Conecte-se conosco

Acre

Acre deverá começar a exportar suínos e aves

Publicado

em

O Estado do Acre deverá ter, dentro de 60 dias, seu status sanitário elevado para Zona Livre de Peste Suína Clássica e, com isso, obter habilitação pelo Ministério da Agricultura para exportar suínos já a partir de 2014. Esse foi um dos principais resultados da reunião articulada nesta quinta-feira pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC) e pelo vice-presidente do Senado, senador Jorge Viana (PT-AC), entre o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Alves Vaz, e o presidente do Instituto de Defesa Animal do Acre (IDAF), Jeferson Cogo; o coordenador do programa estadual de sanidade suídea, José Barbosa Diógenes; o sócio-diretor do frigorífico de aves Acreaves, Alder Cruz, e o sócio-diretor do frigorífico Dom Porquito S/A, Paulo Santoyo, ambos do Acre. “Nessa reunião tratamos de assuntos da máxima importância para o futuro da suinocultura e a avicultura do Acre”, afirmou o senador Aníbal Diniz.

Os empresários solicitaram celeridade na apreciação da documentação encaminhada ao Ministério da Agricultura para a implantação do SIF (Serviço de Inspeção Federal) no frigorífico de suínos que está em fase de projeto e implantação na região do Alto Acre, um dos mais importantes investimentos da economia acreana dos últimos anos.

Pela norma brasileira, toda e qualquer exportação de animais vivos ou produtos de origem animal é submetida ao cumprimento de requisitos regulamentados pelo Ministério da Agricultura. Assim, uma empresa interessada no mercado de exportação deve, primeiramente, obter registro do estabelecimento no Serviço de Inspeção Federal. “As questões sanitárias são muito importantes e se não forem superadas impedem as exportações”, destacou o senador Jorge Viana.

Segundo Paulo Eduardo Santoyo, a atuação e a liderança dos parlamentares foi fundamental no agendamento da reunião e nos resultados obtidos no Ministério da Agricultura. “Nós viemos a Brasília com o objetivo de conseguir a habilitação do Acre para exportação de suínos pelo complexo destinado especialmente para este fim que está sendo desenvolvido pelo governo de Tião Viana em parceria com a iniciativa privada. A atuação dos senadores foi essencial para que essa reunião acontecesse e tivesse resultados concretos. A habilitação do Acre para a exportação tem um impacto enorme em nossa economia”, afirmou Paulo Eduardo Santoyo, do frigorífico Dom Porquito S/A.

JV_AD

A expectativa é começar a abater os suínos em março de 2014 e iniciar as exportações no mês seguinte, em abril. “Estamos falando de um volume em torno de 400 animais, o equivalente a 40 toneladas por dia, para a Bolívia, Peru, Equador e Venezuela”, disse Paulo Santoyo.

A exportação dos suínos deve gerar um faturamento anual de aproximadamente R$ 120 milhões e permitir a criação de mais de 600 empregos diretos na região Alto Acre, além de proporcionar a inclusão de mais de cem produtores rurais ligados à agricultura familiar.

“Esse é um mercado importante: a Bolívia consumiu, em 2011, 36 milhões de quilos de carne de porco. E o consumo brasileiro vem crescendo expressivamente. Hoje, o consumo nacional está em cerca de 15 kg por habitante, por ano”, afirmou o senador Aníbal.

Aves – O grupo de empresários solicitou ainda a inclusão do Acre no programa de monitoramento nacional de aves realizado pel o Ministério da Agricultura. Eles afirmaram que o cadastro de estabelecimentos avícolas está concluído e pediram autorização para a realização de inquérito epidemiológico, de modo que o Acre possa receber o status de zona livre de Newcastle (doença que afeta aves domésticas e selvagens) e de Influenza Aviária.

O objetivo é incluir os frigoríficos de Aves do Estado no SIF (Serviço de Inspeção Federal) e também habilitá-los para a exportação.

