Acre
Acre prorroga campanha de vacinação contra a Febre Aftosa até 15 de junho após paralisação de caminhoneiros
Os estados do Acre e Rondônia serão pioneiros na região Norte sendo os primeiros oficialmente livres da Febre Aftosa e sem vacinação.
Criadores devem registrar a imunização dos animais no Idaf-AC até o dia 30 de junho. Acre não registra casos da doença há 13 anos.

Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa é prorrogada até o dia 15 de junho
Com Lilian Lima - G1/Acre
A paralisação dos caminhoneiros, que foi suspensa na última terça-feira (29) no Acre, prejudicou até a vacinação dos rebanhos em algumas regiões do país. Por isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou o prazo da campanha.
O diretor Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Ronaldo Queiroz, diz que o órgão decidiu aderir a prorrogação. Agora, os criadores podem imunizar os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses até o dia 15 de junho.
“Deu um problema muito sério, então foi pedido por 14 estados que fosse prorrogado e o ministério achou melhor ampliar em todo o Brasil. O Acre estava tranquilo, não teve chuva causando problemas de ramais e os rios garantiram trafegabilidade. Porém, como abriram para todos também decidimos prorrogar”, afirma.
Os criadores ainda precisam registrar a imunização dos animais no Idaf-AC. O prazo para fazer essa declaração foi estendido até o dia 30 de junho.
“Nós temos que alcançar um valor mínimo de 95% que o Mapa exige. Então, o Acre já vinha há mais de dez anos tendo esse índice acima de 95% e essa é a nossa preocupação, por isso, é preciso declarar. Se não for declarado, mesmo vacinando, ele é multado”, destaca.
Há 13 anos sem registro da doença, o Acre é mais um dos estados que caminham para a retirada da obrigatoriedade da vacina. Essa deve ser a antepenúltima campanha na região. A última está prevista pra maio de 2019.
Os estados do Acre e Rondônia serão pioneiros na região Norte sendo os primeiros oficialmente livres da Febre Aftosa e sem vacinação. Em todo o país, somente Santa Catarina era considerada livre da doença e da vacina.
Parte do Amazonas e do Mato Grosso também devem ser incluídos na área livre de Febre Aftosa sem vacina.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.