Flash
Acre contabiliza 396 casos notificados de infecções sexualmente transmissíveis no 1° semestre deste ano
Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), apontou neste ano, o registro de 61 casos de hepatites, 53 de HIV e outros 282 de sífilis.

Acre contabiliza 396 casos notificados de infecções sexualmente transmissíveis – Foto: Arquivo pessoal
Por Alcinete Gadelha
O estado acreano contabilizou, no primeiro semestre deste ano, 396 casos notificados de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A maioria dos casos registrados são de sífilis, mas também há notificações de HIV e de hepatites A, B,C,D e E.
Os dados são do Núcleo das Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), que apontam, neste ano, o registro de 61 casos de hepatites, 53 de HIV e outros 282 de sífilis.
Em comparação aos anos anteriores, apesar de os dados serem apenas dos primeiros seis meses, o estado vem apresentando queda, se comparado desde o ano de 2019, quando os dados gerais registraram mais de 1,9 mil casos das três infecções, caindo para 1,1 mil em 2020.
Apesar dessa redução, a técnica do Núcleo das Infecções Sexualmente Transmissíveis, Anub Martins, diz que não há o que comemorar porque essa queda pode estar associada a não realização de testes que pode ter deixado muitos casos subnotificados, devido à pandemia de Covid-19.
“Na verdade, temos que ficar com a lanterna acesa porque tivemos a pandemia em 2020 e muitas ações ficaram paradas, inclusive, a testagem porque a testagem é oferecida na atenção básica e nas campanhas de prevenção, tudo parou porque teve que ocorrer o isolamento social. Então, acredito que os números reduziram devido a isso”, pontuou.
Além disso, ela observa que nem todos estes pacientes fazem o tratamento. Principalmente aqueles diagnósticos de hepatite que tem os sintomas manifestados de forma mais tardia, de até 10 anos depois. Tem uma margem de pelo menos 50% dos casos notificados que não fazem o tratamento.
Anub pontua que uma das medidas a ser adotadas é fazer a busca ativa deles para que possam fazer o tratamento.
“O paciente é orientado a dar segmento para iniciar o tratamento, mas, como a maioria deles não tem sintoma porque as hepatites são crônicas e só manifestam os sintomas tardiamente, então, muitos por não estarem sentindo nada, não tratam”, explica.
Julho amarelo
Durante o mês de julho, é realizada a campanha de conscientização sobre hepatites virais no estado. O “Julho Amarelo”, como ficou conhecida a ação, faz parte das ações do dia mundial de combate à doença, celebrado no dia 28. Anub diz que apesar das limitações ainda devido a pandemia, algumas ações ocorrem no estado.
Entre elas está a capacitação de profissionais dos municípios e realização de campanhas publicitárias para conscientizar e orientar a população.
“A gente levantou campanhas publicitárias, com outdoors, banners e distribuímos para os municípios que também estão com ações pontuais. E nós, como estado, além das capacitações que estamos levando para os municípios, também ofertamos a melhoria do fluxo de diagnóstico com o teste rápido e estamos capacitando nos municípios”, conta.
Além disso, a técnica informou que nos dias 27 e 28 vão ocorrer eventos virtuais com uma plataforma que vai ser inaugurada dia 27, e o assunto a ser tratado vai ser sobre hepatite.
Comentários
Flash
Brasiléia conquista o tetracampeonato acreano de futsal com goleada histórica sobre o Quinari
A equipe de futsal de Brasiléia escreveu mais um capítulo de glória no esporte acreano ao conquistar, neste sábado (27), o tetracampeonato do Campeonato Acreano de Futsal – Série A, após uma vitória contundente por 14 a 1 sobre o Quinari, no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco. A atuação dominante confirmou a força do time, que voltou ao topo da modalidade após dois anos.
Depois do empate em 4 a 4 no jogo de ida, em Senador Guiomard, a expectativa era de uma final equilibrada. No entanto, dentro de quadra, o que se viu foi uma equipe de Brasiléia organizada, intensa e superior do início ao fim, mesmo atuando fora de casa.
Ainda no primeiro tempo, o time abriu ampla vantagem com gols de Eduardo (2), Gilvan, Antônio e Angelo, demonstrando eficiência ofensiva e solidez defensiva. O goleiro Kauan também foi destaque, garantindo segurança e neutralizando as tentativas do adversário.
