fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre atinge 60% da sua meta de redução de emissão de carbono por desmatamento

Publicado

em

Iniciativas como o subsídio à borracha nativa, criado em 1999, e o Programa de Certificação da Propriedade Rural Sustentável, iniciado em 2010, são exemplos acreanos (Foto: Angela Peres/Secom)

Iniciativas como o subsídio à borracha nativa, criado em 1999, e o Programa de Certificação da Propriedade Rural Sustentável, iniciado em 2010, são exemplos acreanos (Foto: Angela Peres/Secom)

A evolução das políticas públicas acreanas que valorizam a floresta em pé e suas populações foi destaque no evento que reuniu representantes de seis Estados brasileiros e de países como Estados Unidos, Alemanha, Chile, México, Etiópia e outros. O evento de troca de experiências entre especialistas em Redução – jurisdicional – de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) foi realizado entre os dias 13 e 15, em Manaus (AM).

O posicionamento do Acre como pioneiro em criação da legislação de serviços ambientais foi creditado a mudança de perfil das políticas públicas, que há mais de 12 anos passaram a fomentar a produção sustentável, em busca de expandir a qualidade de vida das populações da floresta e do campo.

Iniciativas como o subsídio à borracha nativa, criado em 1999, e o Programa de Certificação da Propriedade Rural Sustentável, iniciado em 2010, são exemplos dessa evolução constante. O ponto alto é justamente o Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais, que promoverá uma repartição de benefícios entre os atores que efetivamente recuperam e conservam as florestas e áreas de uso, promovendo assim os serviços ambientais.

A chefe do departamento de normatização do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais, Monica De Los Rios, ressalta que há um grande esforço do governo para conciliar o avanço da produção com a conservação ambiental.

“Em âmbito jurisdicional – que pode ser uma nação, um Estado, uma província, um município etc. – a redução de emissões é um esforço ainda maior, por se sustentar na mudança dos modelos de desenvolvimento econômico e não apenas em projetos de conservação”, reforçou De Los Rios.

O evento foi organizado pelo selo de verificação de Carbono VCS em inglês (Verified Carbon Standard), que estabelece um padrão internacional e tem desenvolvido os critérios e requerimentos para programas e políticas jurisdicionais de redução de emissões, em parceria com a ONG brasileira Idesam.

Agência Acre

Comentários

Acre

Prefeitura participa de análise do turismo elaborada pelo Programa DEL Turismo

Publicado

em

Capital acreana entra na segunda fase do projeto (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), participou, nesta segunda-feira (25), no auditório da Fieac, no Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, da apresentação da análise situacional do turismo da capital, elaborado pelo Programa DEL Turismo.

Por Rio Branco ser a primeira capital do país a trabalhar com o Programa, a capital acreana entra na segunda fase do projeto: a análise situacional.
Nesta etapa, a população é ouvida para saber como o turismo é visto no município e o que precisa ser trabalhado.

Segundo o secretário da SDTI, Cel. Ezequiel Bino, essa apresentação soma ao que a municipalidade já vem fazendo em relação ao turismo. Ele destacou que muito coisa boa ainda vem para essa área.

“Importantíssima para termos um cenário concreto da nossa realidade. A partir daqui, com todos que fazem parte do pleito turístico, por meio da posse dessas informações, começamos a trabalhar. Ver aquilo que precisamos melhorar, potencializar aquilo que já é bom, enfim, traçar
um bom caminho para o turismo local”.

O vereador Samir Bestene parabenizou a prefeitura por protagonizar ações como essa que vem para impulsionar a capital no cenário do turismo.

“O turismo é uma forma de gerar emprego de uma maneira mais rápida, espero que a partir daqui possamos ter outros Fóruns para que essa discussão se torne realidade e possamos fortalecer esse número de pessoas que frequentam nossa cidade, a fim de aumentar o número de turistas em Rio Branco”.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Thiago Higino, explicou que essa é uma etapa preparatória para uma nova página do desenvolvimento social, econômico e, principalmente, sustentável de Rio Branco, através do turismo.

