fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

A violência no Acre ainda é um problema a ser resolvido pelo Governo

Publicado

em

Coluna do Nelson Liano Jr.

A sensação de segurança ainda não é uma realidade para a maioria dos acreanos. Sobretudo na Capital a criminalidade está descontrolada. Os assassinatos, grande parte de jovens, continua assolando a cidade e enlutando centenas de famílias. Evidentemente que o atual Governo tem apenas sete meses de trabalho. Mas pelas promessas feitas dava pra se imaginar que a situação estaria melhor.

Mesmo porque não acredito que essa onda de violência irá terminar num passe de mágica. Afinal não se está lidando com criminosos comuns. A verdade é que ao longo do tempo houve organização de grupos interessados na precariedade de vigilância das fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia e o Estado acabou se tornando um corredor de tráfico. Não será fácil desbaratar as facções que se instalaram por aqui. Na minha opinião, só mesmo um serviço de inteligência muito apurado para começar a mudar as coisas.

Ousadia sem limites
A tentativa de roubar o carro do presidente do Tribunal de Justiça Francisco Djalma em frente a um restaurante de elite em Rio Branco mostra que não apenas os “pobres” podem ser vitimas da violência. Na ação de três bandidos um deles foi morto pelos seguranças do Desembargador. Agora, a cena nos remete a uma ousadia sem limites.

Grupo de fronteira
A Polícia do Acre não está parada. Começa operar em setembro o Grupo Especial de Operações em Fronteira (GEFRON) com o comando do Coronel Ulysses. Integrado por policiais militares e civis as operações do GEFRON pretendem inibir o tráfico de drogas. Serão realizadas ações inesperadamente em diferentes regiões dos mais de dois mil quilômetros de fronteiras entre o Acre o Peru e a Bolívia.

Correndo atrás
Também nesta semana o governador Gladson Cameli (Progressistas) se encontrou com o Ministro da Justiça Sérgio Moro. Foi pedir liberação de recursos para aparelhar melhor as policias do Acre. Mas pelo quadro que estamos vendo a ajuda do Governo Federal deve ser urgente. A cada dia que passa mais jovens estão morrendo e a sociedade acuada em suas casas com medo de ir pra rua.

Desgaste político
Quem assumiu a liderança da segurança na atual gestão foi o vice Major Rocha (PSDB). Por isso, deve ser o maior interessado em reverter esse quadro caótico no setor. Mas apenas números não vão resolver a questão. É preciso que a paz e a tranquilidade seja realmente sentida pela população. A hora de discursos já passou e serão precisos ações consequentes para que a sociedade acreana possa se sentir segura novamente.

Intervenção Federal
Pelo menos dois membros da Bancada Federal do Acre levantaram a hipótese de uma intervenção na segurança do Acre. A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) e o senador Sérgio Petecão (PSD) ventilaram a presença de forças federais para auxiliar o Estado a combater a criminalidade descontrolada. Se não tiver outro caminho não vejo nada demais.

Afinal o Acre faz parte do Brasil e a responsabilidade é também do Governo Federal. Ainda mais que a droga que passa por aqui acaba provocando violência em outros estados brasileiros. Portanto, a realidade que se vive hoje das organizações criminosas não está localizada. Se apenas o Acre fosse o problema seria fácil de resolver. Mas trata-se de uma rede que coloca em risco a segurança nacional como um todo.

Consequências econômicas
A violência poderá interferir na economia do Acre. Qual empresa irá se instalar por aqui pra gerar os empregos necessários sem uma segurança funcionando a contento? Fica difícil. Portanto, se apresentou qual deve ser a prioridade do atual Governo. As ações policiais precisam ser acompanhadas de inciativas sociais que deem perspectivas ao jovens acreanos de uma vida melhor.

Sem oportunidades muitos são presas fáceis das facções que oferecem aquilo que o Estado não está dando. Os territórios dominados pela criminalidade precisam ser retomados pelo poder público. Não é possível que o comando de muitos bairros na Capital e no interior continuem nas mãos de facções. As forças de segurança sabem quais são os territórios dominados e se não tiverem capacidade de fogo realmente precisam pedir ajuda às forças nacionais.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após sucesso no “BBB 24”, Alane Dias ganha chance de ouro na TV Globo: ‘Atuar’

Publicado

em

Por

Parece que o sucesso que Alane Dias fez no “BBB 24“, está lhe rendendo frutos dentro da TV Globo. Segundo informações da colunista Carla Bittencourt, do site Notícias da TV, a bailarina recebeu uma proposta irrecusável na emissora.

Na próxima semana, a ex-sister participará de seu primeiro teste de atuação e, em seguida, ficará disponível no banco de talentos da empresa. Isso significa que, por enquanto, ela não tem nenhum trabalho em vista, mas que, caso precisem de uma atriz com as características dela, ela poderá ser escolhida.

A ex-BBB parece estar seguindo os passos de Grazi Massafera, Rafa Kalimann e Jade Picon que, após participarem do reality, ganharam chances de atuação na TV Globo e hoje são sucesso de audiência.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Isabelle comenta semelhança física entre Matteus e seu ex-namorado: ‘Idênticos’

Publicado

em

Por

Em entrevista ao portal O Globo nesta quinta-feira (25), a terceira colocada do “Big Brother Brasil“, Isabelle Nogueira, falou sobre a relação com Matteus depois que o reality show chegou ao fim e, principalmente, sobre a semelhança entre o gaúcho e seu ex-noivo, André Ereiro.

Muito foi questionado a respeito dos dois serem parecidos, no entanto, a ex-sister afirmou que não se envolve com pessoas apenas pela sua beleza física. “É o meu tipo. Eu gosto de homem assim, com essa estrutura, com esse físico. Mas eu olho muito para o coração. O Matteus me conquistou com as histórias da avó dele, da vida dele no campo, como ele era simples, o quanto ele é aguerrido“, contou a cunhã-poranga.

Isabelle ainda ressaltou que não se interessou por Matteus logo de cara, quando o conheceu no reality show: “óbvio que ele é um homem bonito, mas se fosse só a beleza eu teria ficado apaixonada por ele no primeiro dia do programa. E no primeiro dia do programa eu votei nele para ele ir embora (risos). Quando a gente foi se conhecendo, eu conheci o coração dele. Ele é um rapaz muito simples e aquilo foi me encantando“.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em entrevista, Luciano Camargo dá detalhes de novo projeto gospel, “Terra Fértil”

Publicado

em

Por

Luciano Camargo, dupla e irmão de Zezé Di Camargo, lançou o seu novo projeto gospel, chamado ‘Terra Fértil‘ e deu todos os detalhes com exclusividade à Metropolitana FM!

O cantor contou todos os detalhes de como teve a ideia de produzir um projeto com louvores, que foi anunciado em 2020, época da pandemia do covid-19, além de contar como sua mãe foi importante neste processo. O sertanejo também explicou o significado de “Terra Fértil”. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo