Conecte-se conosco

Geral

Acre perde quase 9% da energia antes de chegar ao consumidor

Publicado

em

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Acre ocupa a 10ª posição entre os estados brasileiros com maior perda de energia elétrica entre a geração e o consumo final, segundo levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De toda a energia gerada no estado, 8,9% é desperdiçada nas ligações de baixa tensão e não chega ao consumidor final. O custo dessa perda, no entanto, é dividido: metade é repassada aos consumidores na conta de luz.

As chamadas “perdas técnicas” ocorrem durante a transmissão e distribuição da energia nas redes e são calculadas mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No caso do Acre, essas perdas representaram aproximadamente 2,1% de toda a energia gerada em 2024.

A cobrança desse desperdício está prevista nos contratos de concessão e considerada nos reajustes tarifários aprovados pela ANEEL. Ou seja, além de arcar com os custos normais da energia, os acreanos também pagam por parte daquilo que sequer utilizam.

Ainda segundo os dados, o Acre está acima da média nacional nas chamadas “perdas não técnicas”, aquelas atribuídas a furtos de energia, ligações clandestinas e falhas na medição, que agravam ainda mais o índice de desperdício no estado.

O ranking de maiores perdas de energia é liderado pelo Pará (11,9%), seguido por Amapá, Tocantins, Piauí e Maranhão. Esses estados, em sua maioria, apresentam características socioeconômicas semelhantes, o que pode influenciar nos altos índices de perda e repasse tarifário.

 

Com informações do Jornal A Tribuna

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais

Publicado

em

Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo

As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.

A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.

Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção

Publicado

em

Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada 

O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.

Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.

As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.

Comentários

Continue lendo

Geral

Dois jovens são presos com drogas e dinheiro durante Operação Lei Seca em Rio Branco

Publicado

em

Após tentativa de fuga em motocicleta no bairro Santa Terezinha, PM apreende 30 porções de substância análoga à cocaína e skunk. Suspeitos confessaram que drogas seriam para venda na comunidade

Os suspeitos desobedeceram à determinação e tentaram fugir, o que motivou o início de um acompanhamento tático. Após breve perseguição, os policiais conseguiram realizar a abordagem. Foto: cedida 

Dois jovens, de 18 e 20 anos, foram presos na noite deste sábado (17) durante a Operação Trânsito Seguro/Lei Seca, no bairro Santa Terezinha, em Rio Branco. Após desobedecerem a uma ordem de parada e tentarem fugir em uma motocicleta, foram interceptados pela Polícia Militar após breve perseguição.

Com o passageiro, de 20 anos, foram encontradas 30 trouxinhas de substância análoga à cocaína e uma porção de maconha do tipo skunk, além de R$ 13 em espécie. O condutor, de 18 anos, não tinha habilitação e confessou ter feito uso de entorpecentes. Segundo a PM, os dois afirmaram que as drogas seriam destinadas à comercialização na comunidade onde residem, no Ramal do Gama.

Os jovens foram conduzidos à delegacia junto com a motocicleta e todo o material apreendido para as providências legais.

Comentários

Continue lendo