Acre
Acre prorroga campanha de vacinação contra a Febre Aftosa até 15 de junho após paralisação de caminhoneiros
Os estados do Acre e Rondônia serão pioneiros na região Norte sendo os primeiros oficialmente livres da Febre Aftosa e sem vacinação.
Criadores devem registrar a imunização dos animais no Idaf-AC até o dia 30 de junho. Acre não registra casos da doença há 13 anos.

Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa é prorrogada até o dia 15 de junho
Com Lilian Lima - G1/Acre
A paralisação dos caminhoneiros, que foi suspensa na última terça-feira (29) no Acre, prejudicou até a vacinação dos rebanhos em algumas regiões do país. Por isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou o prazo da campanha.
O diretor Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Ronaldo Queiroz, diz que o órgão decidiu aderir a prorrogação. Agora, os criadores podem imunizar os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses até o dia 15 de junho.
“Deu um problema muito sério, então foi pedido por 14 estados que fosse prorrogado e o ministério achou melhor ampliar em todo o Brasil. O Acre estava tranquilo, não teve chuva causando problemas de ramais e os rios garantiram trafegabilidade. Porém, como abriram para todos também decidimos prorrogar”, afirma.
Os criadores ainda precisam registrar a imunização dos animais no Idaf-AC. O prazo para fazer essa declaração foi estendido até o dia 30 de junho.
“Nós temos que alcançar um valor mínimo de 95% que o Mapa exige. Então, o Acre já vinha há mais de dez anos tendo esse índice acima de 95% e essa é a nossa preocupação, por isso, é preciso declarar. Se não for declarado, mesmo vacinando, ele é multado”, destaca.
Há 13 anos sem registro da doença, o Acre é mais um dos estados que caminham para a retirada da obrigatoriedade da vacina. Essa deve ser a antepenúltima campanha na região. A última está prevista pra maio de 2019.
Os estados do Acre e Rondônia serão pioneiros na região Norte sendo os primeiros oficialmente livres da Febre Aftosa e sem vacinação. Em todo o país, somente Santa Catarina era considerada livre da doença e da vacina.
Parte do Amazonas e do Mato Grosso também devem ser incluídos na área livre de Febre Aftosa sem vacina.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.