Acre
61 unidades devem reforçar frota de ônibus durante os domingos de Enem em Rio Branco, segundo RBTrans
Provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) ainda deve disponibilizar mais nove ônibus reservas que devem ficar em pontos estratégicos

No ano passado, o Enem teve mais de 23 mil inscritos no estado. A RBTrans não reforçou a frota nos nos dois domingos das provas. Ao todo, 52 ônibus circularam na capital acreana para o transporte dos candidatos
Nove ônibus devem ser adicionados a frota de 52 veículos que normalmente circula aos domingos, totalizand fazendo os trajetos durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em Rio Branco. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.
Conforme o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Benício Dias, além dos coletivos programados para circular, a empresa Ricco Transportes, deverá disponibilizar nove ônibus reservas, que devem ficar em pontos estratégicos caso seja necessário acioná-los.
Os veículos reservas devem estar a postos a partir das 7h, sendo três no Terminal Central, um no terminal de integração da Baixada, dois no terminal de integração do Tucumã/Universitário e três na garagem da operadora para serem usados caso haja aumento da demanda ou algum veículo precise ser substituído.
Segundo Dias, as provas acontecem em todas as regionais da cidade, “o que justifica a necessidade de reforço na frota do transporte coletivo”.
Confira como fica a divisão de veículos por linha nos dias de Enem
- Linha 101 – Santa Inês/ Recanto dos Buritis – 1 ônibus
- Linha 102 – Taquari/ Praia do Amapá – 1 ônibus
- Linha 103 – Santa Maria/ Vila Acre – 2 ônibus
- Linha 104 – Liberdade – 2 ônibus
- Linha 105 – Amapá – 1 ônibus
- Linha 106 – 6 de agosto – 1 ônibus
- Linha 108 – Polo Belo Jardim – 1 ônibus
- Linha 109 – Polo Benfica – 1 ônibus
- Linha 113 – Jacarandá – 1 ônibus
- Linha 114 – Ramal Bom Jesus – 1 ônibus
- Linha 115 – Ramal Castanheira – 1 ônibus
- Linha 116 – Cidade do povo/ Chico Mendes – 2 ônibus
- Linha 117 – Belo Jardim 1 e 2 – 1 ônibus
- Linha 201 – Tancredo Neves – 2 ônibus
- Linha 203 – Alto Alegre – 2 ônibus
- Linha 204 – Mocinha Magalhães – 2 ônibus
- Linha 205 – Irineu Serra – 1 ônibus
- Linha 301 – Sobral – 2 ônibus
- Linha 303 – Bahia/Carandá – 1 ônibus
- Linha 381 – Transacreana km 58/44/25 – 2 ônibus
- Linha 401 – Fundhacre – 1 ônibus
- Linha 404 – Calafate – 3 ônibus
- Linha 405 – Conjunto esperança/ Floresta – 1 ônibus
- Linha 406A – Jequitibá – 1 ônibus
- Linha 501 – Ufac/Via Avenida Ceará – 2 ônibus
- Linha 502 – Universitário – 2 ônibus
- Linha 523 – Jorge Calume/ T. Tucumã – 1 ônibus
- Linha 524 – Aeroporto/ Aquiles Peret – 1 ônibus
- Linha 701 – São Francisco/ Placas – 1 ônibus
- Linha 702A – Apolônio Sales/Mang./Apadeq – 1 ônibus
- Linha 703 – Wanderley Dantas/ Café Contri – 1 ônibus
- Linha 704 – São Francisco/ Incra– 1 ônibus
- Linha 705 – Quixadá – 1 ônibus
- Linha 706 – Panorama – 1 ônibus
- Linha 707 – Ifac/Universidades – 1 ônibus
- Linha 708 – Apolônio Sales/Altamira – 1 ônibus
- Linha 801 – Tropical/Via Cohab do Bosque – 1 ônibus
- Linha 803 – Manoel Julião – 1 ônibus
- Linha 901 – Ufac/Rodoviária – 1 ônibus
- Linha 902 – Ifac Universidades – 1 ônibus
O horário de funcionamento do transporte público não vai ser alterado, seguindo das 5h às 23h30. Não haverá gratuidade no transporte público para os candidatos do Enem, sendo mantida apenas para as pessoas que já possuem esse benefício.
No ano passado, o Enem teve mais de 23 mil inscritos no estado. A RBTrans não reforçou a frota nos nos dois domingos das provas. Ao todo, 52 ônibus circularam na capital acreana para o transporte dos candidatos.
Mais de 26 mil inscritos em 2024
O Acre recebeu 26.375 inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, segundo o Ministério da Educação (MEC). As provas serão aplicadas por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep.
Em comparação com o quantitativo de inscritos do ano passado, que correspondeu a 24.277 candidatos, o aumento foi de 8,6%.
Todos os 9.082 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública se inscreveram no exame, o que corresponde a 34% dos inscritos do total no estado. A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE-AC) confirmou que 100% desses alunos irão fazer a prova.
Horários (fuso do Acre)
- Portões abrem às: 10h
- Portões fecham às: 11h
- Prova começa às: 11h30
- Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 17h
- Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 16h30
O candidato só deixa o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Comentários
Acre
No Acre, líderes da direita se unem em protesto: “alicerce é a família”
Centenas de apoiadores da direita acreana participaram, neste domingo (1º), do ato público “Acorda Brasil”, realizado no Lago do Amor, em Rio Branco. O evento foi marcado por discursos contrários ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por manifestações de apoio ao senador Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República.
Entre as lideranças presentes estavam o prefeito Tião Bocalom (PL), o vice-prefeito Alysson Bestene (PP), o secretário municipal João Marcos Luz, além de vereadores e apoiadores do movimento.
Durante o discurso, o prefeito Tião Bocalom voltou a criticar o governo federal e defendeu a união da direita no Acre, nos moldes do que, segundo ele, já ocorre em outros estados.
“O povo devolveu os nove dedos. E de novo, só com nove dedos, está roubando mais do que qualquer outro que tenha dez dedos. E nós não podemos deixar isso continuar. Mas nós temos sim a nossa direita unida agora”, afirmou.
Bocalom também citou lideranças nacionais e defendeu alinhamento político no estado. “Fiquei feliz quando vi o palanque em São Paulo, com Romeu, Flávio Bolsonaro e outras lideranças discursando. Mostra que lá eles estão unidos e nós aqui precisamos nos unir também”, ressaltou.
O secretário municipal de Assistência Social e líder do movimento no Acre, João Marcos Luz, justificou a ausência do senador Márcio Bittar. “Os senadores foram chamados para o movimento em São Paulo”, explicou.
Luz também comentou sobre o cenário político nacional e pesquisas de opinião. “Depois daquela palhaçada, o Lula caiu 2%. O Flávio Bolsonaro vai ganhar a eleição e o senador Márcio Bittar também vai ganhar”, declarou.
Ele ainda mencionou a situação econômica do país. “Peço que tenhamos serenidade nesse momento. O governo com Lula apodreceu. Em apenas dois meses, a inflação aumentou quase 1%”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social e líder do movimento no Acre, João Marcos Luz, justificou a ausência do senador Márcio Bittar. “Os senadores foram chamados para o movimento em São Paulo”, explicou.
Luz também comentou sobre o cenário político nacional e pesquisas de opinião. “Depois daquela palhaçada, o Lula caiu 2%. O Flávio Bolsonaro vai ganhar a eleição e o senador Márcio Bittar também vai ganhar”, declarou.
Ele ainda mencionou a situação econômica do país. “Peço que tenhamos serenidade nesse momento. O governo com Lula apodreceu. Em apenas dois meses, a inflação aumentou quase 1%”, disse.
A primeira-dama da capital, Kelen Bocalom, destacou que o ato representa um chamado à mobilização popular. “É um chamamento de despertar. Precisamos lutar pela nossa liberdade e fazer isso com manifestação pacífica. Quem manda no Brasil é o povo”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira, também discursou durante o evento e defendeu a mobilização popular. “Temos que ir para as ruas e defender o Brasil. O alicerce é a família. Precisamos colocar pessoas que tenham compromisso com os princípios cristãos. O Brasil vinha no caminho certo e, com Lula, a roubalheira voltou com força total”, declarou.
Fotos: Jardy Lopes
Comentários
Acre
Secretaria de Estado da Mulher celebra três anos de atuação com avanços históricos no Acre
Implementada em março de 2023, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) completa três anos de atuação consolidando uma política pública estruturada, presente nos 22 municípios do Acre e voltada à proteção, acolhimento e fortalecimento da autonomia das mulheres acreanas.

