Acre
Acre inicia campanha de vacinação contra paralisia infantil na próxima segunda-feira, 27
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), lançará a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) a partir desta segunda-feira, 27. A iniciativa, que se estenderá até 14 de junho, visa aumentar a cobertura vacinal e proteger todas as crianças menores de cinco anos contra a doença. Para a imunização, os pais devem levar seus filhos a uma unidade básica de saúde (UBS) com a caderneta de vacinação.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode resultar em paralisia muscular dos membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves, a doença pode levar a óbito. A vacinação é a principal forma de prevenção.
A vacinação é essencial para reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, onde a doença foi eliminada desde 1994. O estado irá realizar a vacinação simultaneamente.

Renata Quiles, coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), ressalta a importância e o momento especial da campanha: “Esta campanha vem em um momento especial para a transição da gotinha, sendo a última campanha de gotinha prevista no calendário a partir de 2024. Estamos otimistas que será uma campanha bem bonita, garantindo a imunização das nossas crianças contra essa doença tão perigosa, que é a poliomielite. Nossas coberturas vacinais têm melhorado discretamente após a pandemia, mas ainda estamos abaixo dos parâmetros ideais de proteção”.
Atualmente, o Brasil está em transição para substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) por um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é que essa medida seja adotada no segundo semestre de 2024.
Público-alvo e esquema vacinal
O público-alvo da campanha são crianças menores de cinco anos. As aplicações serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação. O esquema vacinal para menores de um ano prevê três doses injetáveis, administradas aos 2, 4 e 6 meses. As crianças de 1 a 4 anos que já completaram esse esquema devem receber a dose oral da vacina, conhecida como gotinha.

Em 2023, no Acre, 85,5% das crianças menores de um ano foram vacinadas contra a poliomielite.
Sintomas da Poliomielite
A maioria das pessoas infectadas pelo poliovírus não apresenta sintomas ou manifesta sintomas leves, semelhantes aos de outras doenças virais, tais como:
- Febre;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta e no corpo;
- Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos);
- Constipação (prisão de ventre);
- Espasmos;
- Rigidez na nuca;
- Meningite.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.