Conecte-se conosco

Flash

6 vereadores fizeram reivindicações na 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Brasiléia

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada a oitava Sessão Ordinária de 2023 da 15a Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir de Castro (PP), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).

Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.

Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido): No uso de suas atribuições começou sua fala cumprimentando a todos presentes na sala de Sessões José Cordeiro Barbosa, em seguida parabenizou o presidentes Marquinhos Tibúrcio pela indicação na sessão passada pela indicação de solicitar uma OCA móvel para o município. O parlamentar solicitou que esta casa legislativa encaminhe a secretaria de obras, juntamente com o secretário Lima a realização da manutenção da rua Pedro Alexandrino Neto que corta o bairro Eldorado e Sumaúma, para que aquela população seja atendida pelo poder público. De oportuno o edil realizou a indicação ao gerente de esporte do município, Bil Rocha, a possibilidade de colocar iluminação (refletor) na quadra esportiva do Parque Centenário. De oportuno o vereador encerrou o seu uso na tribuna agradecendo a todos, informando que seu mandato está à disposição da população e parabenizando toda a equipe pelo trabalho que vem desempenhando.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala tribuna cumprimentando em nome da vice presidente Arlete Amaral, estendendo seu bom dia a todos servidores e a todos presente no recinto. O edil solicitou a esta casa legislativa que encaminhe documento para a prefeita Fernanda Hassem solicitando quais providencias serão tomadas em relação ao esporte no município, que não desenvolve atividades há muito tempo. O parlamentar realizou a indicação que seja encaminhado ao setor competente, DETRAN, que venha realizar uma campanha educativa pra orientar e conscientizar as pessoas sobre o estacionamento de seus veículos. O vereador finalizou a sua oportunidade solicitando que esta casa legislativa encaminhe ao secretário de obras, Sr. Lima, informações sobre quais decisões serão tomadas em relação ao ramal do km 84, um braço entrando no cajueiro saindo pelo Bahia que pega mais um braço que sai no ramal do Pedro do Café, o vereador Leonir de Castro pediu para se associar ao pedido e indicado que seja incorporado a indicação o ramal do André Maciel, o vereador Leomar Barbosa pediu para que fosse concedido uma parte do pedido também para ramal do Cajueiro que se encontra em situação de abandono.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando ao presidente e aos membros da mesa diretiva, ao público que se faz presente e aos que acompanham pelas redes sociais. A parlamentar solicitou desta casa legislativa informações a respeito das duas prestações de conta reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre do Executivo Municipal da excelentíssima Prefeita Fernanda Hassem, se já consta sobre esta casa sobre tudo informações a prestação referente ao ano de 2017. A edil agradeceu ao presidente Marquinhos Tibúrcio pela atenção que prestará ao requerimento que solicita desta casa legislativa quais critérios foram utilizados para nomear um vereador para representar esta casa na escolha do seletivo e enfatizou que houve denúncias sobre o seletivo. A vereadora reivindicou sobre o requerimento de novembro de 2022, solicitando informações a respeito das despesas com diesel das secretarias de obras, de assistência social, de educação e de saúde, onde o mesmo foi aprovado mais não encaminhado. A parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna se defendendo das denúncias realizadas a sua pessoa no município de Epitaciolândia.

Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes. A vereadora de oportuno pediu para se associar a fala da vereadora Marinete Mesquita com relação a votação de prestações de conta de ex prefeitos e da atual prefeita. A parlamentar indagou querendo saber se a Escola Conci Alves, do km 26, ainda faz parte do patrimônio municipal, se em 100% da climatização das escolas entra ventiladores, repudiando os cuidados para com a escola da gestão municipal e parabeniza a gestão escolar e os funcionários da escola. A edil se manifestou sobre o pedido de afastamento do Prefeito de Epitaciolândia Sergio Lopes. A vereadora relatou o descaso da gestão para com a pessoa do seu Bertinho onde seu bem se encontra abandonado devendo o mesmo ser ressarcido pela gestão. A parlamentou informou que esteve na SESACRE semana passada em busca por melhorias para o Hospital de Brasiléia e no SENAR e busca de conhecer melhor a entidade, os cursos oferecidos, como se dá as parcerias.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes no recinto. O parlamentar de oportuno pediu para se associar a fala da vereadora Marinete Mesquita com relação a votação das duas prestações de conta da prefeita Fernanda. O edil aproveitou e relatou sobre a operação inverno solicitando ao secretário de obras que realize melhoramento de piçarramento na linha 8 do km 13, do T até a escola Valdomiro Ferreira Barroso. O vereador fez a indicação ao secretário de obra, que realize o serviço de limpeza em uma vala de esgoto no bairro Alberto Castro, que fica atrás da rua Maria das Neves Moreira. O edil finalizou a sua oportunidade relatando sobre situações que ocorreram no seletivo que ocorreu na educação,

Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando os vereadores e ao público presente no recinto. O parlamentar indicou que esta casa encaminhe um documento para o secretário Lima, que venha realizar melhoria na ladeira do nove no km 67 no ramal do Porto Carlos. O edil demonstrou que é defensor dessa administração e do povo do município, que não quer ganha mérito com a prefeita e nem com secretário quer apenas trabalhar em prol do crescimento do município. O vereador encerrou a sua oportunidade desejando sucesso a todos.

