Cotidiano
7ª Sessão Ordinária Do 1º Ano Legislativo Da 16ª Legislatura
A participação ativa dos parlamentares reforçou o compromisso com o debate democrático e a transparência das ações legislativas

Na sétima sessão ordinária realizada nesta terça-feira (18), os parlamentares se reuniram para dar continuidade aos trabalhos legislativos. A sessão teve início com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, registrando os principais debates e decisões tomadas na ocasião.
Com a ata aprovada, foi aberto o grande expediente, momento dedicado às manifestações pessoais dos parlamentares. Durante essa fase da sessão, os representantes tiveram a oportunidade de apresentar discursos, expor temas relevantes para a comunidade e discutir propostas que poderão impactar de forma positiva a população.
Além disso, assuntos de interesse público foram abordados, incluindo demandas locais e projetos em tramitação. A participação ativa dos parlamentares reforçou o compromisso com o debate democrático e a transparência das ações legislativas.
A sessão seguiu conforme o regimento interno, garantindo espaço para o debate e a apresentação de requerimentos e indicações.

Vereador Beto Dantas (PT), iniciou o seu pronunciamento cumprimentando a todos que estavam presente nesta sessão.
Apresentou as seguintes indicações:
1º Que o Governo do Estado reestabeleça o funcionamento da Delegacia de Brasiléia;
2º Que a Secretaria de Obras realize manutenção nos pontos críticos do ramal do KM 59 próximo ao Sr. Narciso;
3º Que a Secretaria de Obras realize manutenção nos pontos críticos do ramal do Porongaba;
4º Que a Secretaria de Obras realize a limpeza e manutenção da na rua 12 de Outubro e dos prédios públicos desta rua;

VEREADOR DJAHILSON AMÉRICO (REPUBLICANOS), O Vereador inicio agradecendo a presença de todos os presente.
Apresentou a seguinte Indicação:
1º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia envie para essa casa a Minuta de Lei da Defesa Civil;
2º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia envie para essa casa a atualização da Lei de Beneficio Eventuais;
3º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia via Secretaria de Obras adquira coletes refletivos para os funcionários que realizam o trabalho de coleta de lixo;

VEREADOR ZEMAR (PL), Iniciou o seu discurso, saudando a todos os presentes, agradeceu a presença da sua esposa e demais presentes.
Apresentou as seguintes Indicações:
1ª Que a Secretaria de Municipal de Agricultura, disponibilize uma maquina de pelar arroz, para a comunidade Boa Vista do Rio do Ouro, no Ramal do KM 59;
2ª Que o DERACRE prorrogue de 3 meses para 1 ano, o contrato de cessão da caçamba e da maquina, que estão a disposição da Secretaria de Obras;
3º Que a Secretaria de Obras realize manutenção nos pontos críticos do ramal do KM 59 próximo ao Anacleto;
4º Que a Secretaria de Estado de Educação, via Núcleo de educação de Brasiléia venha ajustar, suprindo o quadro de professores da escola Graça Rocha;
5º Que a Secretaria de Obras realize manutenção e limpeza da Rua Jose Meireles, no Bairro José Moreira;
6º Que a Secretaria de Obras realize manutenção nos pontos críticos do ramal do KM 84, conhecido Ramal Arraial dos Burros;

VEREADOR LEONIR FURTADO (PP), Iniciou cumprimentado a todos os presentes na sessão, servidores dessa casa e aos que acompanham pelas redes sociais.
1º Que o Governo do Estado, por meio do IDAF, venha rever as taxas cobradas pelo IDAF, visando diminuir os custos do criadores de gado;
2º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia via Secretaria de Obras realize a melhoria dos pontos críticos do Ramal da Linha 8 que é uma rota escolar;
3º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia via Secretaria de Obras realize melhorias no ramal do KM 75;
4º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia via Secretaria de Obras realize melhorias no ramal do KM 84, Santa Luzia e reparos da na ponte;
5º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia via Secretaria de Obras realize melhorias na ponte do ramal do Cajazeira, ramal de grande produção e rota escolar;

VEREADOR JORGE DA LAURA (UNIÃO BRASIL), O Vereador iniciou o seu pronunciamento cumprimentando o público presente;
Apresentou as seguintes Indicações:
1º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia via Secretaria de Educação realize uma obra de calçamento do espaço de recriação da Escola Municipal infantil Os Pastorinhos;
2º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia via Secretaria de Obras realize melhorias na Rua Antônio Almeida de Campos, Bairro Alberto Castro;
3º Que a Prefeitura Municipal de Brasiléia via Secretaria de Obras realize melhorias no Ramal do KM 75 na ponte do Igarapé Sindicato com urgência;

VEREADORA LUCELIA BORGES (PSD), A vereadora iniciou seu pronunciamento agradecendo a presença de todos, agradeceu e parabenizou o Secretário Josué por sempre atender aos Vereadores e as indicações aqui pronunciada.
Comentários
Cotidiano
Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).
Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.
Veja o formato completo do torneio
- 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
- 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
- 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
- 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
- 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
- Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
- Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
- Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
- Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais
Datas-base da Copa do Brasil 2026
- 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
- 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
- 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
- 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
- 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
- Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
- Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
- Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
- Final: 6 de dezembro – jogo único
Comentários
Cotidiano
Sequência de assaltos a residências deixa moradores em alerta em Plácido de Castro
Criminosos invadem casas, rendem famílias e roubam motocicletas em sequência de ataques na mesma noite
Comentários
Cotidiano
TCE-AC ratifica inexigibilidade de licitação para contratação de empresa por R$ 20 mil
A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação nº 5/2026 para a contratação da empresa Vocatus Economia e Finanças Ltda., no valor total de R$ 20 mil.
A decisão consta no Processo nº 999999.001080/2026-41 e foi publicada no Diário Eletrônico de Contas nesta segunda-feira (23).
De acordo com o ato, a contratação tem como objetivo a realização do treinamento intitulado “Complexidade Econômica e Complexidade Econômica Verde na Construção de um Ecossistema Produtivo Regional no Acre”.
A medida está fundamentada no artigo 74, inciso III, alínea “f”, da Lei nº 14.133/2021, que trata da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, permitindo a inexigibilidade de licitação em casos específicos previstos em lei.
O reconhecimento levou em consideração o Parecer Jurídico nº 59, constante nos autos do processo, que sugeriu a contratação direta da empresa, bem como a análise da documentação apresentada e o interesse da administração pública.

Você precisa fazer login para comentar.