Assessoria

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Branco se prepara para o melhor Carnaval de sua história

Publicado

em

A cidade de Rio Branco, no Acre, está a poucas horas de vivenciar um dos maiores e mais esperados momentos do ano: o Carnaval de 2026. O Tema da festa é a Copa do Mundo e o Futebol. Bandeiras do Brasil, bolas, guarda-chuvas coloridos, palcos sendo montados e telões estão sendo finalizados em suas montagens. Com o evento se aproximando, a Prefeitura se prepara para oferecer aos cidadãos e turistas uma festa de proporções inéditas, marcada pela organização, segurança e diversão para toda a família.

Foto da decoração do Carnaval em frente a prefeitura
O tema da festa é a Copa do Mundo e o futebol. Foto: (Marcos Araújo/Secom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, com entusiasmo, compartilhou suas expectativas para o carnaval deste ano, observando os últimos preparativos na Praça da Revolução.

Carnaval 10
O gestor afirmou que será o melhor Carnaval já realizado em Rio Branco, destacando a organização do evento e o avanço das festividades ao longo dos anos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Vai ser o melhor carnaval que o Rio Branco já viu, e estou confiante disso. Está tudo muito bem organizado, graças ao aprendizado que tivemos ao longo do tempo”, afirmou o gestor, destacando o progresso das festividades municipais.

Carnaval 6 e1770994005207
A tranquilidade que o município alcançou nas edições anteriores das festas municipais, aliada ao trabalho intenso de planejamento, é um dos pilares dessa edição de 2026. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o prefeito, a tranquilidade que o município alcançou nas edições anteriores das festas municipais, aliada ao trabalho intenso de planejamento, é um dos pilares dessa edição de 2026.

“A segurança vai estar em todos os lugares, e o mais importante: as famílias estão se sentindo seguras para participar dessa festa”, complementou.

Carnaval 12
Prefeitura de Rio Branco promete um carnaval inesquecível para os moradores e visitantes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito enfatizou a importância de um evento inclusivo, que acolhe todos os públicos, desde crianças até pessoas com deficiência e idosos, promovendo um ambiente familiar.

Carnaval 8
O prefeito de Rio Branco destacou a importância de um evento inclusivo, que acolhe todos os públicos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“O carnaval é uma festividade popular que o Brasil inteiro celebra e em Rio Branco não poderia ser diferente. É uma festa para as famílias, e temos certeza de que será o melhor de todos os tempos”, frisou.

Segurança reforçada e tecnologia de ponta

Um dos grandes destaques do Carnaval de 2026 será a segurança. O prefeito anunciou que o evento contará com um robusto sistema de monitoramento por câmeras, reforçando a sensação de tranquilidade entre os foliões.

Carnaval 14
Evento contará com um robusto sistema de monitoramento por câmeras, reforçando a sensação de tranquilidade entre os foliões. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Serão 100 câmeras instaladas num raio de mil metros da Praça da Revolução, todas conectadas diretamente à Prefeitura. Isso vai permitir que a segurança possa monitorar cada movimentação, cada entrada e saída. Todos os portões de acesso terão câmeras para filmar e contabilizar o número de pessoas. A tecnologia será uma aliada fundamental para garantir a segurança de todos”, afirmou Bocalom.

Videomonitoramento no Parque de Exposicoes 5
Além do monitoramento eletrônico, o evento contará com o apoio da Polícia Militar, que mobilizará cerca de 100 policiais durante os dias de festa. (Foto: Secom)

Além do monitoramento eletrônico, o evento contará com o apoio da Polícia Militar, que mobilizará cerca de 100 policiais durante os dias de festa, além de segurança privada contratada pela Prefeitura. O sistema de segurança, alinhado com a presença da imprensa, será um dos maiores investimentos para garantir a paz e a tranquilidade da festividade.