As sessões são transmitidas ao vivo pelo youtube da Câmara Municipal de Brasiléia e pelas paginas do facebook da câmara e do jornal Oaltoacre

Comentários

Flash

Gramado da Arena da Floresta começa a ser trocado e previsão é mantida

Publicado

em

Os trabalhos para a reforma da Arena da Floresta continuam e nesta quarta, 31, começou a troca do gramado. A praça esportiva foi inaugurada no fim de 2006 e o gramado sempre passou por ajustes e nunca foi completamente modificado.

Segundo técnicos da empresa responsável pela obra, foram adquiridas 32 mil placas de grama esmeralda, considerada ideal para o nosso clima.

Preparação do Solo

Antes do início do plantio da nova grama trazidas do estado vizinho de Rondônia, os trabalhadores realizaram nos primeiros dez dias de trabalho um melhoramento na superfície da Arena com a troca do barro vegetal e a colocação de areia.

Sem partidas oficiais

A Arena da Floresta não recebe jogos oficiais desde 2022 e foi oficialmente fechada no dia de 13 janeiro deste ano por determinação do Ministério Público Estadual.

No fim de julho

O secretário adjunto de Esportes, Antônio Carlos Gouveia (Carlão), espera entregar a Arena da Floresta toda reformada na segunda quinzena do mês de julho.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil do Acre impede envio de cocaína dentro de computador para Espírito Santo

Publicado

em

 

Na última terça-feira, 30, agentes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), com o apoio do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil do Acre (NOC), apreenderam 3,6 quilos de cocaína, que estavam escondidos dentro de um computador, em uma transportadora de Rio Branco.

O trabalho de rotina que ocorre semanalmente em várias transportadoras da cidade logrou êxito nesta ação, pois em meio de várias encomendas, o cão Narco, farejou o entorpecente que estava invólucro dentro de um gabinete de CPU (Computador), pois todos os componentes foram retirados da máquina para comportar a cocaína.

Apesar de aparentemente a documentação do produto está correta, os traficantes utilizam de diversos meios para o transporte de drogas pelo país, um deles é o de transportadoras que têm um grande volume de encomendas e são distribuídos para todo o Brasil.

As investigações apontam que a cocaína sairia de Rio Branco, capital do Acre, com destino ao Espírito Santo, região sudeste do Brasil.

A Polícia Civil mantém canal aberto para denúncias no qual o cidadão pode usar o aplicativo WhatsApp para envio de denúncia ou ligação para o número (68) 99922-1111.

Comentários

Continue lendo

Flash

Advogado denuncia ações abusivas do ICMBio na RESEX Chico Mendes em Xapuri

Publicado

em

O advogado Maxsuel Maia protocolou na manhã desta quarta-feira uma denúncia formal contra o que chamou de “atos ilegais e covardes”, que teriam sido praticados por agentes de fiscalização do ICMBio no interior da Reserva Chico Mendes, em Xapuri. O documento, foi apresentado à Superintendência do ICMBio no Acre e ao Ministério Público Federal, contendo fotos, vídeos e relatos de moradores do Seringal Bonfim, comunidade em que ocorreram os supostos abusos.

Segundo Maxsuel, os fiscais do órgão desrespeitaram direitos fundamentais dos moradores da Reserva: “Não estou aqui para defender a prática de crimes ambientais, muito menos a destruição da floresta. O que defendo são os direitos desses moradores, que estão sendo tratados como criminosos, tendo suas casas invadidas, suas plantações destruídas, seu direito de ir e vir cerceado”, afirmou.

O episódio mais marcante da fiscalização realizada na última semana envolveu a destruição de uma ponte no Igarapé Espalha. Sobre o fato, o advogado declarou: “Foi de uma covardia sem tamanho, um ato abusivo, ilegal, criminoso. A escola da comunidade fica há poucos metros da ponte e as crianças a utilizavam diariamente para frequentar as aulas. Nada justifica essa destruição, disse”.

Perguntado sobre as respostas que espera receber dos órgãos acionados, Maxsuel Maia finalizou: “O Estado pode muito, mas não pode tudo. Existem limites a serem respeitados nas fiscalizações. Um Processo Administrativo Disciplinar precisa ser aberto imediatamente pelo ICMBio para investigar a conduta desses fiscais. Ao mesmo tempo, esperamos que o MPF represente junto ao Tribunal Regional Federal contra esses abusos. Não é de hoje que isso acontece em Xapuri, é hora de dar um basta”.

Comentários

Continue lendo

Em alta