Acre
Acre abre novos leitos hospitalares para desafogar UPAs e pronto-socorro

Foto: Reprodução
Em resposta à alta demanda por internações, principalmente no período de sazonalidade de doenças respiratórias e infecciosas, o governo do Acre abriu seis novos leitos clínicos na Fundação Hospitalar do Estado (Fundhacre), em Rio Branco. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (13) e tem como objetivo aliviar a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Pronto-Socorro da capital.
A abertura dos leitos ocorre em meio a um conjunto de ações emergenciais voltadas à reestruturação do sistema de saúde pública estadual, que enfrenta aumento de atendimentos típicos dessa época do ano. A iniciativa inclui ainda a criação de outros 10 leitos na maternidade Bárbara Heliodora.
Com os novos espaços já prontos para uso, a expectativa é ampliar a retaguarda hospitalar e melhorar o fluxo entre as unidades, garantindo atendimento aos pacientes em espera por internação. Segundo o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, a antecipação de medidas é necessária para que o sistema não entre em colapso. “Esses novos leitos fortalecem nossa retaguarda e refletem o compromisso da gestão em agir com planejamento e responsabilidade, dando vazão a uma variedade de casos devido à alta demanda – como no Pronto Socorro e Unidades de Pronto Atendimento, enquanto as equipes das demais unidades se concentram nas urgências e emergências”, afirmou.
A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, também destacou a integração entre a Fundação e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) como ponto central da estratégia. “É mais um passo rumo ao fortalecimento da parceria entre Sesacre e Fundhacre, que reafirma nosso entendimento de que os pacientes não são de ‘A’ ou ‘B’, mas sim do sistema de saúde. Por isso, estamos unidos para enfrentar os desafios que se impõem e contamos com o apoio de todos os profissionais que se dedicam diariamente ao cuidado com os pacientes, uma vez que a Fundhacre é uma unidade terciária que já naturalmente familizarizada com casos de alta complexidade”, concluiu.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.