O local escolhido para sediar as principais atrações do carnaval é a Praça da Revolução, tradicional espaço público de Rio Branco, que receberá centenas de foliões para marcar a abertura da programação carnavalesca. A praça será o epicentro de uma festa cheia de cores, ritmos e muita alegria.

Carnaval 1
A Praça da Revolução, tradicional espaço de Rio Branco, será palco da abertura do Carnaval, reunindo centenas de foliões em uma festa marcada por cores, ritmos e muita alegria. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito também ressaltou a contribuição da natureza para o sucesso do evento. “O Rio Acre está baixo, o que significa que não há risco de alagamentos ou desalojamento. A cidade está pronta, e as condições climáticas também estão favoráveis. Tenho fé de que será um carnaval sem igual”, evidenciou.

Com todos esses preparativos, a Prefeitura de Rio Branco promete um carnaval inesquecível para os moradores e visitantes. As famílias podem esperar dias de festa, alegria, música e, claro, muito samba no pé. Para o prefeito da capital acreana, o evento de 2026 será lembrado como o melhor carnaval da história de Rio Branco.

O que pode e o que não pode levar para a festa?

Está liberada a entrada com copo Stanley;

Não pode entrar com nenhuma embalagem que contenha bebida;
Não pode geleira;
Não pode cadeiras e bancos.

Programação completa do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria

Shows com bandas locais, as cinco noites

Principais Blocos Confirmados (Concurso Oficial)

Três blocos principais disputarão o concurso com bateria:

1. Unidos do Fuxico

2. Sambase

3. 6 é de + (Seis é Demais)

Destaques e Atrações

♦Urubu Cheiroso: Apresentação especial confirmada para o domingo (15).
♣Retorno dos Blocos de Sujo: A tradicional festa de rua retorna na terça-feira de Carnaval (17).
♥Programação Inclusiva: Carnaval para crianças, idosos e pessoas com deficiência (PCDs) no domingo (15) e na terça-feira (17).
♠Escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval: Na sexta-feira (13).
◊Escolha da Rainha Trans e Rainha Gay: No sábado (14).

Local
Praça da Revolução, Centro de Rio Branco.

Carnaval 15
Carnaval 13
Carnaval 11
Carnaval 9
Carnaval 8
Carnaval 3
Carnaval 4
Carnaval 5
Carnaval 6 e1770994005207
Carnaval 7
Carnaval 1
Carnaval 2

<p>The post Rio Branco se prepara para o melhor Carnaval de sua história first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco intensifica limpeza após a vazante do Rio Acre e atua nos bairros afetados pela cheia

Publicado

em

<p>The post Prefeitura de Rio Branco intensifica limpeza após a vazante do Rio Acre e atua nos bairros afetados pela cheia first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre investiu mais de R$ 6,8 milhões com entrega de veículos e equipamentos para fortalecer a assistência social no estado em 2025

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), intensificou os investimentos em 2025 para ampliar e fortalecer a rede de serviços socioassistenciais em todo o estado.

Foram adquiridas novas camionetes, ônibus, van, implementos agrícolas para associações e cooperativas e equipamentos de informática, entregues para dezenas de municípios acreanos, totalizando mais de R$ 6,8 milhões investidos.

Novos veículos têm como finalidade ampliar o alcance das ações da SEASDH em todo o estado. Foto: Neto Lucena/Secom

À frente também dessa secretaria estratégica voltada à justiça social, a vice-governadora Mailza Assis contribuiu com R$ 5,4 milhões provenientes de emendas parlamentares conquistadas durante seu mandato como senadora da República, além de recursos parlamentares e financiamento por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), uma parceria com o Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte. A gestora destaca que “os investimentos fortalecem a regionalização da assistência e ampliam o acesso da população aos serviços”.