Na etapa final, o domínio continuou. Eduardo marcou mais três vezes, Alcione balançou as redes duas vezes, além dos gols de Victor Hugo, Gilvan, João Emanuel e Bruno. O gol de honra do Quinari foi anotado por Kaylan.
Com a conquista, o Brasiléia encerra a campanha com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, somando 41 gols marcados e 20 sofridos. O título também garantiu à equipe vaga na Taça Brasil de Futsal 2026, além de premiação de R$ 12 mil. O Quinari, vice-campeão, recebeu R$ 2 mil.
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, destacou alegria pela conquista e o investimento contínuo no esporte do município.
“Esse título representa muito mais do que uma vitória esportiva. É resultado de planejamento, apoio da gestão e do talento dos nossos atletas. O esporte é uma ferramenta de inclusão e de alegria para o nosso povo, e Brasiléia mostra mais uma vez sua força no esporte e no cenário estadual”, afirmou o prefeito.
O gerente municipal de Esportes, Clebson Venâncio, também celebrou o desempenho da equipe e ressaltou o trabalho coletivo.
“Essa conquista é fruto de muito esforço, disciplina e compromisso de todos: atletas, comissão técnica e apoio da Prefeitura. O futsal de Brasiléia vive um grande momento, e esse título mesmo fora de casa jogando há 230 KM de distância consolida o trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos”, destacou.
Além do título coletivo, o Brasiléia também dominou as premiações individuais. Eduardo, autor de cinco gols na final, terminou como artilheiro do campeonato, com 13 gols, enquanto Kauan foi eleito o melhor goleiro da competição. Ambos receberam troféus e premiação em dinheiro.
Com mais esse feito, o município reafirma sua tradição esportiva e projeta novas conquistas para o cenário estadual e nacional.
- Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil
Comentários
Flash
Operação da PM prende suspeitos armados e apreende drogas em Assis Brasil
Ação do GIRO do 5º BPM ocorreu após denúncias de crimes graves e resultou na apreensão de armas, entorpecentes e dinheiro
A Polícia Militar do Estado do Acre, por meio da equipe do GIRO do 5º Batalhão, com apoio de uma guarnição da Radiopatrulha da Operação Bioma, intensificou o policiamento no município de Assis Brasil após levantamento de informações que apontavam a recorrência de crimes graves na região.
Segundo a PM, havia registros de homicídios consumados e tentados, disparos de arma de fogo em via pública e tráfico de drogas, o que levou ao reforço das ações ostensivas em áreas consideradas sensíveis.
Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram indivíduos em frente a um imóvel. Ao perceberem a aproximação das viaturas, um dos suspeitos tentou se desfazer de uma arma de fogo, o que motivou a abordagem.
Na ação, foram apreendidas substâncias entorpecentes, uma balança de precisão, certa quantia em dinheiro, duas armas de fogo e munições.
Os envolvidos foram presos e apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, corrupção de menores e organização criminosa.
A Polícia Militar informou que as operações continuam no município com o objetivo de coibir a criminalidade, preservar a ordem pública e garantir a segurança da população.
bb2da7e5-4c83-4774-a40a-7de82761a1e9
Comentários
Flash
Prefeitura de Assis Brasil confirma Festa da Virada na praça central da cidade
A Prefeitura de Assis Brasil confirmou a realização da já tradicional Festa da Virada, que acontecerá na praça SD Marinho Gonzaga de Lima, no centro da cidade. O evento marca a chegada do Ano Novo e promete reunir moradores e visitantes em uma grande celebração de confraternização e alegria.
Como já é tradição, a festa contará com a queima de fogos, iluminando o céu de Assis Brasil à meia-noite. Além disso, a programação terá muita música ao vivo, com apresentações de artistas locais e da regional do Alto Acre, valorizando a cultura e os talentos da região.
o prefeito Jerry Correia destaca que a Festa da Virada é um momento especial para fortalecer os laços da comunidade, celebrar conquistas e renovar as esperanças para o novo ano que se inicia. A Prefeitura também reforça o compromisso com a organização e segurança do evento, para que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade.
A programação completa, incluindo horários das atrações, será divulgada nos próximos dias pelos canais oficiais da Prefeitura de Assis Brasil.
































Você precisa fazer login para comentar.