Conecte-se conosco

Extra

A morte espreita generais em Cuba: são 5 em 9 dias

Publicado

em

Morreu o General das Forças Armadas Armando Choy Rodríguez, as causas da morte também não foram divulgadas

Na noite de segunda-feira, (26), o Brigadeiro-General das Forças Armadas Revolucionárias (FAR), Armando Choy Rodríguez, que atuou como coordenador geral do Grupo de História dos Combatentes de Villa Clara, informou DIARIO DE CUBA.

A morte de Choy Rodríguez, de origem chinesa, não foi divulgada até o momento na mídia estatal, nem as causas de sua morte foram divulgadas.

Fundador do Movimento 26 de Julho, Choy Rodríguez ingressou no Exército Rebelde sob o comando de Víctor Bordón em Escambray. Após o triunfo da Revolução Cubana, participou na guerra angolana e mais tarde em Cuba dirigiu o grupo de saneamento e desenvolvimento da Baía de Havana, pelo qual recebeu o Prémio Nacional do Ambiente.

Choy Rodríguez é o quinto general das Forças Armadas a morrer na ilha após os protestos de 11 de julho. No momento, as autoridades cubanas não informaram sobre a causa da morte de nenhum deles, o que gerou numerosos boatos.

No dia 17 de julho, uma semana após o início dos protestos antigovernamentais na ilha, a agência de notícias estatal Prensa Latina noticiou a morte do chefe do Exército do Leste de Cuba, general Agustín Peña.

Três dias depois, em 20 de julho, a morte do brigadeiro-general da reserva, Marcelo Verdecia Perdomo, que acompanhava Fidel Castro na Serra Maestra, foi noticiada nas páginas do jornal estadual Granma.

Na noite de sábado, 24 de julho, a rádio estatal Radio Reloj noticiou a morte do general da reserva, general Rubén Martínez Puente, o militar cubano acusado de ordenar a demolição do avião “Irmãos ao Resgate”.

Na manhã de segunda-feira, 26 de julho, uma nota lida ao vivo no “Noticiero del Mediodía” informava a morte do general Manuel Eduardo Lastres Pacheco, da reserva.

Curiosamente, depois que começaram a circular vários boatos sobre a morte de altos oficiais, as autoridades cubanas deram menos relevância a esta notícia, já que os dois últimos casos não apareceram na imprensa escrita.

Fonte: Diário de Cuba

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.

O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.

Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.

Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.

O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.

A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.

“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.

As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”

Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas. 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção

Publicado

em

Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida  

Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.

De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.

A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo