Conecte-se conosco

Acre

Petecão é único político do Acre a participar de fórum dos governadores do Brasil central

Publicado

em

rondoniaO senador Sérgio Petecão (PSD) é o único político do Acre presente ao 6º Fórum de Governadores do Brasil Central, que acontece nesta sexta-feira (18), no município de Porto Velho (RO). O evento acontece no Palácio do Rio Madeira, sede do governo de Rondônia, tendo com pauta principal a discussão do consórcio sobre projetos na área de logística, entre os estados membros.

Participam do evento os governadores Marconi Perillo (Goiás), Reinaldo Azambuja (MS), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Pedro Taques (Mato Grosso), Marcelo Miranda (Tocantins) e Confúcio Moura (Rondônia).

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), preside a reunião. Ele foi eleito primeiro presidente do consórcio de governadores, conforme ficou estabelecido na última reunião do bloco, em Brasília, mês retrasado. Além de articular bem projetos em comum entre os estados, Perillo teria mais poder político na hora de negociar com o Governo Federal, segundo os seus colegas.

Na pauta desta sexta-feira, em Rondônia, a discussão de projetos de renovação e expansão da malha viária e aeroviária, criação de hidrovias, entre outras ações de infraestrutura e logística para desenvolvimento dos estados. No final haverá a eleição do secretário executivo e indicação de membros para ocupação dos demais cargos técnicos do consórcio, em sua última reunião do ano.

O senador Sérgio Petecão lamentou a ausência do governador do Acre, Tião Viana (PT), e disse que o Fórum não pode ser ignorado por nenhum governador da região. “Juntos, os governadores do Brasil central podem mais contra a crise. O Acre não pode ficar fora disso aqui”, afirmou.

Questionado sobre a participação do Acre, Marconi Perillo respondeu a empresários acreanos, ontem, enquanto palestrava no auditório da Federação da Indústria, que o convite será feito a Tião Viana, assim como ao governador do Amazonas, Jose Melo (Pros).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas

Publicado

em

Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do rio Acre em Rio Branco registrou uma elevação de quase três metros nas últimas 24 horas, reflexo direto do grande volume de chuvas que atingiu a capital acreana na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Municipal.

Conforme os boletins oficiais, às 5h da manhã de quarta-feira (17) o rio marcava 6,30 metros. Já no mesmo horário desta quinta-feira (18), o nível chegou a 9,05 metros, o que representa uma elevação aproximada de 2,75 metros em apenas um dia.

Apesar da subida significativa, o rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando continuamente o comportamento do manancial, principalmente diante da possibilidade de novas chuvas na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Publicado

em

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação

Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.

O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.

O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.

De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.

A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Comentários

Continue lendo