:

29 de dezembro (segunda-feira):
Das 20h às 22h – Som ao vivo com Franklin Pinheiro

04 de janeiro (domingo):
Das 19h30 às 21h30 – Encerramento com Jhon Rabelo

Divulgação Sete

The post Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS

Comentários

Continue lendo