Conecte-se conosco

Acre

A primeira Câmara Municipal no Brasil foi empossada em 1532

Publicado

em

coluna dimas


Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.

eleicoesdfO ator global Irandhir Santos é o vereador Bento dos Anjos em “Velho Chico” segundo o ator poderia até causar certa rejeição ao personagem, mas foi bem aceita: o público enxerga no vereador suas características mais solares, o viés do homem apaixonado e do político idealista. Avesso às redes sociais, é nas ruas que o pernambucano de 37 anos ouve elogios, o brilhante ator e atuante vereador consegue passar de forma nitida o pensamento da sociedade atual, que não suporta mais tanta corrupção, o ódio que tantas vezes demostra nas cenas, é o mesmo que a população brasileira vem sentindo ao longo dos anos, o papel do ator mostra de forma clara a relação do executivo com o legislativo, ou seja das Câmaras Municipais com as prefeituras.

Há algumas décadas atrás, o parlamento mirim constituíu o primeiro núcleo de exercício político no Brasil Colônia, sendo os vereadores escolhidos dentre os portugueses aqui radicados. Nesta época, as câmaras tinham um número maior de funções do que atualmente. Eram as responsáveis, por exemplo, pela coleta de impostos, regular o exercício de profissões e ofícios, cuidar da preservação do patrimônio público, gerenciar prisões. Com o passar dos tempos essas atribuições lhes foram suprimidas.

Com a Carta Magna de 1988 promulgada em 5 de outubro, aconteceu algumas e significativas mudanças , competindo às Câmaras Municipais diversas atribuições, sobretudo a fiscalização das contas do Município e a elaboração de leis.Porém isso pouco acontece no Brasil, falta interesse, fiscalisação e projetos que contemple os anseios da sociedade. É necessário que o cidadão e eleitor tenha um olhar Clinico , além do voto consciente, seja um fiscal diariamente, seja participando de sessões, seja enviando e-mails aos políticos, seja opinando em redes sociais, confrontando idéias, não se importando com qualquer constrangimento que possa advir por conhecer, direta ou indiretamente, os ocupantes de cargos políticos, os conhecidos comissionados.

Com o passar do tempo a figura do vereador passou a ser, então, a de mero “agente político” do Poder Executivo.sustentada por meio de troca de favores, na busca de perpetuação no poder,com esse modelo fajuto adotado pelo parlamento mirim,houve sobretudo nos municpios menores e longes de grandes centros, o momento da maior alta de corrupção que alastra as casas legislativas e poderes executivos por todo o País, trazendo consigo trágicas Consequências economicas e sociais. As ações do político devem ser dirigidas para o bem comum, e não visando às vantagens que o cargo pode lhe dar.

È importante lembrar que as pessoas moram nos municipios ou seja, onde estão as Câmaras Municipais que representam o poder local, Elas surgiram em função da necessidade da coroa portuguesa em controlar e organizar as cidades e vilas que se desenvolviam no Brasil, Instaladas nas sedes das vilas, eram compostas por 3 ou 4 vereadores. Conhecidos popularmente como “homens bons”, Foi somente no século XVII que a denominação “homens bons” foi substituída por vereador, acho que o momento que passamos deveríamos repensar na função, número e qualificação de vereadores, quando não existe fiscalização a corrupção se avança como uma praga destruindo municipios.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que, nas eleições deste ano, somente no Estado do Acre, serão 1.904 candidatos a vereador. Mas nosso escopo não deve ser os números e sim a qualidade, sabemos que precisamos mudar, votar consciente, quem elege os fiscais do povo, é o povo.

 

Acrelândia 90 candidatos

Assis Brasil 53 candidatos

Brasiléia 80 candidatos

Bujari 84 candidatos

Capixaba 77 candidatos

Cruzeiro do Sul 175 candidatos

Epitaciolândia 79 candidatos

Feijó 86 candidatos

Jordão 53 candidatos

Manuel Urbano 35 candidatos

Marechal Thaumaturgo 54 candidatos

Mâncio Lima 96 candidatos

Plácido de Castro 94 candidatos

Porto Acre 88 candidatos

Porto Walter 45 candidatos

Rio Branco 293 candidatos

Rodrigues Alves 68 candidatos

Santa Rosa do Purus 43 candidatos

Sena Madureira 47 candidatos

Senador Guiomard 109 candidatos

Tarauacá 120 candidatos

Xapuri 68 candidatos

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Tião Bocalom convoca coletiva para anunciar possível candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19)

