Cotidiano
AC confirma mais 4 mortes por Covid-19 neste domingo e taxa de ocupação de leitos de UTI sobe para 96%
Mais quatro mortes por Covid-19 foram confirmadas no boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) deste domingo (14). Todas as vítimas são homens com idades entre 46 e 88 anos. Também foram confirmados mais 107 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, fazendo com que o número saltasse de 52.920 para 53.027 nas últimas 24 horas. O total de mortes no estado agora é de 921.
O número de exames de RT-PCR à espera de análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou pelo do Centro de Infectologia Charles Mérieux subiu para 1.009. Há 354 pessoas internadas, das quais 258 com teste positivo para a Covid-19.
O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 5.928 casos para cada 100 mil habitantes e a de mortalidade é de 103 para o mesmo grupo. Já a letalidade é de 1,7%.
Dos 96 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados, 92 estão ocupados, fazendo com que a taxa de ocupação na UTI subisse para 96%. Os leitos de UTI estão concentrados em Rio Branco, com 70 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.
Mortes por cidade
| Cidades com óbitos | Óbitos totais | Novos registros |
| Acrelândia | 14 | 0 |
| Assis Brasil | 12 | 0 |
| Brasiléia | 25 | 0 |
| Bujari | 8 | 0 |
| Capixaba | 8 | 0 |
| Cruzeiro do Sul | 89 | 1 |
| Epitaciolândia | 22 | 0 |
| Feijó | 32 | 0 |
| Jordão | 1 | 0 |
| Mâncio Lima | 18 | 0 |
| Manoel Urbano | 3 | 0 |
| Marechal Thaumaturgo | 6 | 0 |
| Plácido de Castro | 11 | 0 |
| Porto Acre | 21 | 0 |
| Porto Walter | 2 | 0 |
| Rio Branco | 568 | 2 |
| Rodrigues Alves | 8 | 0 |
| Santa Rosa do Purus | 3 | 0 |
| Sena Madureira | 18 | 0 |
| Senador Guiomard | 19 | 1 |
| Tarauacá | 16 | 0 |
| Xapuri | 17 | 0 |
| Total | 921 | 4 |
Das 921 mortes registradas, 581 apresentavam algum tipo de comorbidade, segundo a Saúde, e 340 das vítimas não tinham outras doenças. Do total de mortos, 560 eram homens e 361 mulheres. Do total de vítimas, 650 tinham acima de 60 anos. Até o momento, o Acre registra 147.220 notificações de contaminação pela doença, sendo que 93.184 casos foram descartados.
As mortes registradas neste domingo ocorreram em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Senador Guiomard.
A primeira vítima confirmada era morador de Rio Branco, de 62 anos. Ele deu entrada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), no dia 8 de fevereiro e morreu no dia 10.
A outra vítima de Rio Branco tinha 46 anos. O homem deu entrada no Into-AC, no dia 2 de fevereiro e morreu nesse sábado (13).
A vítima de Cruzeiro do Sul tinha de 84 anos. O idoso deu entrada no Hospital Regional do Juruá no dia 4 e morreu no dia 11.
O paciente de Senador Guiomard tinha 88 anos. Ele deu entrada no Into-AC, no dia 3 fevereiro e morreu no dia 12.
Maiores taxas de contaminação a cada 10 mil habitantes:
- Assis Brasil – 1.353
- Xapuri – 1.217
- Tarauacá – 984
- Mâncio Lima – 905
- Sena Madureira – 724
Casos de Covid-19 por cidades
| Cidades | Total | Casos novos |
| Acrelândia | 758 | 1 |
| Assis Brasil | 1.019 | 0 |
| Brasiléia | 1.793 | 1 |
| Bujari | 567 | 6 |
| Capixaba | 349 | 0 |
| Cruzeiro do Sul | 5.052 | 2 |
| Epitaciolândia | 976 | 0 |
| Feijó | 1.873 | 17 |
| Jordão | 288 | 0 |
| Mâncio Lima | 1.747 | 0 |
| Manoel Urbano | 545 | 0 |
| Marechal Thaumaturgo | 761 | 0 |
| Plácido de Castro | 997 | 0 |
| Porto Acre | 807 | 2 |
| Porto Walter | 388 | 0 |
| Rio Branco | 23.560 | 77 |
| Rodrigues Alves | 367 | 0 |
| Santa Rosa do Purus | 441 | 0 |
| Sena Madureira | 3.368 | 0 |
| Senador Guiomard | 741 | 1 |
| Tarauacá | 4.245 | 0 |
| Xapuri | 2.385 | 0 |
| Total | 52.027 | 107 |
Comentários
Cotidiano
Rio Acre mesmo subindo quase 1 metro na fronteira com Brasiléia e Epitaciolândia, segue abaixo dos 5 metros
Nível saltou de 6,12 m para 7,08 m na madrugada e já recuou para menos de 5 m à tarde; Defesa Civil monitora e situação segue dentro da normalidade

Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 m, confirmando que o volume que passou por Brasiléia segue em direção a Rio Branco. A Defesa Civil segue monitorando. Foto: Marcus José
O Rio Acre registrou uma elevação de quase 1 metro nas últimas 48 horas em Brasiléia/Epitaciolândia/Cobija, subiu quase um metro, saltando de 6,12 metros, na terça, para 7,08 metros na madrugada desta quarta-feira, dia 11, já na tarde desta quarta já registra uma baixa significante, ficando abaixo dos 5 metros.
Apesar da subida repentina e chuvas nos últimos três dias, o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, informou que a situação permanece dentro da normalidade, uma vez que a cota de transbordo no município é de 11,40 metros.
O aumento é reflexo das águas que descem das cabeceiras do rio. Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 metros.

Apesar das chuvas que vem caindo na fronteira nos últimos três dias, até então não modificou a elevação das aguas do rio acre na fronteira com Cobija. Foto: Marcus José
O volume que provocou a elevação na fronteira da regional do alto acre já está passando e deve seguir em direção a Rio Branco nos próximos dias. A Defesa Civil segue monitorando o cenário.

Comentários
Cotidiano
Genial/Quaest: governo Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45%

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/2) mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 45%. Outros 6% não souberam ou optaram por não responder.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.
Avaliação
Quanto à avaliação do governo federal, a pesquisa mostra que, entre os eleitores:
- 39% consideram negativo;
- 33% consideram positivo;
- 26% consideram regular; e
- 2% não souberam responder.
A pesquisa também faz um levantamento da avaliação do governo de Lula seccionado em cinco grupos de orientações políticas: lulista; esquerda não lulista; independente,; bolsonarista e direita não bolsonarista.
- Lulistas: 86% consideram positivo; 14% regular e nenhum voto negativo.
- Esquerda não lulista: 62% consideram positivo, 34% regular e 4% negativo.
- Independentes: 19% consideram positivo, 41% regular e 36% negativo. 4% não soube responder.
- Bolsonaristas: 2% consideram positivo, 14% regular e 84% negativo. 1% não soube responder.
- Direita não bolsonarista: 5% positivo, 14% regular e 80% negativo.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Cotidiano
Carnaval na fronteira: Savana Santiago promove ‘Esquenta no Pimenta’ em Epitaciolândia nesta quinta (12)
Com tradição suspensa em Brasiléia, empresária aposta em noite com Paula Burg, sorteios em pix e muita purpurina no Pimenta Café. Savana Santiago lança “Esquenta no Pimenta” para aquecer o Carnaval na fronteira

Evento acontece nesta quinta-feira (12) no Pimenta Café, em Epitaciolândia, com show de Paula Burg e sorteios em pix. Foto: captada
Enquanto Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano, a fronteira ganha uma alternativa para quem não abre mão da folia. A advogada e empresária Savana Santiago anunciou o “Esquenta no Pimenta”, que acontece nesta quinta-feira (12), no Pimenta Café, em Epitaciolândia — espaço já conhecido do público noturno da região.
A programação terá show da artista Paula Burg, três sorteios de 300 reais via Pix para os presentes e muita purpurina. “A fronteira não ficará sem noite de carnaval”, garantiu Savana, que promete uma noite mágica para receber foliões e convidados.

A advogada e empresária Savana Santiago anuncia o “Esquenta no Pimenta”, no Pimenta Café, em Epitaciolândia, espaço já consolidado no roteiro noturno da região. Foto: captada
O evento começa na noite de quinta-feira e marca a entrada da empresária nas comemorações carnavalescas deste ano, apostando em estrutura, animação e atrações locais para movimentar a região durante o período festivo.

A iniciativa surge como alternativa para o público da fronteira, já que Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano. “A fronteira não ficará sem noite de Carnaval”, garantiu a empresária. Foto: captada





Você precisa fazer login para comentar.