Acre
8 anos fechado: Reabertura de museu em Cruzeiro do Sul está prevista para o início de 2024, diz FEM
De acordo com o presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kimpara, a contratação de nova empresa deve ser aberta em outubro e a previsão é que a revitalização seja concluída até fevereiro. Espaço está fechado desde 2015, e está deteriorado.

Museu fica localizado no Centro de Cruzeiro do Sul, próximo à Catedral Nossa Senhora da Glória — Foto: Weslei Lima/Arquivo pessoal
Após matéria do g1 mostrando o abandono do Museu e Memorial José Augusto, em Cruzeiro do Sul, que esta fechado há 8 anos, a Fundação Elias Mansour (FEM) informou que a previsão para reabertura do local é no início do ano que vem.
Fechado desde 2015, o museu teve a reforma iniciada em 2021 com recursos do Banco Mundial. Orçada em R$ 436 mil, a obra prevê a troca da cobertura, do piso, e melhorias em impermeabilizações e funcionalidade dos dois ambientes. A reforma estava prevista para ser concluída em novembro daquele ano.
Na reportagem, publicada no último dia 21, a FEM chegou a dizer que não teria novo prazo para reabertura, porém, nesta terça-feira (26), Minoru Kimpara, presidente da fundação, disse que a nova licitação será aberta no mês de outubro, e a expectativa da FEM é de que trabalhos intensos nos meses restantes de 2023 permitam a conclusão da reforma até fevereiro.
“Eu acredito que nesse próximo mês, de outubro, a gente já tenha a licitação pronta e já com a ordem de serviço para ser dada. Acredito que no mais tardar no início do ano, lá para janeiro e fevereiro, a gente entregue, porque vai levar um tempo. Faz a licitação agora em outubro, a ordem de serviço, e teremos novembro, dezembro, janeiro, acho que uns três a quatro meses com a empresa trabalhando de maneira firme, a gente vai devolver aquele patrimônio para o povo cruzeirense”, ressaltou.
O museu está fechado desde 2015, e vem se deteriorando. Em 2021, foi anunciada uma reforma, que foi interrompida. O chefe do patrimônio do estado, Italo Facundes, disse ao g1 na última quarta-feira (21) que foi preciso encerrar a licitação anterior após ser verificado que a empresa anterior não estava prestando um serviço adequado.
Kimpara acrescentou que foram detectados problemas na reconstrução do piso e também dos palcos. Porém, segundo o presidente da FEM, será possível aproveitar parte do trabalho que já havia sido feito, e a reforma não vai ter que reiniciar completamente.
O gestor também ressaltou que a reabertura do museu será mais um passo na revitalização de espaços culturais do estado, como o Museu dos Povos Acreanos, inaugurado em agosto, além do Museu da Borracha, entregue recentemente, Café do Teatro, entre outros. Kimpara afirma que os próximos objetivos são reabrir o museu na Casa de Chico Mendes, em Xapuri, e revitalizar o Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco.
“A gente tem entregue um espaço por mês, praticamente. Nós estamos há nove meses, e a gente já conseguiu recuperar praticamente entregar esses espaços, a própria Biblioteca em Cruzeiro do Sul, Padre Trindade, a gente passou por um processo de revitalização. A Biblioteca Pública aqui em Rio Branco também. E nós estamos também com o processo lá na secretaria de obras também da Biblioteca da Floresta, o Teatro Plácido de Castro. A gente precisa fazer isso, porque isso é quando a gente cuida do patrimônio público e a gente está demonstrando respeito à história e a cultura da nossa população”, finalizou.
Comentários
Acre
Caminhoneiro alerta sobre trecho da BR-364 que cedeu 2 metros por erosão entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul
Imagens registrada nesta quarta (22) mostra risco de desbarrancamento; falta de sinalização aumenta perigo para motoristas à noite

Muitos motoristas têm usado o acostamento para desviar de buracos na pista, prática que se torna ainda mais perigosa com a erosão avançada. Foto: captada
O caminhoneiro Felipe Araújo, conhecido como “De Menor”, registrou imagens e publicou em suas redes sociais alertando o sinistro nesta quarta-feira, dia 22, mostrando um trecho da BR-364 que cedeu cerca de dois metros devido à erosão nos bueiros, a aproximadamente 25 km de Tarauacá, no sentido para Cruzeiro do Sul. Segundo ele, o desbarrancamento ocorreu de terça para quarta e pode piorar, com risco de interdição da rodovia.
Felipe destaca a falta de sinalização no local, o que aumenta o perigo principalmente para quem trafega à noite e não conhece a região. A manutenção do trecho é de responsabilidade da empresa LCM, contratada pelo DNIT. O caminhoneiro pede providências urgentes, ao menos com a instalação de sinalização temporária.

Caminhoneiro registrou imagens do desbarrancamento de 2 metros entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul; ausência de sinalização aumenta risco de acidentes noturnos. Foto: captada
As imagens tem circulado entre motoristas, principalmente caminhoneiros, que costumam usar o acostamento para desviar de buracos na pista. A reportagem entrou em contato com o DNIT e aguarda posicionamento sobre intervenções no local.

