Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre fica fora de problema nacional com presos foragidos após ‘saidinha temporária’

Publicado

em

Caso o detento não retorne após a saída, ele é considerado foragido. Em situações como essa, o benefício do regime semiaberto é revogado, e o preso volta ao regime fechado quando recapturado

O Rio de Janeiro registrou a maior taxa de não retorno: dos 1.494 beneficiados, 260 (14%) não voltaram ao sistema prisional. Já em números absolutos, o destaque negativo vai para São Paulo, com 1.334 foragidos. Foto: internet 

O Acre é um dos seis estados brasileiros que não enfrentaram problemas com a não devolução de presos beneficiados pela chamada “saidinha de Natal”. Junto com Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Tocantins, o estado não concedeu o benefício da saída temporária no final de 2024, o que evitou o transtorno em que mais de 2 mil presos que obtiveram o direito à saída temporária no período não retornaram aos presídios no Brasil.

No total, 48.179 presos de 14 estados e do Distrito Federal receberam o benefício. Esses estados foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará, Amapá, Roraima, Sergipe, Ceará, Paraíba e Piauí. Do total beneficiado, 2.084 presos (4,3%) não retornaram, sendo considerados foragidos.

Proporcionalmente, o Rio de Janeiro registrou a maior taxa de não retorno: dos 1.494 beneficiados, 260 (14%) não voltaram ao sistema prisional. Já em números absolutos, o destaque negativo vai para São Paulo, com 1.334 foragidos.

A saída temporária, conhecida como “saidinha”, é autorizada apenas para detentos do regime semiaberto, que possuem bom comportamento e que tenham cumprido parte da pena (1/6 para réus primários e 1/4 para reincidentes). Além disso, o beneficiário não pode ter cometido faltas graves no último ano. A concessão é feita por decisão judicial e está prevista na Lei de Execuções Penais.

Caso o detento não retorne após a saída, ele é considerado foragido. Em situações como essa, o benefício do regime semiaberto é revogado, e o preso volta ao regime fechado quando recapturado, após decisão da Justiça.

No Acre, porém, não houve autorização para saídas temporárias adicionais durante o fim de 2024. De acordo com o governo do estado, “todos os presos que atendem aos critérios da saída temporária já estavam incluídos no monitoramento eletrônico”. Atualmente, 2.683 presos utilizam tornozeleiras eletrônicas em todo o estado, informou o governo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo