Acre
37ª Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasileia
Na manhã desta terça-feira 26 aconteceu a 37ª sessão ordinária do poder legislativo do município de Brasileia. Que iniciou as 8h15 da manhã, ocasião que o Presidente da Câmara o vereador Mario Jorge autorizou a primeira secretária da mesa diretora a vereadora Erizete Lima de morais a fazer a leitura das matérias apresentadas na 36ª sessão deste poder.
Grande expediente:
Carlinhos do pelado – PSB:
Cumprimentou a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal, o vereador fez comentários sobre a situação da possível separação do bairro Leonardo Barbosa relacionado a uma cratera na rua dos catraieiros.
Indicações:
- Ainda em seu pronunciamento sugeriu que a Bancada intervenha junto as Empresas de transportes aéreos para diminuir o preço das passagens em nossa região. Pessoas tem dificuldades em viajar por conta do alto preço das passagens no Estado do Acre.
- Sugeriu também que o Governo utilize o prédio da antiga EMATER para instalar o IML no município.
- Solicitou que a Prefeitura faça a manutenção da rede de iluminação pública na rua Núbia G. de Farias, Bairro José Moreira, próximo a escola Socorro Frota.
- Solicitou também que o PROCON móvel faça um atendimento itinerante no município.
- Pediu que a Prefeitura faça contato com o centro de zoonoses na capital do Estado para que seja realizado um atendimento itinerante no município e retirar os animais que estão na rua.
- Concluiu solicitando que a Prefeitura tome providências com relação ao buraco da rua dos catraieiros, no Bairro Leonardo Barbosa.
Bil Rocha – PMDB:
Iniciou seu pronunciamento na tribuna Cumprimentando a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal. Fez comentários sobre a Empresa VIVO, conforme o vereador o deputado Flaviano Melo está atento para esses problema. Destacou em tribuna sobre a reunião com o representante do DNIT para discutir sobre a problemática da Avenida Marinho Monte. Falou sobre a eleição da executiva do PMDB, onde o Sr. Aldemir Lopes ganhou novamente a presidência do partido onde o evento contou com a presença de personalidades ilustres do partido. Parabenizou a Coordenadora de saúde do alto acre Leila Galvão, pela realização do atendimento itinerante de saúde realizado no município dias 22,23 e 24.
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura faça serviços de capina e roçagem na praça da ponte Wilson Pinheiro.
- Pediu que a Prefeitura realize capina na rua Joaquim de Lima, Bairro Eldorado.
- Solicitou que a Prefeitura realize capina e roçagem na rua Maria Esther de Paula Moreira, Bairro Eldorado.
- Indicou que a Secretaria de Obras realize limpeza no Beco da Travessa Belém e calçamento no local, de acordo com o vereador existe muita lama no local.
- Solicitou que a Prefeitura realize roçagem na praça Valdemir Lopes, o capim está alto e coloque mais areia na quadra do local e refletores na praça.
- Solicitou que o Núcleo de Educação encaminhe documento para o Governo para que esteja solucionado o pagamento dos caminhoneiros receber seus salários atrasados há mais de cinco meses.
Fernanda Hassem – PT:
Usou a tribuna para Cumprimentar a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal, parabenizou o Governo do Estado pela realização do programa saúde itinerante no município. Enfatizou a importância da parceria com o Executivo. Registrou o dia contra a violência a mulher dia 25 de novembro. Enfatizou sobre o dia do doador de sangue, Sugeriu que os vereadores também ajudem o Hemonúcleo do município de Brasileia e convidou a toda a população para doar sangue. Fez comentários sobre o fato de comparecer a delegacia para prestar esclarecimentos sobre o manifesto na ponte José Augusto que aconteceu meses atrás. Destacou sobre alguns servidores da Cooperativa que estão com suas carteiras de trabalho retidas. Fez comentários também sobre a situação do Estado ainda não ter paga os caminhoneiros que fazem o transporte de alunos. Convidou os professores do programa Asinhas da florestania para participar da próxima sessão e falar sobre esse problema da paralização do programa. Falou sobre a falta do IML no município.
Indicações:
- Ainda em seu pronunciamento na tribuna a vereadora solicitou que o Governo do estado realize outro a atendimento itinerante no município no ano de 2014 tanto na zona urbana quanto na zona rural.
- Pediu que a Secretaria de Bem Estar Social ofereça maior atenção as mulheres do município que sofrem violência doméstica.
- Propôs que a Prefeitura auxilie o Hemonúcleo com ajudas conforme ela um Setor tão importante.
- Sugeriu que a Câmara de Brasileia realize uma sessão itinerante da cidade, precisamente nos Bairros São João e 28 de maio.
- Solicitou que a Governo informe quais investimentos serão feitos na ponte José Augusto.
- Solicitou também que a Prefeitura encaminhe informações sobre o responsável pela Cooperativa no município de Brasileia.
- Sugeriu que a Prefeitura contrate mais roçadores e garis conforme ela, a quantidade desses servidores e insuficiente para atender o município.
- Indicou que a Prefeitura reponha a iluminação da comunidade Nazaré.
- Finalizou solicitando que a agencia da Caixa Econômica da Brasileia tome providências com relação ao espaço da agência.
Naldo Rufino – SDD:
Cumprimentou a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal. O vereador sugeriu que o IFAC veja a questão de um espaço para instalar a Instituição no município. Fez comentários sobre o dia do doador de sangue e disse que falta uma maior divulgação. Parabenizou a Coordenadora de Saúde do estado e a Secretaria de Saúde do município pela realização do saúde itinerante que aconteceu no último final de semana. Falou da reunião com o representante do DNIT e disse que espera que medidas sejam tomadas com relação as Avenidas Marinho Monte e Rui Lino. Falou sobre a eleição da nova diretoria do PMDB. Destacou também sobre a falta do IML no município. Destacou também sobre o problema do buraco na Rua dos catraieiros.
Indicações:
- Ainda na tribuna o vereador solicitou que o IFAC informe se foi conseguido o espaço para o mesmo funcionar no município.
Joelso Pontes – PP:
Iniciou Cumprimentando a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal. Falou sobre a problemática da Avenida Marinho Monte, sobretudo por parte da Empresa ADINN, de acordo com o vereador a emprese já era para estar realizando as obras. O vereador fez comentários sobre o Poder Executivo municipal que não está realizando serviços básicos de acordo com ela a população está revoltada. Ressaltou que alguns serviços do programa ruas do Povo está sendo mal feito, segundo o vereador ruas que foram entregues há apernas alguns dias já estão apresentando problemas.
Indicações:
- Ainda em seu pronunciamento o vereador pediu que a Prefeitura informe como estão as negociações com os servidores municipais.
- Indicou que a Prefeitura tome providências com relação ao esgoto da ruas Tereza Pimentel, bairro José Braúna.
- O vereador concluiu seu pronunciamento pedindo uma Moção de pesar para a família do Sr. Pacheco, cidadão este que teve grande história no município.
Marquinhos Tibúrcio – PSDB:
Cumprimentou a todos os presentes. Parabenizou o Governo do Estado pela realização do programa saúde itinerante no município que aconteceu no último final de semana. Fez comentários também sobre a falta do IML no município. O vereador falou sobre o terreno doado aos taxistas do município, disse que até hoje o Sindicato ainda não disponibiliza da documentação do terreno doado.
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura coloque placas informando o nome dos ramais da comunidade Nazaré.
- Pediu que a Prefeitura substitua as lâmpadas da rua Astério de Paula Moreira, bairro José Moreira.
- Indicou que a Prefeitura faça desentupimento de um bueiro na Rua Joaquim de Lima, Bairro Eldorado.
- O vereador sugeriu que a Prefeitura coloque uma lona nas laterais da feira Maria Florence.
- Finalizou suas reivindicações sugerindo que a Prefeitura verifique as lâmpadas queimadas da rua Francisco Dino, bairro Alberto Castro.
Marivaldo Oliveira – PMDB:
Usou seu momento na tribuna para falar também sobre a falta do IML no município, conforme ele e uma problema o município não contar com um IML. Parabenizou o Deputado Federal Flaviano Melo pela alocação de recursos para o município. Falou da reunião com o representante do DNIT com relação a duplicação da avenida Marinho Montes, falou também sobre o problema da Empresa de telefonia OI, de acordo om o vereador medidas urgentes precisam ser tomadas, com relação a má qualidade do serviço prestado pela empresa. O vereador destacou também sobre o não pagamento dos caminhoneiros que prestam serviço para o estado e fazem o transporte de alunos. Comentou também sobre o dia do doador de sangue falou da importância de se doar sangue.
