Flash
6 vereadores fizeram reivindicações na 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Brasiléia
Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada a oitava Sessão Ordinária de 2023 da 15a Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir de Castro (PP), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).
Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.
Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido): No uso de suas atribuições começou sua fala cumprimentando a todos presentes na sala de Sessões José Cordeiro Barbosa, em seguida parabenizou o presidentes Marquinhos Tibúrcio pela indicação na sessão passada pela indicação de solicitar uma OCA móvel para o município. O parlamentar solicitou que esta casa legislativa encaminhe a secretaria de obras, juntamente com o secretário Lima a realização da manutenção da rua Pedro Alexandrino Neto que corta o bairro Eldorado e Sumaúma, para que aquela população seja atendida pelo poder público. De oportuno o edil realizou a indicação ao gerente de esporte do município, Bil Rocha, a possibilidade de colocar iluminação (refletor) na quadra esportiva do Parque Centenário. De oportuno o vereador encerrou o seu uso na tribuna agradecendo a todos, informando que seu mandato está à disposição da população e parabenizando toda a equipe pelo trabalho que vem desempenhando.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala tribuna cumprimentando em nome da vice presidente Arlete Amaral, estendendo seu bom dia a todos servidores e a todos presente no recinto. O edil solicitou a esta casa legislativa que encaminhe documento para a prefeita Fernanda Hassem solicitando quais providencias serão tomadas em relação ao esporte no município, que não desenvolve atividades há muito tempo. O parlamentar realizou a indicação que seja encaminhado ao setor competente, DETRAN, que venha realizar uma campanha educativa pra orientar e conscientizar as pessoas sobre o estacionamento de seus veículos. O vereador finalizou a sua oportunidade solicitando que esta casa legislativa encaminhe ao secretário de obras, Sr. Lima, informações sobre quais decisões serão tomadas em relação ao ramal do km 84, um braço entrando no cajueiro saindo pelo Bahia que pega mais um braço que sai no ramal do Pedro do Café, o vereador Leonir de Castro pediu para se associar ao pedido e indicado que seja incorporado a indicação o ramal do André Maciel, o vereador Leomar Barbosa pediu para que fosse concedido uma parte do pedido também para ramal do Cajueiro que se encontra em situação de abandono.
Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando ao presidente e aos membros da mesa diretiva, ao público que se faz presente e aos que acompanham pelas redes sociais. A parlamentar solicitou desta casa legislativa informações a respeito das duas prestações de conta reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre do Executivo Municipal da excelentíssima Prefeita Fernanda Hassem, se já consta sobre esta casa sobre tudo informações a prestação referente ao ano de 2017. A edil agradeceu ao presidente Marquinhos Tibúrcio pela atenção que prestará ao requerimento que solicita desta casa legislativa quais critérios foram utilizados para nomear um vereador para representar esta casa na escolha do seletivo e enfatizou que houve denúncias sobre o seletivo. A vereadora reivindicou sobre o requerimento de novembro de 2022, solicitando informações a respeito das despesas com diesel das secretarias de obras, de assistência social, de educação e de saúde, onde o mesmo foi aprovado mais não encaminhado. A parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna se defendendo das denúncias realizadas a sua pessoa no município de Epitaciolândia.
Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes. A vereadora de oportuno pediu para se associar a fala da vereadora Marinete Mesquita com relação a votação de prestações de conta de ex prefeitos e da atual prefeita. A parlamentar indagou querendo saber se a Escola Conci Alves, do km 26, ainda faz parte do patrimônio municipal, se em 100% da climatização das escolas entra ventiladores, repudiando os cuidados para com a escola da gestão municipal e parabeniza a gestão escolar e os funcionários da escola. A edil se manifestou sobre o pedido de afastamento do Prefeito de Epitaciolândia Sergio Lopes. A vereadora relatou o descaso da gestão para com a pessoa do seu Bertinho onde seu bem se encontra abandonado devendo o mesmo ser ressarcido pela gestão. A parlamentou informou que esteve na SESACRE semana passada em busca por melhorias para o Hospital de Brasiléia e no SENAR e busca de conhecer melhor a entidade, os cursos oferecidos, como se dá as parcerias.
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes no recinto. O parlamentar de oportuno pediu para se associar a fala da vereadora Marinete Mesquita com relação a votação das duas prestações de conta da prefeita Fernanda. O edil aproveitou e relatou sobre a operação inverno solicitando ao secretário de obras que realize melhoramento de piçarramento na linha 8 do km 13, do T até a escola Valdomiro Ferreira Barroso. O vereador fez a indicação ao secretário de obra, que realize o serviço de limpeza em uma vala de esgoto no bairro Alberto Castro, que fica atrás da rua Maria das Neves Moreira. O edil finalizou a sua oportunidade relatando sobre situações que ocorreram no seletivo que ocorreu na educação,
Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando os vereadores e ao público presente no recinto. O parlamentar indicou que esta casa encaminhe um documento para o secretário Lima, que venha realizar melhoria na ladeira do nove no km 67 no ramal do Porto Carlos. O edil demonstrou que é defensor dessa administração e do povo do município, que não quer ganha mérito com a prefeita e nem com secretário quer apenas trabalhar em prol do crescimento do município. O vereador encerrou a sua oportunidade desejando sucesso a todos.
As sessões são transmitidas ao vivo pelo youtube da Câmara Municipal de Brasiléia e pelas paginas do facebook da câmara e do jornal Oaltoacre
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.