Acre
Polícia Militar do Acre fará a segurança em 662 locais de votação neste domingo

No Acre, conforme dados do TRE/AC, 662 locais receberão seções eleitorais, dos quais 425 estão localizados em perímetro urbano e 237 em zona rural. Foto: Davi Silva Barbosa/PMAC
Para garantir a ordem pública e o bom andamento das Eleições 2024, que serão realizadas neste domingo, 6, a Polícia Militar do Acre (PMAC) estará presente com seu efetivo nos 22 municípios acreanos. Estarão a postos cerca de 1.133 militares, antes, durante e depois do período de votação.
Os comandantes das unidades operacionais e especializadas de Rio Branco, bem como de setores estratégicos da instituição, reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 4, para realizar o alinhamento das operações e definir os últimos ajustes para o serviço durante o processo eleitoral.
Com foco na segurança dos eleitores e dos servidores da Justiça Eleitoral, a atuação da PMAC no dia do pleito se dará em duas frentes: no policiamento ostensivo e preventivo, que já é efetuado normalmente nas vias públicas; e na segurança dos locais de votação, apuração, totalização e divulgação de resultados.
No Acre, conforme dados do TRE/AC, 662 locais receberão seções eleitorais, dos quais 425 estão localizados em perímetro urbano e 237 em zona rural. Para abranger todas as áreas, serão empregadas 192 viaturas e 77 motocicletas. Também três bases móveis serão fixadas em locais estratégicos.
De acordo com o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Fonseca, a Polícia Militar está empenhada em garantir o exercício da democracia. “Nossa missão é garantir uma eleição tranquila, para que cada acreano possa exercer seu direito ao voto. O momento exige mobilização de toda a tropa e hoje estamos nos reunindo para ajustar os detalhes da nossa atuação”, esclareceu o oficial.
Além da mobilização dos batalhões de área, a PMAC também atuará por meio das unidades especializadas da instituição: Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Os policiais militares também receberão o apoio de 260 homens do Exército Brasileiro.

Comandante-geral da PMAC divulga informações durante coletiva de imprensa. Foto: Davi Silva Barbosa/PMAC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.