Indicações:
- Ainda na tribuna o vereador solicitou que a Eletrobrás tome providências com relação a falta de postes no município.
- O parlamentar sugeriu que a câmara realize uma reunião com o Diretor – presidente da Eletrobrás para discutir vários assuntos de interesse público.
- Concluiu solicitando que o Governo tome providências com relação a torre em cima da Rádio Aldeia FM. Segundo informações a torre apresenta problema na estrutura além de ser próximo da escola Getúlio Vargas oferecendo um risco muito grande aquelas crianças.
Tereza com Certeza – PT:
Cumprimentou a todos os presentes aos ouvintes do mercado municipal. A vereadora usou a tribuna para falar que está faltando remédios nas Unidades de Saúde do município. Falou sobre o problema do pagamento dos caminhoneiros, conforme ela essa situação precisa ser resolvida porque são pais de famílias que precisam de sua remuneração para sobreviver. Pediu uma Moção de pesar para a família do Sr. Pacheco, segundo a vereadora cidadão este que teve grande história no município.
Indicações:
- Ainda em seu pronunciamento na tribuna solicitou que a Prefeitura faça um paliativo no ramal do km 35, nas proximidades do Sr. Maringoso.
- Sugeriu que a Prefeitura elabore urgente um projeto voltado para a situação do Bairro Leonardo Barbosa.
- Solicitou que seja realizada uma reunião com o Prefeito para discutir o problema do Bairro Leonardo Barbosa.
- Finalizou pedindo que a Prefeitura tome providências com relação a falta de remédios nas unidades do município.
Ordem do dia:
Na ordem do dia foi posto para votação o projeto de lei nº 014 de 26 de setembro de 2013, de autoria do poder executivo municipal. Que cria a coordenadoria Municipal das mulheres e altera a lei municipal. Projeto este que sofreu uma alteração por conta de uma emenda modificativa apresentada pela vereadora Fernanda Hassem (PT). Alternado a nomenclatura do projeto nº 014 de 2013. Modificando o artigo do 1º ao 4º parágrafo alterando de coordenadoria municipal da mulher para “organismo municipal de políticas para mulheres” (OPM).
Ordem da votação do projeto
Vereador Naldo PRP voto favorável ao projeto e a emenda.
Benedito lima PMDB favorável ao projeto e a emenda.
Marivaldo oliveira PMDB voto favorável ao projeto e a emenda.
Marquinhos Tibúrcio PSDB voto favorável ao projeto e a emenda.
Joelso Pontes PP voto favorável ao projeto e a emenda.
Fernanda Hassem PT votou favorável e a emenda.
Tereza Xavier PT votou favorável ao projeto e a emenda.
Vereadora Erizete lima PT votou favorável ao projeto e a emenda.
Desta forma o Projeto foi aprovado por unanimidade e será enviado a sanção do poder executivo municipal.
Comentários
Acre
Chuvas intensas deixam Brasileia em alerta e mais de 500 famílias isoladas

Fotos: Genoci Nascimento – Secom/Prefeitura de Brasiléia
Menos de 15 dias após o Rio Acre ultrapassar, pela primeira vez neste ano, a cota de alerta em Brasileia, o nível do manancial voltou a preocupar autoridades e moradores da região de fronteira. A apreensão aumenta ainda mais após a forte enxurrada registrada nesta semana no município, que acumulou 143 milímetros de chuva.
Na manhã desta sexta-feira (30), o rio seguiu acima da cota de alerta, atingindo 10,05 metros. De acordo com órgãos de monitoramento, caso as chuvas intensas persistam, há possibilidade de o manancial alcançar a cota de transbordamento, fixada em 11,40 metros, nos próximos dias — o que ocorreria pela primeira vez em 2026.