Ao longo desse período, a Secretaria ampliou a rede de atendimento, interiorizou serviços essenciais e desenvolveu programas estratégicos que garantem acompanhamento psicológico, jurídico e social às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Um dos principais marcos da gestão é o fortalecimento do atendimento itinerante por meio do Ônibus Lilás, que percorreu municípios e comunidades levando suporte especializado às regiões mais distantes da capital. A iniciativa representa um avanço significativo na descentralização dos serviços e no enfrentamento à violência de forma mais próxima da realidade de cada território.

A política de interiorização também ganhou força com a implantação de Centros de Referência exclusivos para atendimento à mulher e Centro Especializado de Atendimento à Mulher. Com a criação da Secretaria, o Acre tornou-se o primeiro estado da Região Norte a inaugurar um local desse porte. Atualmente, o estado conta com unidades de centros de referência exclusivos para atendimento à mulher em Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia; E com um Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Sena Madureira, ampliando o acesso ao acolhimento humanizado e ao acompanhamento multidisciplinar fora da capital.

No eixo da prevenção e conscientização, a SEMULHER desenvolveu iniciativas como o programa “Zona Segura”, que mobilizou bares, restaurantes e casas noturnas, promovendo capacitações e fixação de materiais informativos para orientar sobre como agir em casos de violência. Já o programa “Papo de Homem” levou debates e reflexões sobre cultura machista e violência de gênero a servidores públicos e homens em privação de liberdade, contribuindo para a transformação de comportamentos.
A Secretaria também avançou na inclusão e no respeito à diversidade com o programa “Sou a Travesti, Existo”, fortalecendo a visibilidade e a garantia de direitos de mulheres LBTs nas políticas públicas. Outro avanço importante foi a criação da cartilha da Lei Maria da Penha traduzida para línguas indígenas, ampliando o acesso à informação às mulheres dos povos originários.

Entre as ações voltadas ao enfrentamento direto da violência, destacam-se o programa “Não se Cale”, que intensificou o combate ao assédio nas instituições, promovendo orientação e canais de denúncia, e o “Mulheres Recomeçando”, que oferece apoio psicossocial, grupos reflexivos e oportunidades para reconstrução da autonomia de mulheres que já sofreram violência.
Com foco na independência financeira, o programa “Impacta Mulher” passou a ofertar cursos profissionalizantes para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica, fortalecendo a geração de renda e a reconstrução de projetos de vida.

Para a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, a consolidação da política pública representa um avanço histórico para o Acre e é resultado direto do compromisso da atual gestão estadual com a defesa das mulheres.
“Ao completarmos três anos, reafirmamos que a política para as mulheres no Acre é permanente, estruturada e está presente em todos os territórios. Esse trabalho é fruto da determinação e do compromisso do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, que nos orientam de forma constante a ampliar a rede de proteção e fortalecer ações concretas de enfrentamento à violência. A proteção às mulheres é uma prioridade da gestão, com investimento, estrutura e presença no interior do estado. Trabalhamos para salvar vidas, fortalecer autonomias e garantir dignidade. Seguiremos avançando, com responsabilidade e sensibilidade, para que cada mulher acreana se sinta acolhida, protegida e respeitada”, destacou a gestora.

