fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre é um dos estados que menos testa a população para a Covid-19, aponta IBGE

Publicado

em

Acre é um dos estados que menos testa a população para Covid-19, aponta IBGE — Foto: Odair Leal / Secom

Por Iryá Rodrigues

Acre é o estado que apresenta o menor percentual de pessoas que realizaram testes para diagnóstico de Covid-19 no mês de outubro do país.

É o que mostram os dados da edição mensal da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, divulgada nessa terça-feira (1).

Conforme o levantamento, 229 mil acreanos fizeram algum tipo de exame para diagnosticar a doença pandêmica entre os meses de julho e outubro. Somente no mês de outubro foram 70 mil testagens, sendo 33 mil em homens e 37 mil em mulheres.

Desse total, cerca de 29 mil testaram positivo para a doença. Os dados do Acre começaram a ser contabilizados pelo IBGE a partir do mês de julho, quando 45 mil pessoas tinham feito algum tipo de teste e 19 mil haviam recebido o diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

__________________

No mês de setembro, 61 mil pessoas fizeram algum teste e 27 mil testaram positivo. O percentual de testagens naquele mês foi de 6,9%.

__________________

Além do Acre, o estado de Pernambuco também teve a menor taxa de pessoas que realizaram testes em outubro, com percentual de 7,9%. Já o Distrito Federal teve o maior percentual de testagens em outubro, com 23,9%, seguido pelo Piauí com 19,1%.

Os exames mais realizados no estado do Acre foram o teste rápido com coleta de sangue por um furo no dedo, que chegou a 31 mil, sendo que 12 mil deram positivo.

O SWAB, procedimento em que o material é coletado com cotonete na boca e/ou nariz do paciente foi feito por 23 mil acreanos, sendo que 11 mil testaram positivo para Covid-19.

Outros 25 mil fizeram o exame com sangue retirado na veia do braço. Desses, 10 mil tiveram resultado positivo para a doença.

A pesquisa apontou ainda uma queda no contingente daqueles que relataram ter tido algum sintoma de síndromes gripais.

Em outubro, 28 mil de pessoas afirmavam ter algum dos sintomas abordados pela pesquisa, dentre eles, tosse, febre e dificuldade para respirar. No mês de setembro 32 mil acreanos relataram algum dos sintomas e em maio, quando a pesquisa foi iniciada, eram 113 mil pessoas.

Coronavírus no Acre

O Acre registra 36.563 casos confirmados de Covid-19, sendo boletim divulgado pela Secretaria estadual de Saúde (Sesacre) nessa terça-feira (1). O número de mortes pela doença é 726 em todo o estado.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 4.181,6 casos para cada 100 mil habitantes e a de mortalidade é de 83 para o mesmo grupo. Já a letalidade está em 2%.

A taxa de ocupação nos hospitais da rede SUS no estado se manteve em 47,5%. Antes eram 90 leitos de UTI existentes, agora são 80, dos quais 38 estão ocupados, segundo o boletim de assistência à saúde. De acordo com a Sesacre, na renovação do contrato com a Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau) o número de leitos disponíveis em Cruzeiro do Sul diminuiu.

Dessa forma, os leitos de UTI estão concentrados em Rio Branco, com 70 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 10.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

CBF se posiciona sobre pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues

Publicado

em

Presidente volta a enfrentar batalha jurídica três meses depois de homologação que garantia sua permanência no cargo. CBF diz que todo o acordo foi conduzido “dentro da legalidade”

Ednaldo Rodrigues pode deixar a presidência da CBF. Foto: Joilson Marconne / CBF

A CBF se posicionou oficialmente acerca das notícias que circulam sobre o futuro do presidente Ednaldo Rodrigues à frente da entidade. Nesta terça-feira, a confederação publicou uma nota defendendo que o processo de eleição do mandatário foi conduzido legalmente.

“A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado”, escreveu a entidade em comunicado.

Ato contra Ednaldo Rodrigues?

A posição da CBF vem após a deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) de afastamento do presidente da CBF, que será analisado pelo ministro Gilmar Mendes. A informação foi divulgada mais cedo nesta terça-feira pelo UOL.

A reportagem do veículo informou haver suspeita de uma suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes no acordo homologado pelo STF ainda neste ano, que legitimou a eleição de Ednaldo Rodrigues em 2022. Em dezembro de 2023, o presidente chegou a ser afastado, mas voltou ao cargo um mês depois, em janeiro de 2024.

A CBF, por sua vez, cita uma “espetacularização” do processo por parte da mídia, “que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo”.

A entidade ainda classificou como “inverdade” as notícias divulgadas pela imprensa de que a deputada teria entrado com o pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues, e destacou sua confiança na Justiça brasileira.

Ednaldo Rodrigues foi reeleito por aclamação na Assembleia Geral da CBF em março deste ano. O novo mandato do presidente se inicia em março de 2026 e tem duração até 2030.

A deputada Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, pediu na noite de segunda-feira ao STF o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Foto: cedida 

A posição da CBF em nota 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a boa-fé em todas as suas ações e decisões institucionais.

Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre suposto vício de vontade em assinatura constante do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da eleição do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente asssinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo.

A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado.

É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar.

A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam. A entidade segue focada em sua missão de promover o futebol brasileiro com seriedade, profissionalismo e respeito às instituições e com absoluta tranquilidade de que todos os princípios de boa gestão e de probidade são diuturnamente respeitados.

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2025.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação discute retorno do Estádio Nabor Júnior ao Acreanão

Publicado

em

Foto: Arquivo pessoal/João Antão de Lima Filho

O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo, esteve em Senador Guiomard na manhã desta terça-feira (6) para uma reunião com a prefeita Rosana Gomes, visando discutir a inclusão do Estádio Nabor Júnior no calendário oficial do Campeonato Acreano de Futebol Profissional de 2026.

O encontro contou com a presença do vice-presidente da Associação Desportiva Senador Guiomard (ADESG), João Antão, e do secretário municipal de Esporte, Ady Pereira. Durante a reunião, foi discutida uma possível parceria entre a FFAC e a prefeitura para a realização de jogos do Campeonato Acreano no município, com foco em apoio logístico e melhorias na infraestrutura esportiva local.

Foto: Reprodução

Foi definida a elaboração de um plano colaborativo entre a Prefeitura, a FFAC e os representantes do clube, com o objetivo de possibilitar o retorno do Estádio Nabor Júnior para a realização de jogos oficiais.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acreano Sub-20 tem duas partidas nesta terça, na Arena da Floresta

Publicado

em

O Campeonato Acreano Sub-20 segue nesta terça-feira (6) com dois jogos válidos pela segunda rodada da primeira fase, na Arena da Floresta, em Rio Branco.

A primeira partida será entre Humaitá e Vasco-AC, a partir das 15h. Em seguida, às 17h, Plácido de Castro enfrenta o Andirá.

A competição teve início na última sexta-feira (2), com vitórias de São Francisco, Galvez e do atual campeão Santa Cruz-AC.

Comentários

Continue lendo