Acre
Acadêmicos de medicina da Uninorte zombam de alunos da Ufac e vídeo gera polêmica
Os estudantes da Uninorte divulgaram nota sobre o caso e pedem, “lamentam a forma com que as pessoas interpretam e disseminam mentiras sem sequer terem conhecimento do que acontece entre as duas atléticas”.
Parece um grupo de alunos do curso de medicina da Uninorte proferindo palavras de baixo calão contra os alunos da Ufac

Vídeo teria sido gravado no pátio da Uninorte, onde os estudantes se reuniram e resolveram zombar dos acadêmicos da universidade pública (Foto: Captura)
Um vídeo publicado na rede social Facebook na tarde de quinta-feira (8), que horas depois foi retirado do ar, vem causando polêmica entre acadêmicos dos cursos de medicina da Uninorte e Universidade Federal do Acre (Ufac).
Nas imagens aparece um grupo de alunos do curso de medicina da Uninorte proferindo palavras de baixo calão contra os alunos da Ufac.
Segundo informações de alunos, o vídeo teria sido gravado no pátio da Uninorte, onde os estudantes se reuniram e resolveram zombar dos acadêmicos da universidade pública. Eles dizem que não possuem cadáver, e que isso não os incomoda, pois anatomia eles fazem nas partes íntimas das mulheres dos alunos da Ufac.
Após o vídeo vazar e ser compartilhado por vários usuários do Facebook, uma das jovens que aparece na gravação participando do ato vexatório, afirmou que as ofensas fazem parte de sua “propriedade intelectual”, e que por isso não poderia ser compartilhado sem seu consentimento. A estudante alegou ainda, que menores aparecem no vídeo.
“Esse conteúdo é minha propriedade intelectual, e não pode ser usado sem permissão. Há menores de idade no vídeo e implica na violação de algumas regras”, escreveu a acadêmica de medicina A. C. M., que pediu para a publicação ser removida.
____________________
Alunos de medicina da Ufac prometem aciosar a Justiça após a divulgação do vídeo com expressões ofensivas. A reitoria da Ufac também foi questioanda e afirmou que deve se posicionar sobre o caso em breve.
____________________
Os estudantes da Uninorte divulgaram nota sobre o caso e pedem que “lamentam a forma com que as pessoas interpretam e disseminam mentiras sem sequer terem conhecimento do que acontece entre as duas atléticas. Mais amor e menos drama galera”, diz trecho da nota.
Confira a nota na íntegra:
Diante da situação que envolveu os calouros do curso de medicina da Uninorte na última quarta-feira 6, a atlética MASSACRE vem expor e explicar sobre o ocorrido.
Como todos vocês já podem ter acompanhado, existe uma rivalidade TOTALMENTE SAUDÁVEL entre as atléticas de medicina da região, a qual uma vez por ano, todas nós, atléticas de medicina de Rondônia e Acre, nos reunimos para uma competição esportiva chamada Intermed. Nela, além das competições nos esportes, cantamos e gritamos os gritos de guerras voltados para nós mesmos, atleticanos e atletas que, através desses eventos, fomentamos o estímulo ao esporte e à integração entre os estudantes de medicina.
Porém, ao cantarmos esses gritos de guerras no pré- trote dos calouros na última terça-feira, pessoas fora do curso e de outras instituições sentiram-se incomodadas com tal fato e começaram a denegrir a imagem dos estudantes de medicina da UNINORTE nas redes sociais. Infelizmente, essas pessoas que não entendem o que é rivalidade saudável entre as atléticas vêm com o intuito de causar discórdia e confusão com algo que não há.
Deixamos claro aqui que não compactuamos de forma alguma com o incentivo à violência e muito menos desmerecemos ninguém perante instituições de estudo. Ademais, que fique claro que nunca foi e nunca será de nossa intenção desvalorizarmos as mulheres, independentemente de qualquer que seja a atlética, e que a conotação nunca teve a intenção de ser abusiva ou desrespeitosa com o gênero que tanto admiramos e que, inclusive, integram a nossa delegação com participação ativa. Por fim, lamentamos a forma com que as pessoas interpretam e disseminam mentiras sem sequer terem conhecimento do que acontece entre as duas atléticas. Mais amor e menos drama galera!
Comentários
Acre
Ex-prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, celebra Dia do Assistente Social e destaca importância da categoria
Profissionais são fundamentais na garantia de direitos e no fortalecimento da proteção social, afirma Hassem, que também é assistente social
Nesta quinta-feira (15), a ex-prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, usou suas redes sociais para homenagear os assistentes sociais no dia dedicado à categoria. Hassem, que também é formada na área, destacou o trabalho essencial desses profissionais na promoção de direitos e no apoio às famílias mais vulneráveis do município.
Com atuação em zonas urbanas, rurais e ribeirinhas, os assistentes sociais enfrentam desafios como a distância e as desigualdades estruturais para garantir acesso a serviços socioassistenciais. Hassem, que foi vereadora e prefeita por dois mandatos, ressaltou a importância desses profissionais na construção de políticas públicas.
Com presença ativa nas unidades de atendimentos dos municípios, eles são responsáveis por articular ações que garantem o acesso das famílias aos serviços socioassistenciais e aos seus direitos fundamentais.
A ex-vereadora, Prefeita e Assistente Social, Fernanda Hassem, enfatiza a importância desses profissionais para a política de assistência no município.
“Parabenizo todos os profissionais por sua dedicação diária e pelo trabalho responsável e acolhedor, colaborando para que as famílias tenham acesso aos serviços da rede de Assistência, possibilitando que suas realidades sejam transformadas. Contamos com grandes profissionais que fazem parte da administração por onde passei, os serviços socioassistenciais e a eles expresso minha gratidão,” enfatizou Fernanda Hassem.
Neste 15 de maio, ex-prefeita Fernanda Hassem reafirma seu respeito e valorização a esses profissionais que, com sensibilidade, técnica e compromisso social, fazem da assistência um caminho de transformação de vidas nas redes sociais.
Publicação da ex-prefeito de Brasiléia em sua rede social :
Dia do Assistente Social
O Dia do Assistente Social é comemorado anualmente em 15 de Maio.
A data celebra o profissional dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. É um membro ativo na luta pelos direitos humanos.
Todos podem colaborar para construir um bom ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializam (fazendo o curso de ensino superior em Serviços Sociais) em construir projetos e políticas sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.
Origem do Dia do Assistente Social
O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.
No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.
Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.
Mensagens para o Dia do Assistente Social
“Protagonista na luta pela consolidação dos direitos e da construção de uma nova sociedade para todos! Profissionais que fazem a história, não apenas no dia 15 de Maio, mas todos os dias do ano! Parabéns pelo seu dia!”
“A nobreza de nosso ato profissional está em acolher aquela pessoa por inteiro, em conhecer a sua história, em saber como chegou a esta situação e como é possível construir com ela formas de superação deste quadro. Se reduzirmos a nossa prática a uma questão urgente, a uma questão premente, retiramos dela toda a sua grandeza, pois os deixam de considerar, neste sujeito, a sua dignidade humana”.
Fotos de suas redes sociais – Fernanda Hassem:
Comentários
Acre
MPF/AC revela que apenas 2 frigoríficos no Acre concluíram auditorias ambientais
Para se ter uma ideia, apenas os frigoríficos Frisacre, Frigorífico São Sebastião, MCL Indústria e Comércio, Frigorífico Modelo e Frigorífico Boi Bom abateram em 2022, um total de 174.650 mil cabeças

