Acre
A Coluna desta semana traz o que rolou de melhor no final de semana!
Na Sexta-feira, Foi comemorado o Aniversário de 15 anos de Alice Campos. Sábado Aniversário de 10 anos da Princesa Amanda Salvatierra. E pela primeira vez no Cantina Goiana com sucesso total 1ª FestaNeja, com a presença da dupla Junior e Carlinhos. No domingo, foi a vez do primeiro Festival de Melancia na Princesinha do Acre .
Confira mais um pouco!
15 anos de Alice Campos
Sexta-Feira (30), foi comemorando o Aniversário de 15 anos de Alice Campos, juntamente com seus familiares e amigos, no Club da PM em Brasiléia. Produção Aniversariante Thay Tavares!
Amanda Salvatierra
Sábado foi a vez da princesa completar mais um aninho de vida. Amanda Salvatierra comemorou seus 10 aninhos com muita alegria na presença de todos seus amiguinhos e familiares que foram lhe prestigiar!
Cronograma da festa de 15 anos : Saiba como organizar o tempo do cerimonial à balada
Cerimonialista Vera Sartori
A organização de uma festa vai bem além de simplesmente escolher os fornecedores certos. Ainda mais quando se trata de uma festa de 15 anos, que envolve um cerimonial complexo e cheio de detalhes. Para te ajudar, pedimos algumas dicas para a cerimonialista Vera Sartori.
Segundo ela, o primeiro passo é montar o cronograma da festa, levando em consideração o tipo de comemoração que a debutante quer ter. Controlar os horários de cada fase do cerimonial não é tarefa fácil, então vale a pena contratar uma assessoria especializada para ajudar a organizar tudo. Assim, sua família pode curtir tudo com tranquilidade.
As debutantes com o orçamento mais enxuto devem deixar essa tarefa nas mãos de algum profissional do próprio buffet ou mesmo com alguém da família. Essa pessoa ficará responsável por coordenar a valsa, as homenagens, o início da balada… Pense com cuidado e escolha alguém responsável e de confiança.
Para montar o cronograma da festa, calcule o tempo que será utilizado em cada etapa – a dança, as homenagens e os parabéns devem ter sua duração cronometrada. Isso é importante porque a pista de dança tem que ser aberta para os convidados por volta da meia-noite.
A Vera disse ainda que é importante reservar mais ou menos 1h30 para o jantar – se houver – e que os horários pré-definidos não podem ser ultrapassados. “Imprevistos acontecem, mas devemos sempre tentar estabelecer uma meta. Por isso, é importante conversar com todos os fornecedores antes da data do evento e checar o cronograma da festa principalmente com a equipe do buffet e da banda / DJ. Isso evita atrasos e deixa a festa mais organizada e dinâmica.”
Normalmente, a debutante recebe os convidados na festa e deixa o salão por volta das 22h para fazer a troca do vestido. A entrada triunfal da aniversariante marca o início do cerimonial. “Algumas debutantes preferemencontrar o pai na pista, outras preferem entrar no salão na companhia do pai. Em ambos os casos, a valsa deve ter início logo na entrada da aniversariante na festa”, explicou Vera.
Após a valsa começam as homenagens. Para evitar surpresas, avise suas amigas que haverá uma pessoa responsável pelo cronograma da festa. Com delicadeza, deixe claro que o cerimonial será cronometrado e que as homenagens não podem ultrapassar 10min. Por mais que sejam superemocionantes, discursos longos podem acabar com o clima da festa e deixá-la chata e cansativa.
O corte do bolo e a canção dos parabéns devem ser iniciados após todo o cerimonial e duram apenas alguns minutos. “Costumo dar inicio aos parabéns na sequência de todos os protocolos, depois do coquetel ou próximo da meia-noite. Assim, abrimos a pista de dança logo em seguida”, explicou Vera.
Se estiver planejando muitas homenagens ou uma dança especial, por exemplo, não se esqueça de começar ainda mais cedo o cerimonial, para não comprometer a duração da festa. A parte da balada é a mais esperada pelos convidados e deve ganhar destaque especial na programação.