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco convocou imprensa para evento na Acisa; decisão pode gerar “fogo amigo” no PL e afetar aliança de Márcio Bittar com Gladson Cameli

Prefeito de Rio Branco se reúne com imprensa na segunda-feira (19); decisão deve impactar alianças e forçar escolha de Márcio Bittar entre partido e acordo com Cameli. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciará oficialmente possível pré-candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19), em entrevista coletiva marcada para as 9h no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). A decisão é aguardada com expectativa por aliados e opositores e deve reconfigurar o cenário político estadual.

Na última terça (13), Bocalom já havia adiantado em entrevista exclusiva à GAZETA que o anúncio ocorreria em breve. Agora, a confirmação oficial poderá criar um “fogo amigo” dentro do PL, já que o senador Márcio Bittar, em busca da reeleição, pretende manter aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis como candidata ao governo.

O movimento do prefeito também abre incógnitas sobre a viabilidade do apoio formal do partido a sua candidatura majoritária, em um ano em que a disputa estadual promete ser marcada por divisões dentro da própria base aliada ao governo atual.

A pré-candidatura de Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP). Foto: captada 

A pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis para o Palácio Rio Branco e busca eleger-se ao Senado, ou seguir a orientação do partido e apoiar o chefe do Executivo municipal.

Nos bastidores, cogita-se que Bittar poderia, alternativamente, apoiar a candidatura de Alan Rick (Republicanos), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Diante da indefinição, representantes do PL não devem comparecer à coletiva de Bocalom na segunda-feira (19).

Se confirmada a candidatura, Bocalom precisará deixar a prefeitura de Rio Branco, passando o cargo ao vice Alysson Bestene (PP), e reorganizar sua base para disputar o governo em um cenário já marcado por divisões dentro da atual aliança governista.

A decisão de Bocalom coloca o senador Márcio Bittar (PL) em uma encruzilhada: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis ao governo. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Diretoria do Sinjac visita repórter cinematográfico Jailson Fernandes após alta médica

Publicado

em

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) realizou, na tarde desta quinta-feira, 15, uma visita ao repórter cinematográfico Jailson Fernandes, em sua residência, em Rio Branco. O encontro teve caráter solidário e marcou o retorno do profissional para casa após receber alta médica na última terça-feira, 13, quando deixou o Pronto-Socorro depois de um período de internação que mobilizou amigos, colegas de profissão e a sociedade.

O presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro, destacou a importância do apoio coletivo no momento delicado enfrentado por Jailson. Segundo ele, a mobilização em torno do profissional demonstra a força da categoria e o espírito de união entre os trabalhadores da Comunicação. Cordeiro ressaltou ainda que o sindicato acompanha de perto situações como essa e reforçou o compromisso da entidade com a valorização e o bem-estar dos jornalistas e profissionais da área.

Visivelmente emocionado, Jailson Fernandes agradeceu o carinho recebido desde o início do problema de saúde. Logo após sair da unidade hospitalar, ele gravou um vídeo no qual fez questão de agradecer pelas orações, mensagens de apoio e, principalmente, pelas doações de sangue, que foram fundamentais para o sucesso do tratamento.

O repórter cinematográfico destacou que a corrente de solidariedade formada em seu favor acabou beneficiando também outros pacientes atendidos pelo sistema de saúde. “Esse gesto não foi só por mim, ajudou muita gente que também precisava”, enfatizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta

Publicado

em

Previsão inclui até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h; estado pode ter alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia

O alerta, classificado como Perigo Potencial, começou a valer às 9h15 e segue até 23h59. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Foto: captada 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta-feira (16). O aviso, válido das 9h15 até 23h59, prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo acumular 50 mm ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.

Embora classificado como perigo potencial de baixo a moderado, o órgão alerta para risco de alagamentos pontuais, queda de galhos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia, especialmente em áreas mais vulneráveis.

O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (193) ou Corpo de Bombeiros.

Comentários

Continue lendo