Acre
Acre participa de debate sobre educação midiática no Senado
O I Seminário de Educação Midiática, promovido pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, reuniu na tarde desta segunda-feira, 8, em Brasília, estudiosos e especialistas para discutir a importância do consumo consciente e crítico de informações veiculadas pela imprensa e redes sociais, evitando cair, por exemplo, em fake news e outros tipos de desinformações.


Aberson Carvalho, secretário de Educação do Acre, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no evento. Durante a apresentação do painel 2, “Educação Midiática na prática: exemplos e impactos”, Carvalho destacou os desafios enfrentados durante a pandemia e a necessidade de integração com o mundo tecnológico.
“O estado do Acre passa por um processo de reformulação geral, com a implantação do Programa de Educação Conectada. Todos os alunos do ensino médio têm acesso a um tablet com internet, chamado de Escola em Casa, como uma ferramenta complementar ao ensino tradicional”, explicou o secretário.
Carvalho ressaltou a importância da regulamentação do ambiente online no Brasil e a necessidade de estabelecer limites para garantir um uso responsável da internet. Ele enfatizou os benefícios do programa EducaMidia – da Organização Não Governamental Instituto Palavra Aberta, com apoio do google.org -, na transformação da relação entre professores e alunos, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas.
“É fundamental que a educação avance nesse debate e na adoção dessas ferramentas, garantindo que não retrocedamos a uma era de não utilização das tecnologias disponíveis”, concluiu o secretário de Educação do Acre. O evento proporcionou reflexões importantes sobre o papel da educação midiática na formação de cidadãos críticos e conscientes.
Com informações do Consed
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa
Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%
Comentários
Acre
TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional
Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades
O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.
A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.
Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.
Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.
Comentários
Acre
1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.
Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.
Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.
A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.



Você precisa fazer login para comentar.