JBS e 3 Irmãos respondem por 32% do abate, enquanto 68% vêm de empresas não auditadas
Dados divulgados pelo Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) mostram que, do total de 13 frigoríficos convocados para o segundo ciclo de auditorias ambientais na cadeia pecuária da Amazônia Legal, apenas dois concluíram o processo: JBS e Frigorífico 3 Irmãos. Juntas, essas empresas representam 32% do abate de gado no estado, enquanto os outros 68% correspondem a frigoríficos que não apresentaram resultados das auditorias.
Entre as empresas não auditadas estão nomes como Frisacre, Frigorífico São Sebastião e Boi Bom, que, somente em 2022, abateram 174.650 cabeças de gado. No total, os 13 frigoríficos acreanos sacrificaram 368.421 reses no período. A falta de transparência nas auditorias preocupa o MPF, que monitora o cumprimento de normas ambientais e trabalhistas no setor.
O levantamento faz parte de uma ação nacional para rastrear a origem da carne produzida na Amazônia e combater irregularidades na cadeia produtiva. O MPF/AC reforça a necessidade de que todos os frigoríficos submetam-se às auditorias para garantir a sustentabilidade da atividade pecuária no estado.
Comentários
Acre
Parceria entre Saneacre e Prefeitura de Xapuri vai viabilizar instalação de nova estação de tratamento de água na cidade
Todos os moradores de Xapuri passarão a ser atendidos com água tratada do Rio Acre, com mais regularidade e segurança, mesmo durante a seca.