Em três anos, a Secretaria de Estado da Mulher consolidou uma política pública abrangente e integrada, fortalecendo a rede de proteção, ampliando o acesso aos serviços e reafirmando o compromisso do governo do Estado com o enfrentamento à violência e a promoção dos direitos das mulheres.
The post Secretaria de Estado da Mulher celebra três anos de atuação com avanços históricos no Acre appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Acre inicia 2026 com salto nas exportações e Brasileia assume liderança no ranking estadual
Por Marky Brito e Joquebede Oliveira*
O Acre abriu o ano de 2026 consolidando sua posição como um importante player no comércio internacional da Amazônia Sul-Ocidental. Segundo dados do mais recente Boletim de Comércio Exterior, divulgado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), as exportações do estado atingiram US$ 9,10 milhões em janeiro, demonstrando um crescimento de 11,7% em relação ao mês anterior. O resultado garantiu um superávit comercial de US$ 8,69 milhões, uma vez que as importações recuaram 42% no mesmo período.
Esse desempenho positivo é a continuidade de um ano histórico: em 2025, o Acre bateu recordes ao exportar US$ 98,90 milhões, valor 13,3% superior ao de 2024. A estrutura econômica atual, baseada em produtos do agronegócio e extrativismo, bem como a abertura constante de novos mercados, têm permitido ao estado manter saldos positivos ininterruptos, vendendo para o mundo muito mais do que compra.
A pauta de exportações de janeiro foi dominada pela carne bovina, que representou 47,7% das vendas (US$ 4,34 milhões). No entanto, a grande notícia do mês foi a forte recuperação da castanha-do-brasil, que, em função do período da safra, saltou para a segunda posição, com 32,3% de participação (US$ 2,94 milhões), seguida pela carne suína, com 7,7%.
Essa mudança no perfil dos produtos impactou diretamente o ranking dos municípios. Brasileia conquistou o primeiro lugar no estado, movimentando US$ 3,29 milhões, impulsionada justamente pela castanha e pela carne suína. Senador Guiomard ficou em segundo lugar, como o principal polo de carne bovina, enquanto a capital, Rio Branco, ocupou a terceira posição.
Geograficamente, o Acre está redesenhando suas parcerias. O Peru se consolidou como o maior destino das mercadorias acreanas, absorvendo 39% de tudo que foi exportado em janeiro. Os Emirados Árabes Unidos aparecem na sequência, com 28,2%, demonstrando a força da carne acreana no mercado asiático.
Essa proximidade com os vizinhos sul-americanos reflete-se na logística: a via rodoviária, especialmente por meio de Assis Brasil, deu um salto significativo, passando a responder por 43,9% do escoamento do estado. Embora a via marítima (via Porto de Santos) ainda lidere com 56,1%, o corredor rodoviário rumo ao Pacífico ganha cada vez mais relevância estratégica.
Apesar dos números positivos, ainda persistem gargalos que limitam o potencial exportador do estado. O chamado “custo Acre” continua sendo um desafio, com a recente concessão da BR-364 podendo encarecer ainda mais o frete. Além disso, a integração com o Peru segue demandando uma modernização aduaneira para agilizar o tempo de despacho nas fronteiras.
Para que esse crescimento seja duradouro, a implantação de obras estruturantes e presença de mão-de-obra especializada continuam sendo fundamentais. O estado vive hoje uma transição de uma economia antes isolada para um hub conectado aos fluxos globais, provando que os produtos acreanos têm qualidade e mercado garantidos.
Acesse aqui o Boletim do Comércio Exterior de janeiro/2025.
*Marky Brito, engenheiro florestal (UFRA), MBA em Gestão de Projetos (FGV), é diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan (DIRDR/Seplan)
Joquebede Oliveira, economista (UFAC), é chefe da Divisão de Estatísticas e Monitoramento de Indicadores da Seplan (Dimei/Seplan)
The post Acre inicia 2026 com salto nas exportações e Brasileia assume liderança no ranking estadual appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE








Você precisa fazer login para comentar.