Conforme dados oficiais do monitoramento hidrológico e geológico, o Rio Acre já havia atingido a cota de alerta no último dia 14 de janeiro. O histórico recente aumenta a apreensão, já que Brasiléia enfrentou quatro episódios de alagamento, sendo o mais severo registrado em 2024.
Diante do cenário, o prefeito Carlinhos do Pelado afirmou que a gestão municipal está em alerta máximo. “Estamos monitorando o nível do rio em tempo real e mobilizando todas as equipes para dar resposta rápida à população. Nossa prioridade é proteger vidas e garantir assistência às famílias que já sofrem com os impactos das chuvas”, declarou.
Na quinta-feira, o gestor também anunciou o cancelamento do Carnaval 2026 promovido pelo poder público e decretou situação de emergência no município. Segundo Carlinhos do Pelado, a medida é necessária para agilizar os trâmites legais e garantir suporte imediato às comunidades afetadas. “Não é uma decisão fácil, mas é responsável. Precisamos direcionar recursos e esforços para atender mais de 500 famílias isoladas, além de minimizar os prejuízos causados pela enxurrada”, ressaltou.
A situação atinge moradores de ramais, ribeirinhos e comunidades localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes, especialmente nos quilômetros 59, 60 e 13. Há também cerca de 20 aviários de frango sem acesso, comprometendo a atividade produtiva local.
O coordenador municipal da Defesa Civil, major Sandro, explicou que os danos à infraestrutura são significativos. “O levantamento preliminar aponta a destruição de 20 linhas de bueiros, tanto na zona urbana quanto rural, além de 10 pontes que desabaram ou tiveram o acesso interrompido após o desmoronamento das cabeceiras. Outras estruturas ainda estão submersas, dificultando o tráfego e o atendimento às comunidades”, detalhou.
Segundo a Prefeitura de Brasiléia, a estimativa inicial é de que os prejuízos ultrapassem R$ 1,5 milhão. Os impactos afetam diretamente o escoamento da produção agrícola e extrativista, como castanha e borracha, além do deslocamento diário dos moradores.
A população pode solicitar apoio diretamente à Defesa Civil Municipal pelo telefone (68) 99250-8970 ou ao Corpo de Bombeiros pelo número (68) 3546-5743. A Prefeitura orienta ainda que os moradores acompanhem os canais oficiais nas redes sociais para receber informações atualizadas e confiáveis sobre a situação do rio e as ações emergenciais em andamento.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil reajusta piso salarial dos servidores em 4,26%

A Prefeitura de Assis Brasil publicou o Decreto nº 034/2026/GAPRE, que concede reajuste de 4,26% no piso salarial dos servidores efetivos do município. A medida foi oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (30) e passa a valer a partir da data de sua publicação.
Assinado pelo prefeito Jerry Correia Marinho, o decreto estabelece que o reajuste acompanha a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2025. O IPCA é o índice legalmente adotado pelo município como base para a recomposição salarial, conforme prevê a Lei Municipal nº 692/2022/GAPRE, de 20 de dezembro de 2022.
Segundo o texto, a decisão reforça o compromisso da atual gestão com a valorização do funcionalismo público municipal e a manutenção do poder de compra dos servidores diante da inflação.
O decreto determina ainda que a Secretaria Municipal de Administração e a Secretaria Municipal da Fazenda adotem todas as providências necessárias para o cumprimento do reajuste. O ato também será encaminhado ao Poder Legislativo Municipal para conhecimento.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de chuvas intensas para a região a partir desta sexta-feira
Aviso de perigo potencial prevê volumes elevados de chuva e ventos fortes até a manhã de sábado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de severidade classificado como perigo potencial para a região. O alerta é válido a partir de 0h01 desta sexta-feira (30) e segue até as 10h de sábado (31).
De acordo com o comunicado, estão previstas chuvas fortes, com acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros ao longo do dia. O aviso também inclui a ocorrência de ventos intensos, com rajadas variando entre 40 e 60 km/h.
O Inmet alerta para possíveis riscos à população e à infraestrutura, como alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores. Diante do cenário, o órgão recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas urbanas, regiões de encosta e locais próximos a rios e igarapés.
A orientação é que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e adote medidas preventivas durante o período de vigência do alerta.










Você precisa fazer login para comentar.