Flash
Acre apresenta redução de 27,7% nos casos de malária
O dia 25 de abril foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, como o Dia Mundial de Luta Contra a Malária, com o objetivo de reconhecer o esforço global para o controle efetivo da malária.

No Acre, a pandemia da Covid-19 não comprometeu o diagnóstico e o tratamento da malária. Os registros de malária no estado tiveram queda de 27,7% no primeiro trimestre de 2021 em relação a 2020. O boletim epidemiológico de malária da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) apresenta 2.803 casos notificados da doença nos três primeiros meses do ano passado, contra 2.026 no mesmo período deste ano.
“É essencial manter os esforços no diagnóstico, tratamento e vigilância da malária, garantindo que as melhores práticas para proteger os profissionais de saúde e comunidades sejam seguidas, e também que sejam acompanhadas das diretrizes nacionais de combate à Covid”, explica o responsável da área técnica da malária da Sesacre, Dorian Jinkins de Lima.
Outro destaque a se comemorar é a redução significativa dos casos de malária falciparum, a espécie mais grave da doença: nos três primeiros meses de 2020, foram observados 997 casos; em 2021 o número reduziu para 447.
A redução é resultado de uma parceria do governo federal, por meio Programa Nacional de Controle da Malária, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e do governo do Estado, por meio da Sesacre/DVS, que realiza um esforço conjunto com os municípios para combater a doença, a partir de medidas de vigilância epidemiológica, diagnóstico oportuno e tratamento imediato.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia analisa projeto de regularização fundiária do Bairro Nazaré
Reunião tratou do avanço do REURB, que garante segurança jurídica a centenas de moradores do núcleo urbano informal
A Prefeitura de Brasiléia realizou, na última quarta-feira (21), um encontro técnico na sede do setor de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município para análise do projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB) do núcleo urbano informal do Bairro Nazaré.
Durante a reunião, foi destacada a importância do avanço no processo de regularização fundiária da área, considerada essencial para garantir segurança jurídica aos moradores e demais envolvidos, além de promover a organização urbana e o acesso a direitos básicos.
Participaram do encontro o gerente de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do município, Luciano Augusto; a secretária municipal de Meio Ambiente, Liane Chaves; o economista da Secretaria de Planejamento, Nevisson Tavares; a secretária municipal de Assistência Social, Suly Guimarães; o consultor em Engenharia Civil, Anselmo Ricardo; o representante da Secretaria Municipal de Obras, Jefferson Luis Araújo; a consultora em Arquitetura, Leovânia Moraes; e Felipe Braga, da empresa Braga Consultoria e Serviços LTDA.
Apesar da relevância da iniciativa, a ação teve pouca divulgação institucional, mesmo beneficiando centenas de moradores com a regularização definitiva do bairro, que teve origem a partir de uma ocupação irregular e agora caminha para a legalização fundiária.
Comentários
Flash
Suspeito é preso com pacotes de cocaína escondidos em isopor em Sena Madureira
Homem se passava por entregador para transportar drogas no bairro Cafezal
Policiais militares do 8º Batalhão prenderam em flagrante um homem que transportava 24 pacotes de uma substância esbranquiçada, supostamente cocaína, com peso aproximado de 254 gramas. A droga estava escondida dentro de um isopor utilizado, aparentemente, para entrega de produtos.
A prisão ocorreu após equipes do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva e Saturação receberem informações de que o suspeito estaria circulando pelo município disfarçado de entregador, utilizando o recipiente para ocultar o material ilícito.
A abordagem foi realizada na Rua Boulevard Cafezal, no bairro Cafezal, em Sena Madureira. Durante a verificação do isopor, os policiais encontraram os pacotes do entorpecente.
Após a ação, o suspeito foi preso e encaminhado, juntamente com a droga apreendida, à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, onde foram adotadas as providências cabíveis.

































Você precisa fazer login para comentar.