Acre
61 unidades devem reforçar frota de ônibus durante os domingos de Enem em Rio Branco, segundo RBTrans
Provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) ainda deve disponibilizar mais nove ônibus reservas que devem ficar em pontos estratégicos

No ano passado, o Enem teve mais de 23 mil inscritos no estado. A RBTrans não reforçou a frota nos nos dois domingos das provas. Ao todo, 52 ônibus circularam na capital acreana para o transporte dos candidatos
Nove ônibus devem ser adicionados a frota de 52 veículos que normalmente circula aos domingos, totalizand fazendo os trajetos durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em Rio Branco. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.
Conforme o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Benício Dias, além dos coletivos programados para circular, a empresa Ricco Transportes, deverá disponibilizar nove ônibus reservas, que devem ficar em pontos estratégicos caso seja necessário acioná-los.
Os veículos reservas devem estar a postos a partir das 7h, sendo três no Terminal Central, um no terminal de integração da Baixada, dois no terminal de integração do Tucumã/Universitário e três na garagem da operadora para serem usados caso haja aumento da demanda ou algum veículo precise ser substituído.
Segundo Dias, as provas acontecem em todas as regionais da cidade, “o que justifica a necessidade de reforço na frota do transporte coletivo”.
Confira como fica a divisão de veículos por linha nos dias de Enem
- Linha 101 – Santa Inês/ Recanto dos Buritis – 1 ônibus
- Linha 102 – Taquari/ Praia do Amapá – 1 ônibus
- Linha 103 – Santa Maria/ Vila Acre – 2 ônibus
- Linha 104 – Liberdade – 2 ônibus
- Linha 105 – Amapá – 1 ônibus
- Linha 106 – 6 de agosto – 1 ônibus
- Linha 108 – Polo Belo Jardim – 1 ônibus
- Linha 109 – Polo Benfica – 1 ônibus
- Linha 113 – Jacarandá – 1 ônibus
- Linha 114 – Ramal Bom Jesus – 1 ônibus
- Linha 115 – Ramal Castanheira – 1 ônibus
- Linha 116 – Cidade do povo/ Chico Mendes – 2 ônibus
- Linha 117 – Belo Jardim 1 e 2 – 1 ônibus
- Linha 201 – Tancredo Neves – 2 ônibus
- Linha 203 – Alto Alegre – 2 ônibus
- Linha 204 – Mocinha Magalhães – 2 ônibus
- Linha 205 – Irineu Serra – 1 ônibus
- Linha 301 – Sobral – 2 ônibus
- Linha 303 – Bahia/Carandá – 1 ônibus
- Linha 381 – Transacreana km 58/44/25 – 2 ônibus
- Linha 401 – Fundhacre – 1 ônibus
- Linha 404 – Calafate – 3 ônibus
- Linha 405 – Conjunto esperança/ Floresta – 1 ônibus
- Linha 406A – Jequitibá – 1 ônibus
- Linha 501 – Ufac/Via Avenida Ceará – 2 ônibus
- Linha 502 – Universitário – 2 ônibus
- Linha 523 – Jorge Calume/ T. Tucumã – 1 ônibus
- Linha 524 – Aeroporto/ Aquiles Peret – 1 ônibus
- Linha 701 – São Francisco/ Placas – 1 ônibus
- Linha 702A – Apolônio Sales/Mang./Apadeq – 1 ônibus
- Linha 703 – Wanderley Dantas/ Café Contri – 1 ônibus
- Linha 704 – São Francisco/ Incra– 1 ônibus
- Linha 705 – Quixadá – 1 ônibus
- Linha 706 – Panorama – 1 ônibus
- Linha 707 – Ifac/Universidades – 1 ônibus
- Linha 708 – Apolônio Sales/Altamira – 1 ônibus
- Linha 801 – Tropical/Via Cohab do Bosque – 1 ônibus
- Linha 803 – Manoel Julião – 1 ônibus
- Linha 901 – Ufac/Rodoviária – 1 ônibus
- Linha 902 – Ifac Universidades – 1 ônibus
O horário de funcionamento do transporte público não vai ser alterado, seguindo das 5h às 23h30. Não haverá gratuidade no transporte público para os candidatos do Enem, sendo mantida apenas para as pessoas que já possuem esse benefício.
No ano passado, o Enem teve mais de 23 mil inscritos no estado. A RBTrans não reforçou a frota nos nos dois domingos das provas. Ao todo, 52 ônibus circularam na capital acreana para o transporte dos candidatos.
Mais de 26 mil inscritos em 2024
O Acre recebeu 26.375 inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, segundo o Ministério da Educação (MEC). As provas serão aplicadas por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep.
Em comparação com o quantitativo de inscritos do ano passado, que correspondeu a 24.277 candidatos, o aumento foi de 8,6%.
Todos os 9.082 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública se inscreveram no exame, o que corresponde a 34% dos inscritos do total no estado. A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE-AC) confirmou que 100% desses alunos irão fazer a prova.
Horários (fuso do Acre)
- Portões abrem às: 10h
- Portões fecham às: 11h
- Prova começa às: 11h30
- Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 17h
- Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 16h30
O candidato só deixa o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Comentários
Acre
Policia de Cobija prende dois brasileiros por tráfico de drogas em Pando; um é condenado a 8 anos de prisão
Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria. O juiz jurisdicional condenou um dos brasileiros a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Um brasileiros foi encontrado com pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem no interior do estabelecimento. Foto: captadas
O Procurador de Substâncias Controladas de Pando, José Carlos Cruz, relatou em entrevista coletiva em Cobija, na terça-feira (23), uma operação no município de Porvenir que resultou na prisão de dois cidadãos brasileiros, com nomes não divulgados, em uma hospedaria no centro da cidade. Com um deles foi encontrado pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem dentro do estabelecimento.
Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Na audiência de medidas cautelares, a promotoria solicitou prisão preventiva de 90 dias. No entanto, os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz jurisdicional condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria no centro de Porvenir. Foto: captadas

Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Foto: captadas
O segundo brasileiro foi colocado em liberdade, pois não foram encontradas evidências ou elementos probatórios contra ele durante a prisão na hospedaria. A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Brasil.

Os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch. Foto: captadas

A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Acre/Brasil. Foto: captada
Veja vídeo reportagem com TVU Pando:
Comentários
Acre
Polícia de Pando intercepta carga ilegal de Epitaciolândia em veículo perto de Porvenir
Fiscalização feita ao amanhecer apreendeu 40 frangos e 200 cervezas sem documentação; mercadoria tinha origem clandestina em Epitaciolândia

O Comandante do Departamento da Polícia de Pando, Erland Monasterios Vanegas, informou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24) que um veículo foi interceptado durante a madrugada próximo ao município de Porvenir transportando mercadorias ilegais provenientes do estado brasileiro do Acre. Toda a carga saiu de forma clandestina da cidade de Epitaciolândia.
A equipe de segurança e controle sanitário de Cobija realizava rondas por volta das 05h desta terça-feira (23) quando notou movimentação suspeita. Após uma vistoria minuciosa no veículo, foram apreendidos 40 frangos e 200 pacotes de cerveja da marca Skol, que não possuíam a documentação correspondente de compra ou legalização para circulação transfronteiriça.

Comandante Erland Monasterios Vanegas confirmou que frangos e cervejas sem documentação, interceptadas perto de Porvenir, foram destruídas. Foto: captadas
Devido à natureza de contrabando do fato, o caso foi encaminhado para a Zona Franca Comercial e Industrial de Cobija “Zofra Cobija”, órgão responsável pelo controle aduaneiro e comercial na região fronteiriça que foi descartada no aterro sanitário de Cobija.
A decisão de destruir os produtos segue os protocolos de descarte aplicados a bens apreendidos em operações de contrabando, por não cumprirem os requisitos sanitários, fiscais ou legais para circulação internacional. O caso havia sido encaminhado anteriormente à Zofra Cobija, que determinou a destinação final dos itens.
A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias.

A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando com o estado do Acre, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias. Foto: captada
Veja vídeo entrevista com TVU Pando:
Comentários
Acre
Vídeo: Frentista é assaltado por criminosos armados em posto de combustíveis de Rio Branco
Quatro suspeitos em um carro branco renderam a vítima no bairro Ivete Vargas e fugiram levando cerca de R$ 100; polícia investiga o caso

O frentista entregou a quantia disponível no momento, pouco superior a R$ 100, valor referente às últimas vendas realizadas. Foto: arquivo
Um frentista foi vítima de um assalto na noite desta terça-feira (23), enquanto trabalhava no Posto de Combustível Leblon, localizado na Rua Leblon, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi surpreendida por quatro criminosos que chegaram ao local em um veículo modelo Onix, de cor branca. Dois dos suspeitos desceram do banco traseiro do carro e, armados, anunciaram o assalto.
O frentista estava próximo à bomba de combustível e se preparava para atender o motorista quando foi abordado. Assustado, ele não reagiu e apenas levantou as mãos, entregando pouco mais de R$ 100, valor referente ao caixa do momento. Um colega da vítima estava no escritório do posto realizando o fechamento da contabilidade e a troca de plantão.
Os criminosos não levaram pertences pessoais da vítima, como celular ou carteira, ficando apenas com o dinheiro do estabelecimento. Após a ação, o grupo fugiu no mesmo veículo, seguindo em direção ao bairro Castelo Branco.
A Polícia Militar foi acionada, esteve no local para colher informações e realizou buscas na região, mas nenhum dos suspeitos foi localizado até o momento.
O frentista compareceu à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde registrou boletim de ocorrência pelos crimes de ameaça e roubo. O caso será apurado pela Polícia Civil de Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.