A manutenção do trecho é responsabilidade da empresa LCM, contratada pelo DNIT. Foto: captada
Comentários
Acre
Conselho Estadual de Saúde suspende chamamento público para gestão do Hospital Raimundo Chaar
De acordo com a deliberação, o chamamento público foi instaurado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) sem a prévia disponibilização ao Conselho das justificativas técnicas

O Conselho Estadual de Saúde reafirmou que qualquer mudança no modelo de gestão de serviços públicos de saúde, especialmente em hospitais estratégicos para a população acreana. Foto: captada
O Conselho Estadual de Saúde do Acre (CES/AC) decidiu, na última terça-feira (21), suspender o Chamamento Público nº 005/2025 da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que visava selecionar uma Organização Social de Saúde (OSS) para gerenciar o Hospital de Clínicas do alto Acre Raimundo Chaar, em Brasiléia. A deliberação foi tomada durante a 17ª Reunião Ordinária do conselho.
A decisão foi tomada durante a 17ª Reunião Ordinária do CES, realizada no exercício de suas competências legais e regimentais, conforme previsto nas Leis Federais nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990, além da Lei Complementar Estadual nº 263/2013. O Conselho atua como instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a deliberação, o chamamento público foi instaurado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) sem a prévia disponibilização ao Conselho das justificativas técnicas, estudos, processos administrativos e demais documentos que embasaram a decisão de alterar o modelo de gestão da unidade hospitalar.
Diante disso, o CES/AC determinou que a suspensão do chamamento permaneça em vigor até que todo o conjunto documental seja apresentado, garantindo ao colegiado a análise detalhada das justificativas técnicas e legais que fundamentam o processo, além de outros documentos que o Conselho julgue necessários.

O CES/AC determinou que a suspensão do chamamento permaneça em vigor até que todo o conjunto documental seja apresentado. Foto: captada
Em nota oficial, o Conselho Estadual de Saúde reafirmou que qualquer mudança no modelo de gestão de serviços públicos de saúde, especialmente em hospitais estratégicos para a população acreana, deve obedecer rigorosamente aos princípios da legalidade, transparência, publicidade e participação social, conforme estabelece a Constituição Federal e a legislação do SUS.
O CES/AC destacou ainda que o controle social é elemento essencial para assegurar decisões responsáveis, democráticas e alinhadas ao interesse público no âmbito da saúde.
Veja nota:

Comentários
Acre
Acre tem dois feriados seguidos nesta quinta (22) e sexta (23) com Dia do Católico e Dia do Evangélico
Transferência do feriado estadual criou um longo final de semana; serviços públicos não essenciais estão fechados, mas emergências funcionam normalmente

O Dia do Católico, criado em 2016, celebra as tradições e fortalece a identidade e os laços comunitários da comunidade. A data se torna mais do que um feriado, é um convite à reflexão sobre a fé. Foto: Marcus José
O Acre tem dois feriados estaduais seguidos nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) — Dia do Católico (transferido de terça, 20) e Dia do Evangélico —, formando um fim de semana prolongado. Serviços públicos não essenciais, como repartições estaduais e municipais, estão fechados, mas unidades de saúde de urgência e delegacias de polícia funcionam em regime normal.
O Dia do Evangélico é feriado desde 2004, por lei sancionada pelo ex-governador Jorge Viana. Já o Dia do Católico foi instituído em 2016, durante o governo Tião Viana, e comemorado originalmente em 20 de janeiro. A transferência para esta quinta permitiu um recesso mais longo.
Serviços administrativos de prefeituras seguem o ponto facultativo estadual, mas UPAs, pronto-socorro, Defla e Deam estão abertos. O comércio pode funcionar, a depender de acordos municipais e decisão de cada estabelecimento.

Serviços públicos não essenciais estão fechados, mas unidades de saúde de urgência e delegacias funcionam normalmente. Os feriados, transferidos para dias consecutivos, formam um fim de semana prolongado no estado.
OCA e Detran
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) e a Organização em Centrais de Atendimento (OCA) não vão funcionar. O expediente retorna normalmente na segunda (26).
Demais serviços públicos
Estado: o serviço público estadual terá feriado prolongado na quinta e sexta
Capital: o serviço público municipal segue o calendário do estado
Correios
As agências dos Correios não funcionam e voltam ao atendimento normalmente na segunda-feira (26).
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os atendimentos também serão suspensos nesta quinta (22) e sexta-feira (23). As agências voltam a abrir na segunda (26).
Judiciário e Ministério Público
O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) segue o feriado forense e só retorna na segunda-feira (26), assim como o Ministério Público (MP-AC).
Shopping
O funcionamento continua normalmente no shopping da capital, com o cinema abrindo de acordo com a programação de filmes da semana.
Comércio
O comércio no Acre pode funcionar durante os feriados estaduais do Dia do Católico (quinta, 22) e Dia do Evangélico (sexta, 23), mas a decisão depende de acordos municipais e da escolha de cada estabelecimento. A lei que institui os feriados não proíbe a abertura do comércio, deixando a critério dos empresários.
Em geral, shoppings e grandes redes costumam funcionar, enquanto pequenos comércios podem optar por fechar. Recomenda-se que consumidores verifiquem antecipadamente o funcionamento das lojas, especialmente em cidades do interior, onde as normas municipais podem variar.

Por se tratar de ponto facultativo, a tendência é de que os comerciantes funcionem normalmente, mas operando em regime especial, conforme os horários de cada estabelecimento. Foto: captada
Pontos Turísticos
- Parque Ambiental Chico Mendes
A administração do espaço informou que irá abrir normalmente no feriado prolongado. Sendo que o único dia que o parque não abre, é nas segundas-feiras.
Biblioteca Pública
A Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos segue o calendário estadual e ficará fechada durante o feriado. O espaço retoma as atividades na segunda (26).
Hemoacre
O Hemoacre abre normalmente, das 7h às 18h, sem pausa para o almoço.

Com espaço ampliado, governo do Acre inaugurou nova sede do Hemonúcleo de Brasileia, no hospital regional do Alto acre Raimundo Chaar. Foto: captada

Você precisa fazer login para comentar.