Geral
Acre contará com 50 quadras de grama sintética a partir de 2021
Seu tamanho será de 15 por 19 metros, totalizando 285 metros quadrados. As arquibancadas terão assentos reforçados, os painéis serão de aço carbono com tampa de proteção e as estruturas terão garantia de cinco anos.

Assessoria
Duas refeições para cada aluno, uniformes escolares, tênis e até bicicletas para estudantes da zona rural. Além disso, a partir de 2021, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) dará dado início à construção de quadras de grama sintética nos 22 municípios acreanos.
E não são quaisquer quadras. A grama terá monofilamento, com tratamento contra raios ultravioleta e sistema de amortecimento. Seu tamanho será de 19 por 15 metros, totalizando 285 metros quadrados. As arquibancadas terão assentos reforçados, os painéis serão de aço carbono com tampa de proteção e as estruturas terão garantia de cinco anos.
De acordo com o secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE), um dos principais incentivadores para que as escolas do Estado tenham uma estrutura esportiva de qualidade, o contrato com a empresa vencedora da licitação está sendo homologado e nos próximos dois anos, 50 quadras serão construídas.
“Essas quadras estarão espalhadas por todos os municípios acreanos, desde Rio Branco até Santa Rosa, de Santa Rosa a Assis Brasil, de Assis Brasil a Marechal Thaumaturgo e isso faz parte de uma política de estado promovida pela Secretaria de Educação”, afirmou.
De acordo com o secretário, o incentivo à prática esportiva é uma forma de manter a assiduidade do aluno. “A gente sabe que o esporte atrai e nada melhor do que manter o aluno dentro da escola, estudando, aprendendo, realizando práticas esportivas, pois quanto mais for interessante a escola para o aluno, menos ele cairá na tentação de abandonar os estudos”, garante.
O próprio governador Gladson Cameli, garante o secretário, é o principal entusiasta desse projeto que é incentivar a prática esportiva no ambiente escolar. “É uma ação que próprio governador Gladson Cameli apoia e por isso essas quadras fazem parte dessa política estadual de incentivo ao esporte”, disse.
Comentários
Geral
PM prende homem acusado de furtar mercadorias de caminhão arrombado em Sena Madureira
Suspeito foi encontrado em casa abandonada com alimentos, bebidas e utensílios roubados; material foi recuperado e entregue à Polícia Civil

De acordo com informações da PM, o caminhão, pertencente a uma empresa distribuidora, estava estacionado em via pública quando teve os cadeados rompidos durante a madrugada. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu na manhã desta sexta-feira (13) um homem suspeito de furtar mercadorias de um caminhão de distribuição após arrombar a traseira do veículo no Centro de Sena Madureira. Todo o material levado foi recuperado e apresentado à Polícia Civil.
O caminhão, pertencente a uma empresa distribuidora, estava estacionado em via pública quando teve os cadeados rompidos durante a madrugada. Ao amanhecer, o motorista percebeu o arrombamento e acionou a PM.
Com base em denúncias de moradores, que relataram ter visto um homem carregando sacos com alimentos para uma casa abandonada nas proximidades, policiais do 8º Batalhão localizaram o suspeito no endereço indicado. Ele estava em posse de diversos produtos furtados, incluindo alimentos, bebidas e utensílios.
Ao notar a chegada da polícia, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente detido. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, junto com todo o material recuperado. A ocorrência foi registrada como furto qualificado por rompimento de obstáculo.
Comentários
Geral
Sargento do Bope morre em acidente grave na BR-317 em Senador Guiomard
Edson Barros colidiu com um caminhão estacionado à noite, sofreu múltiplos ferimentos e não resistiu; ele retornava de serviço em Capixaba quando ocorreu a batida

Sargento Edson Barros, do Bope, morreu após se envolver em um grave acidente de trânsito na BR-317, nas proximidades do posto de fiscalização do Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), no município de Senador Guiomard. Foto: captada
O sargento Edson Barros, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre, morreu na noite desta sexta-feira (12) após se envolver em um grave acidente de trânsito na BR-317, nas proximidades do posto de fiscalização do Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), em Senador Guiomard.
De acordo com informações das autoridades, o policial retornava de um serviço em Capixabadirigindo um Fiat Strada prata quando, em um trecho com pouca iluminação, não percebeu um caminhão estacionado e colidiu violentamente na traseira do veículo pesado.
O impacto causou trauma no peito e múltiplos ferimentos no corpo do sargento. Uma guarnição do Gefron socorreu a vítima e iniciou procedimentos de reanimação, mas ele não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado no local.
A Polícia Militar e a PRF isolaram a área para a perícia técnica. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O acidente reforça a preocupação com a segurança viária em trechos escuros e mal sinalizados da BR-317, rodovia que conecta municípios do interior acreano.

Apesar das tentativas de socorro, o policial militar não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado ainda no local do acidente. Foto: captada
Comentários
Geral
Acre tem menor desigualdade do país em calçadas entre áreas com e sem favelas, aponta IBGE
Dados do Censo 2022 mostram que proximidade nos percentuais não indica boa infraestrutura, mas sim precariedade generalizada nas vias urbanas do estado.

Foto: Google Maps/ Reprodução

Você precisa fazer login para comentar.