Geral
Acre envia 66 agentes de segurança para treinamento com unidade de elite SWAT nos Estados Unidos
Capacitação em Orlando, na Flórida, inclui técnicas avançadas de tiro, gerenciamento de crises e combate ao narcotráfico; investimento supera R$ 2 milhões

A capacitação com a SWAT, reconhecida mundialmente por sua expertise em operações táticas e de alto risco, é vista como um marco para a segurança pública do Acre. Foto: ilustrativa
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), está preparando o envio de 66 profissionais para um curso de capacitação ministrado pela unidade de polícia norte-americana Special Weapons And Tactics (SWAT), em Orlando, na Flórida, Estados Unidos. O treinamento, que ocorrerá no Instituto de Segurança Pública da Lake Technical College, tem como objetivo aprimorar as técnicas e habilidades dos agentes das polícias Civil, Militar e Penal, além de bombeiros militares.
As turmas, que já tiveram os vistos de entrada concedidos, devem embarcar em março. O projeto, idealizado pela Sejusp e aprovado pela Procuradoria-Geral do Estado, foi financiado por emendas parlamentares no valor de mais de R$ 2 milhões. O secretário de Segurança, coronel José Américo Gaia, destacou a importância da iniciativa: “Estamos diante de uma oportunidade ímpar, que permitirá a nossos agentes adquirir conhecimentos e habilidades essenciais. Esse treinamento representa um avanço significativo na capacitação profissional, que certamente refletirá em um atendimento mais qualificado e eficaz à nossa comunidade”.
O curso terá duração de 60 horas e será dividido em aulas teóricas e práticas, abrangendo disciplinas como técnicas de tiro em progressão a pé e veicular, entradas táticas, gerenciamento de crises, negociação com reféns, análise de local de crime, investigações preliminares e combate ao narcotráfico. Além disso, os agentes participarão de visitas técnicas a unidades especializadas, como agências policiais, fóruns criminais, presídios urbanos e centros de comando e controle.
A capacitação com a SWAT, reconhecida mundialmente por sua expertise em operações táticas e de alto risco, é vista como um marco para a segurança pública do Acre. A expectativa é que o treinamento traga novas técnicas e estratégias que possam ser aplicadas no estado, contribuindo para a redução da criminalidade e a melhoria do atendimento à população.
Com investimentos robustos e foco na excelência profissional, o governo do Acre reforça seu compromisso com a modernização e o fortalecimento das instituições de segurança, garantindo mais eficiência e preparo para os desafios do cotidiano.
Comentários
Geral
Suspeito de planejar morte do próprio pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho
Investigado teria arquitetado o crime para ficar com a herança da família e enfrentar dívidas financeiras
Célio Roberto de Lima Silva Filho se entregou à Polícia Civil na última quinta-feira (11), em Porto Velho, após ser apontado como o principal suspeito de planejar o assassinato do próprio pai com o objetivo de ficar com a herança da família. Ele estava foragido desde o início da semana, quando seu nome passou a ser divulgado pelas autoridades como mentor do crime.
Segundo informações da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERCV), Célio teria organizado toda a ação criminosa e contratado pessoas para executar o homicídio. As investigações indicam que ele enfrentava dívidas e forte pressão financeira, fatores que teriam motivado a tentativa de matar o pai.
Na segunda-feira (8), duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema. De acordo com a polícia, uma primeira tentativa de execução chegou a ser planejada, mas acabou não se concretizando. Mesmo assim, conforme apurado pelos investigadores, o suspeito teria insistido no plano e buscava articular uma nova ação criminosa.
Com a apresentação espontânea de Célio à polícia, a investigação entra agora em uma nova fase, com a coleta de depoimentos e a reconstituição detalhada de como o crime teria sido planejado. A Polícia Civil segue apurando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer completamente os fatos.
Comentários
Geral
Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Avenida Ceará, em Rio Branco
Motorista suspeito de embriaguez deixou o local sem prestar socorro e foi localizado pela polícia
Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado (13) na Avenida Ceará, bairro Estação Experimental, em Rio Branco, na esquina com a Rua Guanabara. A colisão envolveu um automóvel Chevrolet Ônix, de cor vermelha, e uma motocicleta Honda CB 300 Twister, de cor azul, deixando o motociclista gravemente ferido.
A vítima foi identificada como Daniel Souza Pereira, de 20 anos. Segundo informações repassadas à polícia, o condutor do Ônix seguia pela Avenida Ceará no sentido bairro–centro e teria sinalizado para acessar a Rua Guanabara quando a motocicleta colidiu na traseira do veículo.
Com o impacto, Daniel foi arremessado ao asfalto e sofreu ferimentos graves. Testemunhas relataram que o motorista do carro chegou a parar por alguns instantes, mas deixou o local sem prestar socorro. Após buscas, ele foi localizado por uma guarnição do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) já no bairro Doca Furtado.
Durante a abordagem, os policiais constataram que o condutor estava acompanhado do irmão e apresentava sinais de que estaria sob efeito de álcool. Conforme a polícia, ele ainda tentou se evadir após o acidente, mas foi interceptado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte básico prestou os primeiros atendimentos no local. A vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde deu entrada no setor de Traumatologia. Daniel foi diagnosticado com fratura exposta na perna direita e, posteriormente, encaminhado à Ortopedia. Apesar da gravidade da lesão, o estado de saúde é considerado estável.
A área foi isolada pelo BPTran para o trabalho da perícia. Após os procedimentos, os veículos foram removidos. O motorista do automóvel foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), e o caso será apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Geral
Pedestre morre após ser atropelado na Avenida Lauro Muller, em Cruzeiro do Sul
Vítima atravessava a via quando foi atingida por um carro e morreu ainda no local
Um atropelamento com vítima fatal foi registrado na noite deste sábado (13) na Avenida Lauro Muller, no bairro João Alves, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. O pedestre Francisco Vanderlei de Almeida, conhecido como “Lêla”, morreu após ser atingido por um veículo Volkswagen Gol, de cor branca.
De acordo com informações preliminares, Francisco Vanderlei atravessava a avenida no momento em que foi atropelado. Com o impacto, ele sofreu ferimentos graves e não resistiu, morrendo ainda no local antes da chegada do atendimento médico.
Equipes da Polícia Militar foram acionadas, isolaram a área e controlaram o tráfego para preservar a cena do acidente e garantir a segurança de quem passava pelo local. A perícia técnica da Polícia Civil também esteve presente, realizando os procedimentos necessários para esclarecer as circunstâncias do atropelamento.
Após a conclusão dos trabalhos periciais, o corpo foi encaminhado para os procedimentos legais. A dinâmica do acidente e a responsabilidade do condutor do veículo serão apuradas pelas autoridades. O caso segue sob investigação.











Você precisa fazer login para comentar.