Cotidiano
Acre lidera ranking nacional de maternidade precoce com 21,4% de mães adolescentes
Dados do IBGE revelam que uma em cada cinco partos no estado em 2023 foi de jovens até 19 anos; situação se mantém desde 2022

Com 29,9%, o Acre fica na frente apenas de Roraima e Maranhão (29%), Amazonas (28,5%) e Pará (27,6%). Foto: cedida
O Acre permanece como o estado brasileiro com o maior índice de maternidade na adolescência, segundo o estudo “Estatísticas do Registro Civil 2023”, divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (16). Em 2023, 21,4% dos partos no estado foram de mães com até 19 anos – o equivalente a mais de 3 mil dos 14.147 nascidos vivos no período.
Os números alarmantes mostram que:
-
Uma em cada cinco mães acreanas era adolescente no momento do parto
-
O índice se manteve estável em relação a 2022 (3.198 casos)
-
O IBGE considera adolescentes mulheres entre 10 e 19 anos
O relatório aponta fatores estruturais por trás dos altos índices, incluindo:
- Baixa escolaridade
- Domicílio em área rural
- Questões étnico-raciais
A repetição do primeiro lugar no ranking nacional acende um alerta sobre a necessidade de políticas públicas específicas para redução da gravidez precoce no estado, que segue como desafio persistente na saúde pública acreana.
O percentual dos dez estados que, proporcionalmente, estão entre os que mais têm mães até os 19 anos, considerando o parto no ano de 2023. Os 10 estados com maiores percentuais de mães até os 19 anos na data do parto.
Acre tem o maior percentual entre os estados brasileiros; números consideram nascimentos registrados em 2023

Em contrapartida, o estado acreano está entre os cinco com os menores percentuais de nascimentos cujas mães tinham 30 anos ou mais na ocasião do parto.
Com 29,9%, o Acre fica na frente apenas de Roraima e Maranhão (29%), Amazonas (28,5%) e Pará (27,6%).
Nascimentos no Brasil
Em 2023, 2.598.289 pessoas foram registradas em todo o Brasil, sendo que destes:
- 2.523.267 nasceram no ano de 2023 e foram registradas, no máximo, até o primeiro trimestre de 2024; e
- 75.022 (o correspondente a 2,9%), são de anos anteriores, sendo 31.069 somente na região Norte.
O estudo fala que houve uma redução de 12% no número de nascimentos, que corresponde a 345.212, em comparação com 2022.
“A redução da natalidade e da fecundidade no Brasil, sinalizada pelos últimos Censos Demográficos, somada, em alguma medida, aos efeitos da pandemia, são elementos a serem considerados no estudo sobre a evolução dos nascimentos ocorridos no País nos últimos anos”, destaca o relatório.
No Acre, em contrapartida, foi registrado um aumento de 1,6% no número de nascimentos ocorridos no ano e registrados, sendo um dos nove estados que apresentaram aumento nesse período.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.