“Hoje, com o DEL a Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da SDTI e Conselho, nós vencemos a primeira etapa que, na verdade, é através desse diagnóstico que será possível definirmos os próximos passos para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, da marca da cidade, construção do fundo, ou seja, tudo aquilo que vai apontar o nosso principal”.

De acordo com o consultor do DEL Turismo, Estácio Guimarães, a partir dessa análise é possível rever o que precisa ser mais potencializado no turismo local e através disso trabalhar em cima do mapa estratégico do município junto a SDTI e ao Comtur.

“A análise é feita em dois momentos, a gente faz um estudo de todos os dados disponibilizados pelo IBGE, Caged e outros, em cima disso, começamos a trabalhar uma entrevista guiada na qual conseguimos ver se sob seis perspectivas o turismo sendo desenvolvido, que vai desde a questão da gestão do destino, passando pela natureza, cultura e finalizamos pelos modelos de negócio existentes no município”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sessão solene marca encerramento da Semana Nacional de Trânsito no Acre

Publicado

em

O plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi o local escolhido para o encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no Acre, nesta segunda-feira, 25. A sessão solene contou com a participação de servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Segurança Pública, da Saúde e representantes de instituições parceiras.

Evento reuniu servidores do Detran, da Saúde, da Segurança Pública e instituições parceiras. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Com início simultâneo em todo o país no último dia 18 de setembro, a SNT é uma atividade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e reúne órgãos de trânsito de todas as esferas em um trabalho de conscientização de motoristas e pedestres para uma nova cultura de paz no trânsito.

“O trânsito funciona como uma cidade, onde cada casa tem sua responsabilidade. A tarefa de fazer das vias locais mais seguros é de todos nós, por isso precisamos sensibilizar todos os que as utilizam. No trânsito, nossa maior escolha precisa ser viver”, lembrou a presidente do Detran, Taynara Martins.

Taynara Martins, presidente do Detran, alertou para a responsabilidades de todos os usuários das vias. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Desde a semana passada, as equipes de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran intensificaram as ações educativas na capital e no interior, por meio das Circunscrições Regionais (Ciretrans). Palestras em escolas, unidades de saúde, empresas, espaços públicos e distribuição de material educativo foram algumas das atividades realizadas.

“O trabalho do Detran é realizado na capital e em todo o interior. Vemos as equipes nas ruas, muitas vezes embaixo de sol e chuva. É um trabalho árduo, mas tudo isso pelo bem maior, que é salvar vidas. O Detran precisa contar com o auxílio de todos nós”, destacou o deputado federal Gerlen Diniz.

Detran homenageou personalidades engajadas na causa do trânsito. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Os acidentes de trânsito ocupam a 8ª posição no ranking das principais causas de mortes no mundo e a 5ª no Brasil. Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), em 75% dos sinistros, há o envolvimento de pessoas do sexo masculino, realidade que precisa mudar o quanto antes, segundo o proponente da Sessão Solene na Aleac, deputado Pedro Longo.

“Nossa ideia em propor uma sessão solene aqui na Aleac é, de fato, chamar a atenção dos nossos condutores para os perigos da imprudência. O poder público tem papel fundamental nesse processo de mudança de comportamento dos motoristas e pedestres, mas cada envolvido no trânsito precisa fazer a sua parte”, afirmou o parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura realiza serviços de melhorias de ruas com operação tapa buracos em Epitaciolândia

Publicado

em

A prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Obras, está realizando uma operação tapa buracos em diversas ruas de Epitaciolândia, a priori as principais vias estão sendo atendidas.

Segundo informou o prefeito Sérgio Lopes esses serviços estão sendo possível por causa de uma emenda da então deputada federal Perpétua Almeida que destinou os recursos para a compra dos insumos para corrigir diversos pontos da cidade.

“Estamos realizando essa operação tapa buracos nas principais vias de Epitaciolândia, isso está sendo possível graças a parceria da ex-deputada federal Perpétua Almeida que destinou uma emenda para a compra de insumos para esse serviço”. Destacou o prefeito.

Veja a reportagem em vídeo:

Comentários

Continue lendo

Em alta