1° FestaNeja
Sábado, pela primeira vez no restaurante Cantina Goiana, aconteceu 1° FestaNeja. Casa lotada com a presença de muita gente bonita e super badalada. A Dupla Junior e Carlinho animaram a galera que não quiseram ficar fora dos cliques.
Festival da Melancia – Xapuri
No final de semana passado, aconteceu pela primeira vez em Xapuri, o Festival da Melancia. Durante o dia com todo o calor de 40 graus, a galera aproveitou e foi curtir a praia.
No Domingo, período da tarde, o Cantor Wanderley Andrade com toda sua energia agitou a galera. A cidade ficou bastante movimentada no final de semana e o Alto Acre esteve lá.
Leleks
Diretamente do Rio de Janeiro, os Leleks no Guaritas. Adquira seu ingresso!
Eleita nova Miss Acre 2013
Raissa Campelo – 25 anos • 1,77 m de altura.
O concurso de beleza mais importante do país será realizado no dia 28 de setembro no Minascentro, em Belo Horizonte, com transmissão exclusiva da Band.
9ª Sextaneja no palhoça
Nesta Sexta-Feira, acontece a 9ª Sextaneja no palhoça. Se eu fosse você não ficara fora dessa!
Comentários
Acre
Rio Branco Segue em Frente: 100 Dias de Trabalho e a Força da Continuidade
Os primeiros meses do segundo mandato confirmam o acerto da população ao apostar na reeleição e mostram que planejamento, compromisso e gestão responsável fazem a diferença no presente e constroem um futuro melhor para todos
Por Tião Bocalom
É com imensa satisfação que compartilho com a população de Rio Branco os resultados dos primeiros 100 dias do nosso segundo mandato à frente da Prefeitura da capital de todos os acreanos.
Este novo ciclo representa a continuidade de um projeto que começou em 2021 e que, com o apoio popular renovado nas urnas em 2024, está nos permitindo acelerar obras, ampliar serviços e enfrentar com responsabilidade os desafios que a nossa cidade impõe.
A reeleição foi, acima de tudo, a confirmação de que os avanços conquistados no primeiro mandato — apesar dos dois anos de pandemia, do “fique em casa”, das quatro alagações, do desmoronamento das duas estações de captação de água e de muitos outros acontecimentos — foram reconhecidos pela população.
Foi nesse período que colocamos de pé programas estruturantes como o Recupera Rio Branco e o Asfalta Rio Branco, que recuperaram e pavimentaram mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas em todas as regionais da cidade, mudando a realidade de centenas de comunidades que antes viviam na poeira ou na lama.
Complementarmente, executamos o projeto de recuperação de ruas com um robusto serviço de tapa-buracos, garantindo a manutenção contínua da malha viária urbana.
Na zona rural, criamos o programa Ramais da Dignidade, que já recuperou mais de 1.500 quilômetros de estradas vicinais, construiu e recuperou mais de 70 pontes e implantou mais de 600 bueiros de PVC, garantindo acesso, dignidade e escoamento da produção agrícola.
Investimos na iluminação pública com 100% da cidade agora atendida por lâmpadas de LED, transformando a paisagem urbana e trazendo mais segurança aos moradores.
Não podemos deixar de lembrar os momentos difíceis, como as cheias do Rio Acre e dos igarapés em 2023, que provocaram o maior desastre da história recente, com alagamentos em diversos bairros.
Foram períodos desafiadores, mas que enfrentamos com trabalho, determinação, coragem e solidariedade.

O prefeito Tião Bocalom declarou que a compra não termina completamente com o problema da distribuição de água na capital/Foto: ContilNet
Estivemos nas ruas, nos abrigos, ao lado das famílias atingidas, mobilizando toda a estrutura do município para prestar socorro e iniciar o mais rápido possível a recuperação das áreas afetadas — inclusive, pela primeira vez na história, com a reposição de móveis e eletrodomésticos às famílias que perderam tudo, além do apoio oferecido aos pequenos empreendedores.