Mais de 76% do montante foi destinado por emendas de quando Mailza era senadora. Foto: Diego Gurgel/Secom

O que foi adquirido

Considerando as grandes distâncias e os desafios logísticos do estado, a SEASDH incorporou, à sua frota um ônibus, uma van e duas camionetes, além de 20 motocicletas para atendimento socioassistencial em áreas urbanas e rurais.

Veículos irão beneficiar conselhos estaduais e SEASDH na promoção de políticas públicas em todo o Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Outra importante aquisição se refere a mais duas caminhonetes e uma van de 16 lugares, destinadas ao atendimento de instituições parceiras da sociedade civil, para auxiliar nos serviços de abordagem social, de acolhimento de crianças e adolescentes e também nos serviços de casas-abrigo do Juruá e de Rio Branco.

“Foi um ano especial para a política de assistência social do Estado. Essas entregas mostram respeito, compromisso e, acima de qualquer coisa, o entendimento de que assistência social se faz com estrutura e com investimento. Isso é logística, é presença do Estado, é política pública chegando à ponta. É compromisso da nossa gestão cuidar das pessoas. Estou muito feliz de ver os resultados do meu trabalho no Senado contemplando famílias”, observa Mailza.

A iniciativa representa um reforço do Estado para a rede socioassistencial em parceria com os municípios e faz parte de um conjunto de ações com reflexos positivos também em áreas como educação, segurança, proteção à criança e adolescente e promoção da qualidade de vida das comunidades rurais.

Vice-governadora ressaltou: ‘Esse transporte será essencial para o desenvolvimento pleno dos programas da assistência social em todo o estado’. Foto: Neto Lucena/Secom

Os veículos serão utilizados no transporte de servidores e profissionais envolvidos na busca de famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades de deslocamento até as unidades de atendimento. Também permitirão acompanhamento e execução de ações em comunidades, com mais agilidade, segurança, alcance territorial e apoio a entidades parceiras das organizações da sociedade civil (OSC) nos municípios.

Como parte do pacote de investimentos, foram entregues 540 kits de informática para setores administrativos da própria SEASDH e projetos sociais vinculados à secretaria, bem como a unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), conselhos tutelares e demais instituições, como casa-abrigo e lar para idosos. 

Apoio às comunidades ribeirinhas

A vivência de muitos acreanos à beira dos rios motivou a aquisição de 20 barcos de alumínio (voadeiras) e 20 motores de popa, essenciais para o transporte de pessoas, produtos agrícolas e acesso regular às localidades ribeirinhas.

Apoio e locomoção de pessoas que vivem às margens de rios do Acre foram planejados com aquisição de motores de pipa e barcos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Como símbolo da presença ativa do governo do Estado nas regiões onde a geografia desafia a cidadania, as unidades fluviais auxiliam na ampliação dos atendimentos, levando direitos e inclusão social a moradores das comunidades ribeirinhas e de difícil acesso do Acre.

Veículos e equipamentos adquiridos

• Um ônibus (R$ 1,7 milhão – emenda Mailza)
• 20 motocicletas off-road 0 km (R$ 787 mil – emenda Mailza)
• 20 barcos de alumínio (voadeiras) para transporte de pessoas e produtos (R$ 560 mil – emenda Mailza)
• 23 beneficiadoras de arroz (R$ 450 mil – emenda Mailza)
• 4 caminhonetes, sendo 2 (no valor de R$ 511 mil – emenda do deputado federal Coronel Ulysses), e 2 (no mesmo valor – recurso do Sistema Único de Assistência Social – Suas)
• Uma van com 16 lugares (R$ 343 – emenda deputado federal Coronel Ulysses)
• Veículo utilitário picape cabine simples a diesel (recurso do Sistema Único de Assistência Social – Suas)
• 20 motores de popa (emenda Mailza)
• 540 equipamentos de informática (emenda Mailza)

The post Governo do Acre investiu mais de R$ 6,8 milhões com entrega de veículos e equipamentos para fortalecer a assistência social no estado em 2025 appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo