Acre
Acidente envolvendo 2 carros e 2 motos deixa feridos na Estrada do Pacífico

Acidente ocorreu na BR 317, Estrada do Pacífico, sentido Assis Brasil/Brasiléia – Fotos: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Era por volta das 7:40 desta terça-feira, quando um acidente ocorreu no km 16 da BR 317 (Estrada do Pacífico) sentido Assis Brasil/Brasiléia, envolvendo dois carros e duas motos e deixou mais de cinco feridos, incluindo crianças.
Segundo foi apurado no local do acidente, onde está ocorrendo a recuperação da BR por uma frente de trabalho, o taxista Dionísio Paulino Ferreira (60), se deslocava para a cidade de Brasiléia quando acessou uma reta, teria tido sua visão afetada pelo sol e não percebeu que havia veículos parados na BR.
Testemunhas falaram que o motorista sequer reduziu a velocidade, quando o taxi modelo VW/Santana, placas MZQ 0905, foi de encontro à traseira do Fiat/Uno, placas NAA 5906, que por sua vez, bateu em duas motos que estavam na sua frente.
Por um milagre, todas às pessoas que estavam dentro dos carros e os pilotos das motos, escaparam apenas com ferimentos leves. Socorristas dos Bombeiros e SAMU foram acionados até o local para fazer o resgate de todos até o hospital de Brasiléia, onde receberam os primeiros socorros e ficaram em observação.
A Polícia Militar e perito criminal se deslocaram ao local do acidente para apurar os fatos. Todas as testemunhas seriam ouvidas, juntamente com o motorista. Coincidentemente, apenas um dos envolvidos não mora na Vila Quixadá, localizada no km 26.
Veja lista dos envolvidos no acidente:
Manoel Francisco de Souza Nunes (25)
Edmundo Viana de Melo (45)
Palmira Gonçalves da Silva (57)
Dionísio Paulino Ferreira (60)
Manoel Medeiros Miranda (76)
Dalcinete Cavalcante da Silva (33)
Julia dos Santos (69)
Veja imagens e vídeo-reportagem abaixo.
Comentários
Acre
Temporal alaga ruas e assusta moradores em Brasiléia e Epitaciolândia
Chuva intensa provoca pontos de alagamento; nível do Rio Acre segue em queda
Uma forte chuva registrada na tarde desta terça-feira (31) causou alagamentos e assustou moradores de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija.
De acordo com dados da Agência Nacional de Águas, o volume acumulado foi de aproximadamente 31,8 milímetros nas últimas quatro horas. Apesar da intensidade da chuva, o nível do Rio Acre apresentou queda, passando de 8,42 metros entre domingo e segunda-feira para 5,92 metros ao final do dia.
Em Brasiléia, bairros da parte alta, como José Moreira e Ferreira Silva, registraram ruas alagadas devido ao grande volume de água, evidenciando limitações no sistema de drenagem urbana. Moradores relataram susto com a rapidez do acúmulo de água nas vias.
Até o momento, não há registros de danos materiais em residências atingidas. Segundo informações, a prefeitura trabalha em projetos para melhorar a drenagem e minimizar os impactos de temporais futuros.
Comentários
Acre
Mailza Assis destaca protagonismo feminino em encontro do Mulheres Progressistas no Acre
Vice-governadora participou de evento que reuniu lideranças de todo o estado; presidente da sigla afirmou que “lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas como liderança ativa e transformadora”

Encontro com Líderes Femininas, promovido pelo Mulheres Progressistas, em Rio Branco. Foto: capada
Mailza reforça união feminina em evento que celebrou trajetória de mulheres na política acreana
Encerrando o mês dedicado às mulheres com uma noite marcada por união, inspiração e fortalecimento do protagonismo feminino, a vice-governadora Mailza Assis participou, nesta segunda-feira (30), do Encontro com Líderes Femininas, promovido pelo Mulheres Progressistas, em Rio Branco.
O evento reuniu lideranças de todo o estado, incluindo a deputada federal Socorro Neri, as deputadas estaduais Maria Antônia e Antônia Sales, vereadoras da capital e do interior, além de representantes de diversos movimentos sociais, em uma celebração à força, à trajetória e à presença das mulheres na política acreana.
“Política como instrumento de transformação”
Mailza destacou sua trajetória construída ao lado de mulheres simples, reforçando que sua caminhada na política sempre esteve conectada com a realidade da população.
“Esse é um encontro de mulheres que sonham, que resistem e que dedicam suas vidas a cuidar do próximo. Eu me somo a cada uma de vocês. Sou como vocês. A política é um instrumento de transformação e nós, mulheres, temos um papel fundamental nesse processo”, afirmou.

O evento reuniu lideranças de todo o estado, além de representantes de diversos movimentos sociais. Foto: captada
Ela também fez questão de reconhecer a atuação dos diversos movimentos que integram o Progressistas e fortalecem a participação social no estado.
“Agradeço ao presidente da executiva do Progressistas Acre, governador Gladson Cameli, e aos movimentos afro, jovem, comunitário, indígena e a todas as lideranças e correligionárias progressistas que constroem esse projeto com dedicação”, destacou.
União feminina e protagonismo
A vice-governadora ressaltou a importância da união feminina na construção de um Acre mais justo e destacou que as mulheres representam a maioria do eleitorado no estado, o que reforça a responsabilidade de ocuparem espaços de decisão.
“Esse encontro representa uma aliança feminina pelas causas das famílias, das mães e de todas as mulheres acreanas. Precisamos assumir esse protagonismo com coragem, responsabilidade e compromisso”, enfatizou.