Agora, nestes primeiros 100 dias do segundo mandato, continuamos atuando firmemente na reconstrução e na prevenção.
A educação sempre foi prioridade. No primeiro mandato, entregamos tablets e uniformes aos alunos, notebooks aos professores, climatizamos todas as escolas e creches municipais e fizemos Rio Branco avançar no IDEB, conquistando um dos melhores desempenhos entre as capitais brasileiras. Também garantimos o pagamento do piso nacional dos professores e investimos na valorização dos servidores.
Neste início de novo mandato, iniciamos a construção de duas novas creches: uma no bairro Defesa Civil e outra na Vila Acre, ambas com obras aceleradas e capacidade para atender mais de 600 crianças com estruturas modernas, acessíveis e seguras.
Avançamos ainda com projetos de novas escolas e seguimos investindo em formação, equipamentos e infraestrutura.
Outro eixo que temos orgulho em destacar é o da tecnologia. Ainda no primeiro mandato, lançamos o TecJovem, que colocou nossos jovens no caminho da inovação, promovendo capacitação tecnológica e inclusão digital.
Agora, nesses primeiros 100 dias, avançamos com o programa Conecta Rio Branco, que está levando Wi-Fi gratuito a praças e espaços públicos, ampliando o acesso à informação e fortalecendo o aprendizado fora da sala de aula.
Na saúde, além da reestruturação da rede básica, da regularização do fornecimento de medicamentos e do atendimento humanizado, iniciamos a construção de sete novas unidades de saúde e continuamos reformando as antigas.
Também estamos investindo em ações de prevenção, saúde mental e programas de atenção às comunidades mais vulneráveis.
A segurança pública, mesmo não sendo responsabilidade direta do município, tem recebido investimentos importantes da nossa gestão. Instalamos mais de 300 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, em parceria com a Polícia Militar, ampliando a vigilância, a prevenção e a capacidade de resposta às ocorrências. Essa é uma política permanente e planejada, que segue avançando.
Na mobilidade urbana, estamos tocando importantes obras estruturantes. Entregamos o Elevado Beth Bocalom, o primeiro viaduto da história do Acre — uma obra emblemática que desafogou o trânsito na Estrada Dias Martins e marcou um novo tempo na infraestrutura viária de nossa capital. O Viaduto Mamedio Bittar, na Avenida Ceará, já está com mais de 40% das obras executadas.

Nomes como Nabiha Bestene, ex-secretária de Educação, e Neiva Tessinari, que chefiava a Secretaria de Planejamento, não aparecem na nova composição da equipe.
Concluímos a nova passarela entre os bairros Ayrton Senna e Aeroporto Velho, entregamos a tão aguardada Ponte do Judia, que beneficiou diretamente 23 bairros e que há mais de 25 anos era prometida, e seguimos com a construção do Mercado Elias Mansour, que será devolvido à população como símbolo do centro histórico e da força do comércio local.
Além disso, estamos concluindo a construção do Polo Agroindustrial de Rio Branco, próximo ao Ceasa, e da Fábrica de Leite de Soja, que vai produzir até 8 mil litros por dia, fortalecendo a segurança alimentar e gerando novas oportunidades de emprego e renda.
Cada uma dessas ações só é possível graças à confiança que os rio-branquenses depositaram na continuidade do nosso trabalho.

Screenshot
O que estamos colhendo agora é fruto do planejamento, da seriedade e do compromisso assumido lá atrás.
Continuamos cuidando da cidade e do campo com zelo, investindo de forma responsável e transparente, com os pés no chão e o olhar no futuro.
Ao completar 100 dias deste segundo mandato, reforço que todas essas conquistas não são apenas números ou obras; elas representam a vida das pessoas melhorando de verdade.
O desenvolvimento está chegando às ruas, aos bairros, às comunidades rurais.
