Conecte-se conosco

Flash

6 vereadores fizeram reivindicações na 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Brasiléia

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada a oitava Sessão Ordinária de 2023 da 15a Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir de Castro (PP), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).

Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.

Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido): No uso de suas atribuições começou sua fala cumprimentando a todos presentes na sala de Sessões José Cordeiro Barbosa, em seguida parabenizou o presidentes Marquinhos Tibúrcio pela indicação na sessão passada pela indicação de solicitar uma OCA móvel para o município. O parlamentar solicitou que esta casa legislativa encaminhe a secretaria de obras, juntamente com o secretário Lima a realização da manutenção da rua Pedro Alexandrino Neto que corta o bairro Eldorado e Sumaúma, para que aquela população seja atendida pelo poder público. De oportuno o edil realizou a indicação ao gerente de esporte do município, Bil Rocha, a possibilidade de colocar iluminação (refletor) na quadra esportiva do Parque Centenário. De oportuno o vereador encerrou o seu uso na tribuna agradecendo a todos, informando que seu mandato está à disposição da população e parabenizando toda a equipe pelo trabalho que vem desempenhando.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala tribuna cumprimentando em nome da vice presidente Arlete Amaral, estendendo seu bom dia a todos servidores e a todos presente no recinto. O edil solicitou a esta casa legislativa que encaminhe documento para a prefeita Fernanda Hassem solicitando quais providencias serão tomadas em relação ao esporte no município, que não desenvolve atividades há muito tempo. O parlamentar realizou a indicação que seja encaminhado ao setor competente, DETRAN, que venha realizar uma campanha educativa pra orientar e conscientizar as pessoas sobre o estacionamento de seus veículos. O vereador finalizou a sua oportunidade solicitando que esta casa legislativa encaminhe ao secretário de obras, Sr. Lima, informações sobre quais decisões serão tomadas em relação ao ramal do km 84, um braço entrando no cajueiro saindo pelo Bahia que pega mais um braço que sai no ramal do Pedro do Café, o vereador Leonir de Castro pediu para se associar ao pedido e indicado que seja incorporado a indicação o ramal do André Maciel, o vereador Leomar Barbosa pediu para que fosse concedido uma parte do pedido também para ramal do Cajueiro que se encontra em situação de abandono.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando ao presidente e aos membros da mesa diretiva, ao público que se faz presente e aos que acompanham pelas redes sociais. A parlamentar solicitou desta casa legislativa informações a respeito das duas prestações de conta reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre do Executivo Municipal da excelentíssima Prefeita Fernanda Hassem, se já consta sobre esta casa sobre tudo informações a prestação referente ao ano de 2017. A edil agradeceu ao presidente Marquinhos Tibúrcio pela atenção que prestará ao requerimento que solicita desta casa legislativa quais critérios foram utilizados para nomear um vereador para representar esta casa na escolha do seletivo e enfatizou que houve denúncias sobre o seletivo. A vereadora reivindicou sobre o requerimento de novembro de 2022, solicitando informações a respeito das despesas com diesel das secretarias de obras, de assistência social, de educação e de saúde, onde o mesmo foi aprovado mais não encaminhado. A parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna se defendendo das denúncias realizadas a sua pessoa no município de Epitaciolândia.

Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes. A vereadora de oportuno pediu para se associar a fala da vereadora Marinete Mesquita com relação a votação de prestações de conta de ex prefeitos e da atual prefeita. A parlamentar indagou querendo saber se a Escola Conci Alves, do km 26, ainda faz parte do patrimônio municipal, se em 100% da climatização das escolas entra ventiladores, repudiando os cuidados para com a escola da gestão municipal e parabeniza a gestão escolar e os funcionários da escola. A edil se manifestou sobre o pedido de afastamento do Prefeito de Epitaciolândia Sergio Lopes. A vereadora relatou o descaso da gestão para com a pessoa do seu Bertinho onde seu bem se encontra abandonado devendo o mesmo ser ressarcido pela gestão. A parlamentou informou que esteve na SESACRE semana passada em busca por melhorias para o Hospital de Brasiléia e no SENAR e busca de conhecer melhor a entidade, os cursos oferecidos, como se dá as parcerias.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes no recinto. O parlamentar de oportuno pediu para se associar a fala da vereadora Marinete Mesquita com relação a votação das duas prestações de conta da prefeita Fernanda. O edil aproveitou e relatou sobre a operação inverno solicitando ao secretário de obras que realize melhoramento de piçarramento na linha 8 do km 13, do T até a escola Valdomiro Ferreira Barroso. O vereador fez a indicação ao secretário de obra, que realize o serviço de limpeza em uma vala de esgoto no bairro Alberto Castro, que fica atrás da rua Maria das Neves Moreira. O edil finalizou a sua oportunidade relatando sobre situações que ocorreram no seletivo que ocorreu na educação,

Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando os vereadores e ao público presente no recinto. O parlamentar indicou que esta casa encaminhe um documento para o secretário Lima, que venha realizar melhoria na ladeira do nove no km 67 no ramal do Porto Carlos. O edil demonstrou que é defensor dessa administração e do povo do município, que não quer ganha mérito com a prefeita e nem com secretário quer apenas trabalhar em prol do crescimento do município. O vereador encerrou a sua oportunidade desejando sucesso a todos.

As sessões são transmitidas ao vivo pelo youtube da Câmara Municipal de Brasiléia e pelas paginas do facebook da câmara e do jornal Oaltoacre

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Deputado Tadeu Hassem visita Capixaba e reforça apoio ao Legislativo municipal

Publicado

em

Parlamentar destacou parceria com vereadores e reafirmou compromisso com o fortalecimento do parlamento mirim

O deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) esteve em Capixaba nesta semana, onde participou do retorno dos trabalhos da Câmara Municipal e foi recebido por vereadores do município. Durante a visita, o parlamentar expressou gratidão pelo acolhimento na sede do Legislativo, a quem se referiu como “a casa do povo”.

Em discurso, Tadeu Hassem destacou o carinho recebido e ressaltou a importância simbólica do momento. “Foi um dia especial com pessoas especiais, na volta dos trabalhos da Câmara Municipal de Capixaba, lugar que mora no meu coração”, afirmou.

O deputado também reafirmou seu apoio ao parlamento mirim, ressaltando o papel dos vereadores na escuta das demandas da população. Segundo ele, o Legislativo municipal está na linha de frente do atendimento às necessidades da comunidade e exerce função essencial na representação popular.

Tadeu Hassem agradeceu, de forma especial, aos vereadores Diego Paulista e Dra. Ângela Paula pelo convite e pela parceria institucional. O parlamentar ainda informou que a Câmara de Capixaba já foi contemplada com recursos provenientes de seu mandato e garantiu que novos investimentos continuarão sendo destinados ao município.

Comentários

Continue lendo

Flash

Falta de água atinge moradores do centro antigo de Brasiléia há quase quatro dias

Publicado

em

Depasa atribui problema ao acúmulo de balseiros no Rio Acre e prevê normalização do abastecimento na noite desta terça-feira (10)

Moradores do centro antigo de Brasiléia, na região de fronteira do Acre, enfrentam desabastecimento de água nas residências e em pequenos comércios há quase quatro dias. Em algumas áreas, segundo relatos, não cai água nas torneiras há tempo suficiente para esvaziar totalmente as caixas d’água.

“Para quem tem uma família de quatro pessoas e uma caixa de mil litros, fica muito difícil. Precisamos cozinhar, tomar banho, lavar roupa, e ninguém sabe exatamente o que está acontecendo”, desabafou um morador que vive nas proximidades da igreja católica.

A região central antiga concentra um número significativo de residências e estabelecimentos comerciais, e a falta de água tem gerado transtornos em diversas atividades do dia a dia.

Em contato com a direção do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) em Brasiléia, a reportagem foi informada de que o problema está relacionado às dificuldades operacionais no sistema de captação. Com a elevação do nível do rio, ocorre o acúmulo de balseiros, que acabam entupindo a válvula da bomba de captaçãoinstalada no Rio Acre.

Segundo o órgão, as constantes paradas no sistema têm atrasado o abastecimento, especialmente quando os entupimentos ocorrem durante a noite, período em que não é possível realizar mergulhos para a desobstrução do equipamento.

Ainda conforme o Depasa, a previsão é que o abastecimento seja normalizado na noite desta quarta-feira (11). A autarquia orienta os moradores a ficarem atentos aos horários de retorno da água, a partir das 20h30, nas seguintes localidades: Rua Marechal Rondon, Rua José Meireles, Bairro Raimundo Chaar e áreas de Epitaciolândia.

Comentários

Continue lendo

Flash

Denúncia anônima leva à apreensão de cerca de 27 quilos de drogas no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Ação do Tático do 2º Batalhão, com apoio do BOPE, ocorreu no Ramal da Castanheira, no bairro Vila Acre; ninguém foi preso

Uma denúncia anônima resultou na apreensão de aproximadamente 27 quilos de entorpecentes na tarde desta segunda-feira (9), no Ramal da Castanheira, bairro Vila Acre, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações do Tático do 2º Batalhão da Polícia Militar, a guarnição realizava patrulhamento de rotina quando foi abordada por um morador que preferiu não se identificar, temendo represálias de uma organização criminosa. O denunciante informou que, logo após uma ponte de madeira, havia uma residência sem cerca onde integrantes de facção estariam se reunindo para armazenar e comercializar drogas.

Com base nas informações, os policiais solicitaram apoio de outra viatura do batalhão e da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) do BOPE. As equipes iniciaram diligências em uma área de difícil acesso, com vegetação densa.

Durante as buscas, um homem foi abordado e afirmou residir em uma chácara na região, porém nada de ilícito foi encontrado com ele. Ao chegarem a um dos imóveis citados na denúncia, os policiais sentiram forte odor característico de entorpecente. Pela fresta de uma janela, foi possível visualizar a droga sobre uma cômoda. Como a porta estava apenas encostada, a equipe entrou no local, configurando situação de flagrante.

No interior da residência, foram encontrados 12 tabletes de substância semelhante a skank, acondicionados em um saco de fibra. Em continuidade à vistoria, os militares localizaram outros oito tabletes escondidos dentro de um tambor plástico, além de documentos pessoais e um cartão bancário.

Durante a operação, os policiais identificaram ainda um rastro em meio à vegetação que levava a uma casa abandonada em uma rua paralela. No local, foi apreendida uma mochila contendo seis tabletes de droga, uma espingarda calibre .28, uma balança de precisão e material utilizado para embalar entorpecentes.

Apesar das diligências realizadas na região, nenhum suspeito foi preso. Todo o material apreendido, totalizando cerca de 27 quilos de drogas, foi encaminhado à Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) para os procedimentos legais.

O Tático do 2º Batalhão tem intensificado as ações de combate ao tráfico de drogas no Segundo Distrito da capital, com apoio da população por meio de denúncias anônimas, consideradas fundamentais para o enfrentamento à criminalidade.

Comentários

Continue lendo