Conecte-se conosco

Acre

Abacaxi gigante de Tarauacá e farofa de pirarucu com castanha e banana comprida impressionam público no estande do Acre na Festuris, em Gramado

Publicado

em

Um abacaxi gigante de 8,5kg, produzido em Tarauacá, no interior do Acre, e a união de sabores tradicionais acreanos na farofa de pirarucu seco, com castanha do Brasil torrada e banana da terra frita (famosa banana comprida entre os acreanos) são algumas especialidades acreana que têm impressionado o público no estande do Acre, na Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS).

Iguarias e quitutes do Acre são atrativos na Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS). Foto: Karolini Oliveira/Sete

Aos 75 anos, Olívia Minatti, representante da Naturallis Turismo, de São Paulo, foi à Festuris para negociar novos destinos e pacotes. No estande do Acre, Olívia ficou encantada com o abacaxi gigante de Tarauacá: “É maravilhoso, nossa! Nunca tinha visto igual e achei que era de Itú, lá em São Paulo, porque lá todas as coisas são grandes, é lápis grande, sorvete grande, tudo grande, mas um abacaxi desse, nunca vi igual. É lindo de se ver”, expressou.

Olivia Minatti ficou impressionada com o abacaxi de Tarauacá (AC). Foto: Karolini Oliveira/Sete

Também visitando o Estado do Acre, a guia de turismo de Canoas (RS), Carmen Feiten, disse ter se impressionado com o sabor dos quitutes, entre eles, a farofa de pirarucu seco com castanha e banana comprida frita: “Olha, eu tô achando esse aqui a nível de MasterChef, muito gostoso. Aqui no sul a gente escuta muito sobre essas iguarias diferentes e é surpreendente, muito bom, gostei”.

Guia de turismo Carmen Feiten disse ter se impressionado com a farofa do Acre. Foto: Karolini Oliveira/Sete

O responsável pela farofa de sucesso é o chefe e professor da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício (Ieptec), Ivonaldo Portela Filho. Ele detalhou alguns dos preparos que fez para degustação no estande do Acre.

Ivonaldo Portela Filho, chefe e professor da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício é o responsável por apresentar sabores típicos do Acre, na Festuris. Foto: Karolini Oliveira/Sete

“A gente tem a farofa de pirarucu seco com castanha do Brasil torrada e banana da terra frita, são ingredientes regionais do Acre, como a farinha de Cruzeiro do Sul, vindo lá do Vale do Juruá. E a gente tem também um doce típico, que é o salame de cupuaçu com castanha que é tradicional da nossa terra”, disse o chefe.

Farofa acreana é sucesso na Festuris. Foto: Karolini Oliveira/Sete

Ivonaldo disse ter ficado contente com o resultado alcançado entre o público da feira: “O feedback tem sido muito positivo. As pessoas que estão experimentando vem com comentários surpreendentes, inclusive pessoas que a princípio tem um olhar negativo quanto a alguns ingredientes, como por exemplo o pirarucu, mas ao experimentar mudam de ideia, então não tem como ser uma resposta melhor”, acrescentou.

Neste sábado, 9, o chefe Ivonaldo Portela apresenta, na Arena Gastronômica da Festuris, um prato que representa um pouco da cultura acreana: arroz caldoso de rabada no tucupi e jambú. A expectativa é de que o sabor do prato agrade o público presente na feira.

Cores e sabores

Entre cores e sabores, o Acre também apresenta produtos que destacam os potenciais regionais. Participam o Sindicato da Indústria de Produtos Alimentares do Estado do Acre (Sinpal/Fieac), Vinhos Florisa, Café Raízes da Floresta, Café Contri, Café Sarah, Indústria Acreaninha e Miragina.

Farinha de tapioca, açúcar mascavo, castanha do Brasil e biscoitos de goma agradam o público na Festuris. Foto: Karolini Oliveira/Sete

Também estão presentes as Bebidas Quinari, Império do coco, Tempero do Norte, Naturus Alimentos da Amazônia, Cachaça Mineirinha. Além disso, o estandes apresentou a degustação de farinha de tapioca, açúcar mascavo (gramixó), biscoitos de goma, salame de cupuaçú, pé de moleque acreano e rapadura.

Produtos acreanos fazem sucesso no estande do Acre, na Festuris. Foto: Karolini Oliveira/Sete

“A gastronomia representa a cultura acreana e trazer os produtos fortalece o turismo gastronômico, valorizando os produtos regionais e a tradição do povo acreano”, disse Sirlânia Venturin, diretora de Turismo da Sete.

Comitivas acreana na Festuris 2024

A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) teve abertura na quinta-feira, 7, em Gramado, na Serra Gaúcha. O evento reúne players do turismo nacional e internacional até este sábado, 9, com diversidade de apresentações e possibilidades de novos negócios.

O governo do Estado do Acre apoia a apresentação de especialidades da culinária acreana e destinos turísticos por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Programa REM (Redd Early Movers) e Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

Estande do Acre na Festuris 2024. Foto: Karolini Oliveira/Sete

As diversas apresentações e exposições também acontecem em parceria com o Sindicato da Indústria de Produtos Alimentares do Acre, por meio da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).

Representantes do trade turístico do Acre. Foto: Karolini Oliveira/Sete

A comitiva acreana composta por representantes das instituições apoiadoras e parceiras, e profissionais do turismo Wigberto Nunes (Pousada Bom Conforto), Ruama Demir (Sebrae/AC), Thaly Figueiredo (Agência Destino Acre), Victor Toledo Pontes (Operadora Ayshawã Travel) e Antônio Pereira Mesquita (Amazon Tour Turismo).

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo