Manchete
Política, economia e atualidade – Com Dimas Gurgel
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
O apresentador Zeca Camargo pediu desculpas ao vivo pela polêmica análise sobre o cantor Cristiano Araújo, vítima de um acidente de carro na quarta-feira (24), aos 29 anos, exibida na noite de domingo (28), na Globo News.
Inimigos no Poder
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, na madrugada desta quarta-feira (1º), o texto da comissão especial para a PEC que reduz a maioridade penal (PEC 171/93). Foram 303 votos a favor, quando o mínimo necessário eram 308. Foram 184 votos contra e 3 abstenções.
Amigos do povo
Os deputados petistas Raimundo Angelim, Léo de Brito e o líder do governo na Câmara Sibá Machado, votaram contra a redução. O deputado César Messias (PSB) seguiu raciocínio de seus aliados de bancada e também votou contra a PEC.
Ótima noticia!
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (1º) a criação de um novo auxílio, apelidado de “Bolsa Enchente” do senador Sérgio Petecão (PSD). O projeto (PLS 102/2015) estabelece que famílias vitimadas por desastres naturais receberão auxílio financeiro diretamente da União por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil a fim de que possam comprar cestas básicas, medicamentos e produtos de higiene e limpeza durante os períodos de calamidade pública. A proposta segue para decisão final da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Governando pra quem companheira?
Realmente a coisa tá feia pro lado da Presidente(a), parece que até os companheiros estão vendo com outros olhos. Basta olhar os números, que não corresponde a votação que obteve nas eleições.
É muita crise
Não é apenas a crise econômica que assola o Brasil nesse momento, aliás, não sei se temos mais crises, Ministérios ou partidos nesse País (…)
Não tem jeito
Enquanto tivermos parlamentares que são (PAU MANDADOS ), esse País vai continuar da forma que está, ou até piorar. O que vemos são políticos que não estão nem aí pra opinião da população, são marionetes partidárias.
Parabéns!
Muito bom o artigo publicado pelo Advogado Sérgio Quintanilha sobre a ponte que liga os dois municpios da fronteira. Foi muito feliz em suas colocações. CHEGA DE MAQUIAGEM!
Ela é terrível
A maior concorrente politica de Ana Leila Galvão, atual deputada do Acre, não está fora do partido como muitos pensam. Ao contrário, está bem próxima e tem nome e sobrenome, Fernanda Hassem. Leila sabe que se a vereadora chegar a ser prefeita vai longe, sendo assim, Leila terá que dividir o estrelismo. Logo não dará ordens sozinha.
Não adianta negar
A ex-gestora conseguiu apagar politicamente uma série de “companheiros”, como Zico Bronzeado, vereador Edú, José Alvanir e tentou apagar Idésio e Joãozinho. Ambos tentam respirar ainda, porém não conseguiu Marleuda e nem Fernanda.
Não terá tantas opções
Sabemos que na Frente Popular em Brasileia, vários nomes estão sendo discutidos internamente para a disputa majoritária nas próximas eleições. O mesmo não deve ocorrer na atual gestão, onde essa discussão deve ser resumida em no máximo dois nomes.
De César o que é de César
Em conversa com um grande amigo e cidadão muito conhecido na região, ele me disse: ‘Dimas… O Alvanir foi o cara que mais investiu em rede de esgoto e saneamento, além de sair de mãos limpas. Verdade! Porém, por ser um tipo de serviço que a população precisa, mas não aparece muito, isso não teve um grande destaque na época. De fato é verdade.
Expolândia
Não precisa falar muito a festa que foi um sucesso. E é sim hoje, a festa mais forte da região, tanto do ponto de vista populacional, economico e social .
A festa é do povo!
A festa é do povo e não adianta tentar partidarizar ou alguma coisa parecida. A festa vai continua o povo quer e assim será, independente de quem estiver governando o municipio.
Está claro!
Que a forma de governar no municipio de Epitaciolândia é diferente de Brasileia, basta atravessar a ponte que sentimos isso na prática.
Ele tem direito
Quem acompanha política de perto sabe que o prefeito André Hassem tem sonhos altos, e está correto. Pois, o homem não vive sem sonhos.
Pode acontecer
Pelo diferencial que vem apresentando em relação a outros prefeitos da região, o prefeito de Epitaciolândia pode sim, tentar subir de patamar na politica acreana.
Sou otimista
Mas sinto que está dificil ocorrer mudanças no municipio de Brasileia. Existe tempo ainda para o atual gestor, mas a cada dia que passa o tempo fica menor e ninguém faz milagres.
Comemorar?
O querido povo de Brasileia não tem nada pra comemorar. Mesmo com 105 anos, o Município pouco evoluiu ao longo de todo esse tempo. E o que é pior, está regredindo. PAPAI DO CÉU!
Entrevista – De Frente com Dimas
Após a lagação houve redução de Alunos?
Sim, em razão da população está focada na construção e retorno dos lares, com isso as despesas aumentaram e alguns academicos trancaram suas mátriculas .
Qual a participação da Unopar durante a inundação?
Fornecemos internet gratuita para várias empresas, tanto pública como privada, prefeitura dos dois municipio da fronteira, hospital Raimundo Chaar e população em geral, acredito que foi uma grande contribuição, já que eram serviços de fundamental Importância no momento.
Como está a Unopar hoje?
Retornamos normalmente, estamos cumprindo todas as metas exigidas, prestando sempre um serviço de qualidade, sendo que o nosso Calendário acadêmico não sofreu nenhuma alteração, posteriormente não prejudicando nenhum acadêmico .
O que mudou do inico da Unopar para hoje na sua visão?
No inicio passamos por uma série de dificuldades, tendo em vista que a população não acredita na educação a distancia, até pelo fato de ser um projeto novo em nosso País, surgiu em 2006, mas com o tempo isso mudou .
Você considera a Unopar líder na região?
Sim, pelo nosso trabalho, dedicação e seriedade da nossa equipe pedagógica, que visa sempre fazer o melhor, quero salientar que temos alunos de toda a região do Alto Acre, Xapuri, Assis Brasil e Zona Rural, inclusive em grande quantidade .
Quais os projetos futuros?
Não estamos satisfeito com a quantidade de alunos ainda, mas os que temos recebem um serviço de total qualidade, estamos investindo na estrutura organizacional, para mais conforto e conhecimento, vem muita coisa poraí .
A Unopar pretende investir em outros municpios?
O professor e doutor Carlos Alberto, está trabalhando incansavelmente para em breve abrir um pólo nos munipios de Xapuri e Assis Brasil, quero destacar que no municipio de Assis, Já temos a parceria da Prefeitura .
A Unopar tem realizado o sonho de várias pessoas, isso te deixa feliz?
Muito feliz, por onde ando no alto Acre é comum encontrar um ex-academico da Unopar, trabalhando e feliz, sabemos que um curso superior faz total diferença no mercado de trabalho, e a Unopar tem ajudado a concretizar esses sonhos .
Considerações finais …
Agradeço muito a oportunidade dada pelo oaltoacre.com e a você Dimas Gurgel, você que é meu amigo particular de longa data, ao mesmo tempo que te parabenizo pela coluna que tem feito muito sucesso, não apenas em Brasileia, mas em todo o Estado. Quero dizer que a Unopar tem todos os cursos credenciado pelo ministério da educação (MEC), quero convidar a população a visitar o pólo situado na Av. Rui Lino 741, estamos a disposição, lembrando que dia 19 de Julho temos Vestíbular, contamos também com cursos de pós-graduação . FAÇA A SUA INSCRIÇÃO.
Comentários
Cotidiano
Em meio a síndromes respiratórias, vacinação contra Influenza é baixa no Acre

O Acre registrou números importantes no combate às síndromes respiratórias entre janeiro e maio de 2025, segundo dados do briefing técnico obtido pelo ac24horas junto ao setor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Acre(Sesacre). Apesar da persistência dos casos, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 12,7% em comparação a 2024, e os óbitos associados à condição reduziram mais de 60%.
No total, 1.032 casos de SRAG foram notificados até a semana epidemiológica 21 deste ano, contra 1.182 no mesmo período de 2024. Em relação a 2023, o número ainda é maior (835 casos), mas a tendência aponta para estabilização. A taxa de cura hospitalar também é expressiva: 74,7% dos pacientes internados receberam alta médica. Dos casos graves, 64 evoluíram para óbito, número bem inferior aos 169 registrados no ano anterior.
As faixas etárias mais vulneráveis continuam sendo as crianças de 0 a 9 anos e os idosos com 60 anos ou mais. O pico de internações ocorreu a partir da semana 17, com maior incidência de doenças como pneumonia, bronquite e bronquiolite. Os hospitais com maior número de atendimentos graves foram o Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
Entre os vírus mais frequentemente identificados em 2025 estão o SARS-CoV-2, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o Rinovírus, além dos Influenza A e B e Adenovírus. A melhoria nos sistemas de notificação e vigilância ativa aumentou a sensibilidade das unidades sentinelas para detecção desses agentes.
Em relação às Síndromes Gripais (SG), que incluem os quadros mais leves, o número de atendimentos ambulatoriais se manteve estável em relação aos anos anteriores. Foram 11.180 consultas registradas nas unidades de referência, número ligeiramente inferior ao de 2023 (11.791) e acima de 2024 (10.624). A maioria dos casos ocorreu entre jovens de 20 a 29 anos, geralmente com sintomas leves.
Um ponto de atenção no relatório é a cobertura vacinal contra Influenza, que segue abaixo do ideal. Apenas 43,08% da população-alvo foi imunizada até o momento, muito distante da meta recomendada de 95%. Os municípios com menor cobertura são Porto Acre, Bujari, Epitaciolândia e Rodrigues Alves. Já os melhores índices foram alcançados por Porto Walter (60,4%) e Jordão (55,8%).
Comentários
Cotidiano
Humaitá bate o Rio Branco e se aproxima da classificação no Estadual
Foto Glauber Lima: Humaitá e Rio Branco fizeram um jogo bastante disputado
O Humaitá bateu o Rio Branco por 3 a 1 nesta quinta, 29, no Florestão, e se aproximou da classificação para a 2ª fase do Campeonato Estadual Sub-20 somando 10 pontos. Kauã, Sayuk e Alê Júnior fizeram os gols do Tourão e Vitor Hugo descontou para o Rio Branco.
Muito disputado
Humaitá e Rio Branco fizeram um jogo muito disputado desde o início e com muitas jogadas mais fortes.
A partida começou a ser decidida aos 20, do primeiro tempo, quando Kauã fez 1 a 0, Humaitá. Aos 23, o zagueiro Vinícius, do Rio Branco, foi expulso do por reclamação. Aos 37, Sayuk ampliou para 2 a 0.
O Rio Branco tentou uma reação na segunda etapa com Vitor Hugo, mas nos acréscimos Alê Júnior fechou o placar.
Fala, Kekel!
“A expulsão do Negão (Vinícius) acabou com a nossa equipe. Jogamos mais de 70 minutos com um a menos e fica muito complicado”, declarou o meia do Rio Branco, Kekel.
Evolução da equipe
Kinho Brito gostou do desempenho do Humaitá, mas espera uma evolução da equipe no momento decisivo.
“Rodamos o elenco porque teremos Série D no domingo e na terça voltamos para mais uma partida do Sub-20. Estamos no caminho certo para podermos chegar ao nível ideal na fase eliminatória”, afirmou o técnico do Tourão.
Comentários
Tudo Viagem
Voos do Acre para 2 cidades por menos de R$ 900 (ida e volta) em mais um feirão
As companhias Gol e Azul lançaram mais um feirão de passagens aéreas para os consumidores do Acre. De Rio Branco para Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) tem passagens de ida e volta em voo direto da Azul por apenas R$ 897 (ida e volta). Vale ressaltar que a companhia Azul iniciará em 4 de outubro deste ano voos no Acre. Acesse AQUI essa promoção.
Nos voos diretos da capital acreana para Porto Velho que também serão iniciados pela Azul em outubro tem passagens pelo valor de R$ 994. No feirão de passagens aéreas da da Gol tem voos de Rio Branco para Cruzeiro do Sul por R$ 828. Essa promoção é para você viajar em voo direto da Gol na ida e no retorno.
Voos saindo de Porto Velho por apenas R$ 245 (ida e volta)
Outro destaque da Gol em voo direto são as passagens da capital acreana para Manaus por 1.114. A equipe do Tudo Viagem encontrou passagens por apenas R$ 245 (ida e volta) de Porto Velho para a cidade de Ji-Paraná em voo direto d Azul. . Acesse AQUI essa promoção.
As passagens aéreas estão com as taxas de embarques inclusas. Os menores valores são para viagens de agosto a novembro deste ano. As promoções acabam às 8 horas de segunda-feira (26/5).
.Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Belo Horizonte por R$ 897 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Porto Velho por R$ 994 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Manaus por apenas R$ 1114 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Brasília por R$ 1338 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Cruzeiro do Sul por R$ 828 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para São Paulo por R$ 1987 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Rio de Janeiro por R$ 1450 (ida e volta)
Garanta aqui passagens aéreas de Rio Branco para Fortaleza por R$ 1503 (ida e volta)
*Promoção por tempo limitado e sujeita a variação de preços conforme disponibilidade de assentos promocionais
Faça aqui a sua pesquisa e garanta desconto na compra das passagens aéreas para outras cidades
Garanta aqui descontos especiais na reserva do hotel
Atenção: O Alto Acre não vende passagens aéreas, pacotes de viagens ou reservas de hotéis. O site apenas divulga as promoções, ficando o leitor livre para escolher a melhor opção.



Você precisa fazer login para comentar.