Geral
Ação educativa marca início da Semana Nacional de Trânsito no Acre
Realizada em todo o país de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) é uma mobilização conjunta e reúne os órgãos de trânsito na tentativa de sensibilizar condutores e pedestres para uma nova cultura de segurança no trânsito.

Atividade foi realizada em uma das vias mais movimentas de Rio Branco, a Estrada Dias Martins. Foto: Eduardo Gomes/Detran
A SNT é uma atividade prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro e no Acre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) levou suas equipes de educação e fiscalização à Estrada Dias Martins, onde foi realizada uma ação educativa que abordou condutores de automóveis e motocicletas.
Um dos motociclistas abordados, Francisco Lima, motorista de aplicativo, aprovou a iniciativa realizada pelo Detran, que contou com a parceria da polícia militar e da Secretaria de Saúde de Rio Branco.
“Esse trabalho é muito importante, principalmente no meu caso, que trabalho com transporte por aplicativo. É mais um incentivo para que os condutores tenham mais atenção no trânsito, pois nós precisamos dirigir pela gente e pelos outros. Risco a gente corre, por isso precisamos ter cada vez mais consciência da nossa responsabilidade”, lembrou o trabalhador.

Francisco, motorista de aplicativo, aprovou a iniciativa do Detran. Foto: Eduardo Gomes/Detran
“Nós fugimos da formalidade de uma cerimônia e trouxemos a conscientização para as ruas, onde o trânsito é feito por todos nós. Precisamos mudar nossa realidade, em que percebemos aumento no número de acidentes. É hora de parar, refletir sobre nossas atitudes e adotar outro comportamento nas vias, com mais prudência e responsabilidade”, disse a presidente da autarquia estadual de trânsito, Taynara Martins.
As atividades da SNT seguem durante toda a semana na capital e cidades do interior. Palestras em empresas e escolas, mobilização nas ruas e pontos de grande concentração serão realizadas pelos servidores do Detran.
- Foto: Eduardo Gomes/Detran
- Foto: Eduardo Gomes/Detran
- Foto: Eduardo Gomes/Detran
- Foto: Eduardo Gomes/Detran
- Foto: Eduardo Gomes/Detran
- Foto: Eduardo Gomes/Detran
- Foto: Eduardo Gomes/Detran – Ilustrativa
- Foto: Eduardo Gomes/Detran
- Foto: Eduardo Gomes/Detran
Comentários
Geral
MPF recomenda fim da retenção de cartões de benefícios por comerciantes em Jordão após apreensão de cerca de 700 documentos
O atendimento bancário no município sofreu sucessivos retrocessos nos últimos anos: a casa lotérica foi fechada em 2023 e o sistema “Caixa Aqui” teve as atividades suspensas no final de 2025, após suspeitas de envolvimento em irregularidades investigadas pela polícia

O procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, autor da recomendação, afirma que a retenção de cartões é ilícita e pode configurar crimes previstos no Código de Defesa do Consumidor. Foto: captada
A apreensão de aproximadamente 700 cartões de benefícios sociais e previdenciários em posse de comerciantes no município de Jordão, no interior do Acre, levou o Ministério Público Federal (MPF) a expedir uma recomendação para a interrupção imediata da prática na cidade. A orientação alcança cartões pertencentes a indígenas e não indígenas e foi motivada por investigação que identificou a retenção como forma de garantia de dívidas e de acesso a dinheiro em espécie.
As apurações apontam que os cartões eram retidos, principalmente, em compras de mercadorias feitas a prazo no comércio local. Em outros casos, os beneficiários entregavam os cartões em troca da liberação imediata de dinheiro, situação associada à precariedade da rede bancária existente no município. Para o MPF, no entanto, a ausência de serviços financeiros não justifica a exploração da vulnerabilidade social da população.
No documento, o órgão destaca que Jordão não possui agência da Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelo pagamento de benefícios sociais e previdenciários. O atendimento bancário no município sofreu sucessivos retrocessos nos últimos anos: a casa lotérica foi fechada em 2023 e o sistema “Caixa Aqui” teve as atividades suspensas no final de 2025, após suspeitas de envolvimento em irregularidades investigadas pela polícia.
O procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, autor da recomendação, afirma que a retenção de cartões é ilícita e pode configurar crimes previstos no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto da Pessoa Idosa e no Código Penal, como o crime de apropriação indébita.
Segundo o procurador, a prática compromete diretamente a autonomia financeira dos beneficiários. “A posse e retenção de cartões magnéticos ou quaisquer documentos retira a liberdade financeira dos consumidores, sejam indígenas ou não, e atenta contra o princípio da dignidade da pessoa humana”, destacou.
Orientações e encaminhamentos
Na recomendação, o MPF orienta que os comerciantes deixem de aceitar cartões magnéticos como garantia de dívidas ou como condição para qualquer tipo de transação comercial. O descumprimento da medida pode resultar no ajuizamento de ações civis e criminais contra os responsáveis.
O documento também foi encaminhado à Prefeitura de Jordão, à Secretaria Municipal de Assistência Social e à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, para a promoção de campanhas educativas voltadas à população. A Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também foram notificadas para auxiliar na conscientização das comunidades afetadas.
Comentários
Geral
PM prende dois homens que tentaram arrombar comércio na BR-364 usando pedido de internet como pretexto
Suspeitos fugiram deixando bolsa com duas armas caseiras; ambos confessaram a tentativa de furto e foram encaminhados à delegacia

Os homens foram surpreendidos pelo proprietário e fugiram, deixando para trás uma bolsa. No interior do objeto, os policiais encontraram duas armas de fabricação caseira. Foto: captada
A Polícia Militar prendeu em flagrante dois homens acusados de tentar arrombar um estabelecimento comercial na BR-364, km 16, no acesso a Manoel. Os suspeitos chegaram ao local pedindo acesso à internet e, em seguida, tentaram arrombar o comércio, mas foram surpreendidos pelo proprietário.
Ao fugirem, deixaram para trás uma bolsa que continha duas armas de fabricação caseira e alimentos. Após buscas na região, a equipe do 8º Batalhão da PM localizou e prendeu os envolvidos, que confessaram a tentativa de furto.
Eles foram encaminhados à delegacia e permanecem à disposição da Justiça. A corporação destacou que a denúncia via 190 foi fundamental para a rápida atuação e prisão dos suspeitos.
Comentários
Geral
Mulher em situação de rua é presa após roubar tecido com faca no centro de Cruzeiro do Sul
Suspeita ameaçou funcionários e fugiu, mas foi localizada pela PM com o material; arma branca não foi encontrada

No retorno ao local do crime, a funcionária da loja, identificada pelas iniciais C.R.S., relatou que a suspeita entrou no estabelecimento portando uma faca e, sob ameaça, exigiu uma peça de tecido. Foto: captada
Uma mulher em situação de rua foi presa na tarde desta quinta-feira (22) após cometer um roubo em uma loja de tecidos no centro de Cruzeiro do Sul. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita entrou no estabelecimento por volta das 14h40, na Rua Absolom Moreira, portando uma faca, ameaçou funcionários e subtraiu uma peça de tecido.
A guarnição foi acionada e localizou a mulher, identificada por G.O.S., nas proximidades do bairro da Lagoa. Ela ainda estava com o tecido roubado. Foi presa em flagrante e algemada para segurança da equipe. A faca utilizada no crime não foi encontrada.
No retorno à loja, funcionários confirmaram a versão da ocorrência. A vítima foi orientada a registrar boletim de ocorrência. A suspeita foi entregue à delegacia em condições físicas normais, junto com o material recuperado e R$ 32 em dinheiro apreendido.










Você precisa fazer login para comentar.