Acre
8 anos fechado: Reabertura de museu em Cruzeiro do Sul está prevista para o início de 2024, diz FEM
De acordo com o presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kimpara, a contratação de nova empresa deve ser aberta em outubro e a previsão é que a revitalização seja concluída até fevereiro. Espaço está fechado desde 2015, e está deteriorado.

Museu fica localizado no Centro de Cruzeiro do Sul, próximo à Catedral Nossa Senhora da Glória — Foto: Weslei Lima/Arquivo pessoal
Após matéria do g1 mostrando o abandono do Museu e Memorial José Augusto, em Cruzeiro do Sul, que esta fechado há 8 anos, a Fundação Elias Mansour (FEM) informou que a previsão para reabertura do local é no início do ano que vem.
Fechado desde 2015, o museu teve a reforma iniciada em 2021 com recursos do Banco Mundial. Orçada em R$ 436 mil, a obra prevê a troca da cobertura, do piso, e melhorias em impermeabilizações e funcionalidade dos dois ambientes. A reforma estava prevista para ser concluída em novembro daquele ano.
Na reportagem, publicada no último dia 21, a FEM chegou a dizer que não teria novo prazo para reabertura, porém, nesta terça-feira (26), Minoru Kimpara, presidente da fundação, disse que a nova licitação será aberta no mês de outubro, e a expectativa da FEM é de que trabalhos intensos nos meses restantes de 2023 permitam a conclusão da reforma até fevereiro.
“Eu acredito que nesse próximo mês, de outubro, a gente já tenha a licitação pronta e já com a ordem de serviço para ser dada. Acredito que no mais tardar no início do ano, lá para janeiro e fevereiro, a gente entregue, porque vai levar um tempo. Faz a licitação agora em outubro, a ordem de serviço, e teremos novembro, dezembro, janeiro, acho que uns três a quatro meses com a empresa trabalhando de maneira firme, a gente vai devolver aquele patrimônio para o povo cruzeirense”, ressaltou.
O museu está fechado desde 2015, e vem se deteriorando. Em 2021, foi anunciada uma reforma, que foi interrompida. O chefe do patrimônio do estado, Italo Facundes, disse ao g1 na última quarta-feira (21) que foi preciso encerrar a licitação anterior após ser verificado que a empresa anterior não estava prestando um serviço adequado.
Kimpara acrescentou que foram detectados problemas na reconstrução do piso e também dos palcos. Porém, segundo o presidente da FEM, será possível aproveitar parte do trabalho que já havia sido feito, e a reforma não vai ter que reiniciar completamente.
O gestor também ressaltou que a reabertura do museu será mais um passo na revitalização de espaços culturais do estado, como o Museu dos Povos Acreanos, inaugurado em agosto, além do Museu da Borracha, entregue recentemente, Café do Teatro, entre outros. Kimpara afirma que os próximos objetivos são reabrir o museu na Casa de Chico Mendes, em Xapuri, e revitalizar o Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco.
“A gente tem entregue um espaço por mês, praticamente. Nós estamos há nove meses, e a gente já conseguiu recuperar praticamente entregar esses espaços, a própria Biblioteca em Cruzeiro do Sul, Padre Trindade, a gente passou por um processo de revitalização. A Biblioteca Pública aqui em Rio Branco também. E nós estamos também com o processo lá na secretaria de obras também da Biblioteca da Floresta, o Teatro Plácido de Castro. A gente precisa fazer isso, porque isso é quando a gente cuida do patrimônio público e a gente está demonstrando respeito à história e a cultura da nossa população”, finalizou.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)
Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida
O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).
O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.
— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.






Você precisa fazer login para comentar.