Acre
Acidente com viatura que matou cabo pode ter sido ocasionado por falta de manutenção
Luciano Tavares
Um vídeo que até o momento vinha sendo mantido em sigilo pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública) mostra que o capotamento da viatura da Polícia Militar do Acre, no último dia 11, na Via Verde, em Rio Branco, que resultou na morte do cabo Alelceny Costa da Silva, não foi ocasionado por buraco na rodovia, conforme vinha sendo divulgado. Ao contrário. O acidente teria sido ocasionado por falta de manutenção no veículo, uma caminhonete Triton.
Um policial que pediu para não ter seu nome divulgado por medo de ser punido pelo comando geral informou que o pivô do veículo teria quebrado e além disso os pneus estavam carecas. Não há buraco no local em que ocorreu o capotamento, conforme mostra o vídeo.
Procurado na manhã desta sexta-feira, 28, pela reportagem de ac24horas, o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Júlio César, disse que descarta a possibilidade de falha mecânica mecânica, embora os peritos ainda estejam trabalhando para saber as razões do acidente.
“Dentro da frota da PM, esses são os melhores carros. Esses carros de combate são alugados e tem a manutenção em dias. A hipótese de ser problema mecânico é mínima. Se fosse o pivô da direção, ele não teria movimento das rodas ao comando dele”, afirmou.
O comandante da PM lembrou que as imagens mostram que a viatura tentou desviar de uma moto e em seguida capotou.
Sobre a possibilidade de o acidente ter ocorrido por causa de buracos, Júlio César afirmou: “Não é a primeira reclamação por causa dos buracos nessa via”, diz, mas ponderou que “só se pode fechar o entendimento depois da perícia”.
O comandante rebateu a informação de que os pneus da viatura estariam carecas e reafirmou que a caminhonete estava em perfeito estado de manutenção e bem conservada.
Além do cabo Alelceny, estavam dentro do veículo o sargento Martineis e a soldado Melissa, que sofreram escoriações.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.