Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre inicia calendário da semeadura da soja para a safra 2024/2025

Publicado

em

Por Fabiana Matos/ Ascom IDAF

Teve início no dia 21 de setembro e se encerra no dia 8 de janeiro de 2025 o cultivo da soja para a safra 2024/2025, conforme calendário estabelecido pela Portaria nº 1.111, de 13 de maio de 2024, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A época da semeadura da soja é um processo vital na agricultura, e varia de acordo com a recomendação de cada cultivar. Elas devem ser plantadas no local orientado, seguindo fatores importantes como  a preparação do solo, cultivo e limpeza, condições climáticas, manejo e vazio sanitário adotado pelo estado.

Nesse cenário, o tempo de semeadura ganha destaque, pois ela irá determinar a exposição das plantas aos fatores climáticos,  proporcionando melhores condições fitossanitárias ao cultivo, com ações estratégicas de defesa sanitária vegetal, além de medidas de fiscalizações e orientações, e assistência técnica na prevenção e controle da praga.

Segundo Ligiane Amorim, coordenadora estadual de grandes culturas do Idaf, a semeadura é uma estratégia de controle da principal praga da soja e bem feita pode impactar significativamente a produtividade da semente: “O Acre possui cerca de 17.000ha de plantio da soja, por isso é  importante acompanhar todas as etapas com atenção e adaptar as práticas conforme as condições locais”.

Para a realização  da semeadura, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), realizou durante o período de 90 dias a campanha do Vazio Sanitário, no qual os produtores ficaram responsáveis por atender à determinação de não manter qualquer planta viva de soja no estado. Essa medida é aplicada a fim de reduzir os riscos de proliferação do fungo responsável pela principal praga da cultura: a ferrugem asiática.

Durante o vazio sanitário, o órgão adotou a implementação do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS),  instituído pela Portaria n° 1124, do Mapa, visando fortalecimento do sistema de produção agrícola da soja, racionalizando o número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às moléculas químicas utilizadas no seu controle.

Essas etapas ajudam a garantir que a semeadura da soja ocorra de maneira eficiente, contribuindo para uma colheita mais produtiva, assegurando o rendimento, qualidade da produção e mantendo a efetiva participação no mercado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo

O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.

Novo momento

Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.

Família Atleticana

Marcelo Avelino-Presidente

Ricardo Lopes-Vice-presidente

Paulo Santana-Tesoureiro

Francisco Brito-Diretor administrativo

Ilson da Silva-Diretor de patrimônio

Antônio Acivaldo-Diretor social

Juliano de Souza-Diretor comercial

Comentários

Continue lendo