Mailza destacou sua trajetória construída ao lado de mulheres simples, reforçando que sua caminhada na política
Ao relembrar sua atuação como senadora, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e vice-governadora, Mailza destacou programas e investimentos que impactaram diretamente a vida da população, especialmente das mulheres, como o Mulheres Mil, Mães da Ciência, Mentes Azuis, Juntos pelo Acre e o Guarda-Roupa Social.
Fortalecimento da presença feminina
A presidente do Mulheres Progressistas no Acre, Nazaré Souza, destacou a importância de fortalecer a presença feminina nos espaços de poder.
“Queremos propor um gesto de reconhecimento de uma mulher pela outra. Porque quando uma mulher reconhece a outra, todas crescem. Lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas não apenas como presença simbólica, e sim como liderança ativa, estratégica e transformadora”, afirmou.
Nazaré também reforçou que o protagonismo feminino é resultado de uma construção histórica e que a presença das mulheres nos espaços de decisão representa um avanço significativo para a sociedade.
“Mulheres sempre estiveram na política, mas agora estamos também nos espaços de decisão. E isso muda tudo. Seguiremos avançando com estratégia, coragem e compromisso”, completou.
A participação de Mailza no encontro reforça sua liderança entre as mulheres acreanas e sua trajetória marcada pela defesa de políticas públicas voltadas à inclusão, ao cuidado e à promoção da igualdade.

A vice-governadora também ressaltou a importância da união feminina na construção de um Acre mais justo
Comentários
Acre
Federação União Progressistas monta “chapão” com dez deputados estaduais com mandato para disputa na Aleac
União Brasil e Progressistas oficializam filiações de cinco novos parlamentares em evento em Brasília; chapa para Câmara Federal também reúne nomes de peso, com quatro deputados e ex-prefeito na disputa

União Progressistas forma chapas proporcionais de peso para eleições de 2026 no Acre
A federação União Progressistas, formada pelos partidos União Brasil e Progressistas, terá as chapas proporcionais mais competitivas na disputa pelas vagas na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e na Câmara Federal em 2026. O movimento foi consolidado nesta terça-feira (31), em Brasília, com a filiação de quatro deputados estaduais ao bloco.
Fagner Calegário, Chico Viga, Pablo Bregense e Michele Melo oficializaram sua entrada na federação em evento que contou com as presenças dos presidentes nacionais Antônio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (Progressistas). Na última semana, o ex-presidente do Solidariedade, Afonso Fernandes, também se filiou ao União Brasil.
Disputa acirrada na Aleac
Com as novas adesões, a federação passa a contar com uma chapa de dez deputados estaduais com mandato que vão disputar a reeleição. Além dos recém-filiados, integram o grupo os veteranos Wendy Lima (UB), Maria Antônia (PP), Gilberto Lira (UB), Manoel Moraes (PP) e o presidente da Aleac, Nicolau Júnior (PP).

O famoso “chapão da morte”, com pré-candidatos à Aleac, recebeu cinco novos deputados estaduais com mandato
A composição amplia as chances de conquistar uma boa fatia das cadeiras na Casa, mas também intensifica a disputa interna. O cenário levanta a questão: “Quem ficará com o mandato?”. Além dos parlamentares, a federação ainda avalia a inclusão de nomes de peso sem mandato, como o presidente da Saneacre, José Bestene, que já foi deputado e possui densidade eleitoral consolidada.
Chapa competitiva para a Câmara Federal
Na disputa pelas oito vagas do Acre na Câmara dos Deputados, a federação também montou uma chapa robusta. Quatro políticos com mandato integram a pré-candidatura: Socorro Neri (PP), Coronel Ulysses (UB), Zezinha Barbary (PP) e José Adriano (PP). A lista ainda conta com o ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, recém-filiado ao União Brasil, que disputará a vaga deixada pela esposa, a deputada Meire Serafim.

A federação tem quatro políticos com mandato: Socorro Neri, Coronel Ulysses, Zezinha Barbary e José Adriano.
Outro nome de destaque é o do médico Fábio Rueda, secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília. Irmão do presidente nacional da federação, Antônio Rueda, Fábio articulou as filiações dos deputados estaduais e deve contar com uma campanha estruturada e muitos recursos. Na eleição passada, recebeu 12.608 votos.
MDB também monta chapa competitiva
Aliado à federação na base do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza, o MDB também deve ter uma das chapas mais competitivas para o Legislativo. O partido reúne pré-candidatos com mandato e nomes de forte envergadura política, funcionando como uma “válvula de escape” para figuras da base governista que precisavam de legenda. A disputa interna também promete ser acirrada.

O MDB, outro partido da base de Gladson e Mailza e aliado à federação, tem a segunda chapa mais competitiva, com alguns pré-candidatos com mandato. Foto: art









































Você precisa fazer login para comentar.