Nossa cidade está a cada dia mais limpa, acolhedora e próspera. E é com essa mesma energia que vamos seguir adiante, honrando cada voto de confiança que recebi e trabalhando todos os dias para que Rio Branco seja, cada vez mais, uma cidade digna dos sonhos de sua gente!
Tião Bocalom
Prefeito de Rio Branco
Presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC)
⸻
Comentários
Acre
Prefeitura entrega kits para horta e beneficia 20 famílias no Polo Agroflorestal da Estrada Velha
A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou a entrega de 20 kits para hortas no Polo Agroflorestal da Estrada Velha, beneficiando famílias associadas à produção agrícola local no ramo de hortaliças. Cada kit é composto por:
✔ 1 caixa d’água de mil litros
✔ 1 rolo de lona apropriada para cobertura de horta.
✔ 100 metros de mangueira
✔ Fio elétrico.
A ação visa fortalecer a agricultura familiar, aumentando a produção de hortaliças e melhorando a renda das famílias.
Estiveram no evento:
Sérgio Mesquita, vice-prefeito – José Antônio (Nego), secretário de Agricultura –
Devanir Ramiro Vieira, presidente da Associação do Polo Agroflorestal,
Moradores beneficiados.
Devanir Ramiro, representando a comunidade, agradeceu a iniciativa:
“Esses kits chegaram em boa hora! Vão permitir que 20 famílias aumentem sua produção de hortaliças. Em nome de todos, nosso muito obrigado ao prefeito, ao vice-prefeito e ao secretário Nego.”
O vice-prefeito Sérgio Mesquita destacou a satisfação em apoiar a comunidade: “É uma alegria poder contribuir com o fortalecimento da produção local, gerando mais oportunidades e melhorando a qualidade de vida dessas famílias.” *
O Secretário Nego, por sua vez, afirmou que essa ação reforça o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento rural sustentável e o apoio à agricultura familiar.
Comentários
Acre
Encadear Summit reúne empresários do setor de supermercados de Rio Branco no Sebrae
Evento promoveu conexões estratégicas para fortalecer negócios e fomentar a inovação no setor
Na quinta-feira (10), o Sebrae sediou o Encadear Summit – Rede de Supermercados, evento que visa criar oportunidades e gerar valor tanto para pequenas quanto para grandes empresas, além de promover um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável. O encontro, realizado na sede da instituição na capital, contou com a parceria da Associação das Redes de Supermercados de Rio Branco (ASAS).
O diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, destacou a importância da cadeia produtiva na geração de empregos e renda para o estado, afirmando que o evento foi uma oportunidade única para fortalecer a economia local e regional. “A nossa missão é trabalhar em prol dos pequenos negócios, por isso fazemos esse trabalho de encadeamento, que é buscar os grandes para chegar aos pequenos”, afirmou.
Segundo Adem Araújo, presidente da ASAS, o Encadear Summit representou a oportunidade de estreitar conexões e promover um ambiente de negócios mais competitivo e inovador. “Nesse momento, podemos melhorar a parceria com os nossos fornecedores para que possamos desenvolvê-los e ter produtos com mais qualidade”, declarou.
O evento reuniu empresários das redes de supermercados Arasuper, Mercale e Hiper Kometa, e contou com palestras como a do especialista do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria, sobre “Cases de Sucesso no Brasil”, e do consultor master Rogério Della Fávera, com o tema“Supermercado e Seus Fornecedores: Parceria Estratégica que Gera Valor”. Além disso, foi realizada uma mesa-redonda sobre “Desafios e Oportunidades”, em que os empresários debateram abertamente os principais desafios enfrentados e as oportunidades de crescimento no setor.
O encontro é uma ação do projeto Conexão Corporativa – Rede de Supermercados do Sebrae. Para a gestora do projeto, Maysa Bezerra, o evento demonstrou como as conexões certas podem gerar resultados duradouros. “Apresentamos oportunidades reais de transformação por meio da troca de experiências, do acesso a especialistas e da construção de soluções personalizadas para os desafios dos negócios”, concluiu a gestora.
Você precisa fazer login para comentar.