Com parceria, prefeitura irá executar melhorias no ramal que dá acesso ao local onde será instalada a nova ETA. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Em visita técnica a Xapuri nesta quarta-feira, 14, o presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), José Bestene, reuniu-se com o prefeito Maxuel Maia para firmar uma parceria estratégica: a melhoria do ramal que dá acesso ao local onde será implantada a nova estação de tratamento de água (ETA) no município. A intervenção é essencial para viabilizar o transporte dos equipamentos e estruturas até o ponto da futura obra. O projeto representa um passo decisivo na modernização do sistema de abastecimento de água da cidade.
“A nova ETA é um projeto estratégico, que moderniza o fornecimento de água e garante mais qualidade de vida para a população. Com o apoio do governador Gladson Camelí e da prefeitura, estamos avançando em um antigo sonho dos moradores de Xapuri”, afirmou José Bestene.
A unidade será do tipo metálica e tratará até 30 litros de água por segundo, com captação no Rio Acre. Segundo o diretor de Operações do Saneacre, Alan Ferraz, a nova estrutura permitirá que a atual ETA, de concreto, passe por uma ampla reforma, além de viabilizar a instalação de uma nova adutora, que levará água do rio até a região do aeroporto, garantindo o abastecimento integral do município a partir de uma fonte única.

Estruturas da nova ETA que pesam toneladas serão transportadas pelo ramal que será ampliado. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre.
“Com a nova estação em funcionamento, nós vamos parar a ETA de concreto para uma reforma completa. Depois, vamos executar a instalação de uma adutora, que levará água do Rio Acre até a região do aeroporto. Com isso, o município passará a ser abastecido 100% a partir do rio”, destacou Ferraz.
A nova configuração também permitirá a desativação da Estação do Igarapé Fura, que atualmente atende parte dos bairros da cidade. Todos os moradores passarão a ser atendidos com água tratada do Rio Acre, com mais regularidade e segurança, mesmo durante a seca.

Após instalação da ETA metálica, atual estação de concreto será revitalizada. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
“Com a nova estação em funcionamento, nós vamos parar a ETA de concreto para uma reforma completa. Depois, vamos executar a instalação de uma adutora, que levará água do Rio Acre até a região do aeroporto. Com isso, o município passará a ser abastecido 100% a partir do rio”, destacou Ferraz.
A nova configuração também permitirá a desativação da Estação do Igarapé Fura, que atualmente atende parte dos bairros da cidade. Todos os moradores passarão a ser atendidos com água tratada do Rio Acre, com mais regularidade e segurança, mesmo durante a seca.
Entusiasmado com os avanços, o prefeito Maxuel Maia celebrou a parceria com o Estado: “Xapuri tem vivido momentos históricos, e essa nova estação tende a acabar de vez com o problema de abastecimento de água no município. O sentimento é de gratidão e alegria”, afirmou. Segundo a prefeitura, as intervenções no ramal serão iniciadas na próxima segunda-feira, 19.
Você precisa fazer login para comentar.