Acre
Acidente com espingarda mata ancião com tiro no peito em Xapuri
Alexandre Lima
Um possível acidente em manusear uma velha espingarda calibre 20, pode ter sido a causa da morte do ancião Severino Alves da Silva, de 82 anos, ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 21, na zona rural da cidade de Xapuri, distante cerca de 16 quilômetros do Bairro Sibéria.
A tragédia, segundo o perito criminal, pode ter ocorrido quando a vítima preparava a arma que tem mais de 100 anos de fabricação que herdou de seu pai, para realizar uma caça nas redondezas. A vítima estaria em companhia de um amigo, também ancião de 99 anos que antes foi fazer uma capina e depois, acompanhar Severino.
Cerca de 20 minutos depois, se ouviu um disparo dentro da casa e foram ver o tinha acontecido e viram a tragédia. Ainda encontraram o ancião agonizando bolando no chão da casa, todo ensanguentado com o tiro no lado do peito esquerdo, próximo ao coração.
A arma de grosso calibre, fez um grande ferimento e o ancião não resistiu e morreu momentos após o disparo. Segundo o perito, leva a crer que Severino tenha carregado a arma e segurado pelo cano e pode ter batido o ‘cão’ na cama.
Devido o sistema ser antigo, pode ter voltado, batido na espoleta e disparado a queima roupa no peito da vítima. Severino era tido como uma pessoa calma e gostava da vida que tinha, pois não tinha qualquer motivo para cometer suicídio.
O corpo foi resgatado para o IML onde seria autopsiado e depois entregar aos familiares e ser sepultado. O caso poderá ser qualificado como acidente fatal doméstico.
Comentários
Acre
Governo homologa matrículas do Curso de Formação para Agente Socioeducativo

Foto: Agência de Notícias do Acre/divulgação
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE/AC), publicou nesta terça-feira, 8, o Edital nº 104 SEAD/ISE, que homologa oficialmente as matrículas dos candidatos aprovados no Curso de Formação para o cargo de agente socioeducativo, etapa integrante do concurso público para provimento de vagas de níveis médio e superior do Instituto.
A lista divulgada contempla os candidatos classificados nas modalidades masculina e feminina, bem como os reclassificados. Ao todo, dezenas de candidatos foram considerados aptos e estão com suas matrículas homologadas para dar continuidade ao processo de formação, que tem início a partir desta terça-feira.
A Sead e o ISE/AC confirmam que todas as despesas relacionadas à participação no curso, como transporte, alimentação e demais custos, são de responsabilidade dos candidatos.
Mais informações sobre o certame podem ser obtidas junto ao Instituto Socioeducativo, pelo telefone (68) 3227-8076 ou pelo e-mail gefcise@gmail.com. A Secretaria de Administração também disponibiliza atendimento pelo e-mail concursos.gov@gmail.com.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Norma define licenciamento de exploração florestal em áreas públicas do Acre

Foto: Pedro Devanir
O Conselho Estadual de Meio Ambiente e Florestas (Cemaf) publicou nesta terça-feira, 08, a Resolução nº 04, que estabelece as diretrizes para o licenciamento ambiental de exploração florestal em florestas públicas do Acre, por meio de manejo florestal sustentável com cessão onerosa. A nova norma define procedimentos técnicos, responsabilidades e critérios para empresas ou comunidades que desejam atuar na exploração legal e controlada dos recursos florestais do estado.
A resolução reconhece a importância do uso sustentável das florestas públicas, desde que realizado com base em um Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), previamente aprovado e licenciado pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). O texto detalha ainda os documentos necessários, prazos para análise, regras para vistorias, zoneamento de uso e condições especiais para comunidades assentadas em Unidades de Conservação.
Um dos pontos centrais é que empresas vencedoras de concessões florestais só poderão iniciar os trabalhos após a regularização ambiental junto ao Imac. O órgão terá até 60 dias para analisar os pedidos de licença, prazo que poderá ser prorrogado em casos justificados. Também foi determinado que qualquer irregularidade identificada durante as vistorias poderá acarretar notificações e sanções ao empreendedor.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em queda e registra 1,85 metros, aponta Defesa Civil

Foto: Whidy Melo/ac24horas
O nível do Rio Acre registrado em Rio Branco na manhã desta terça-feira, 08, foi de 1,85 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
A medição foi realizada às 5h14 e indica uma leve redução em relação aos últimos dias, mantendo o curso d’água bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e da cota de transbordo, que é de 14 metros.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, não houve registro de chuvas no período de 24 horas anterior à medição.
Você precisa fazer login para comentar.