Acre
37ª Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasileia
Na manhã desta terça-feira 26 aconteceu a 37ª sessão ordinária do poder legislativo do município de Brasileia. Que iniciou as 8h15 da manhã, ocasião que o Presidente da Câmara o vereador Mario Jorge autorizou a primeira secretária da mesa diretora a vereadora Erizete Lima de morais a fazer a leitura das matérias apresentadas na 36ª sessão deste poder.
Grande expediente:
Carlinhos do pelado – PSB:
Cumprimentou a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal, o vereador fez comentários sobre a situação da possível separação do bairro Leonardo Barbosa relacionado a uma cratera na rua dos catraieiros.
Indicações:
- Ainda em seu pronunciamento sugeriu que a Bancada intervenha junto as Empresas de transportes aéreos para diminuir o preço das passagens em nossa região. Pessoas tem dificuldades em viajar por conta do alto preço das passagens no Estado do Acre.
- Sugeriu também que o Governo utilize o prédio da antiga EMATER para instalar o IML no município.
- Solicitou que a Prefeitura faça a manutenção da rede de iluminação pública na rua Núbia G. de Farias, Bairro José Moreira, próximo a escola Socorro Frota.
- Solicitou também que o PROCON móvel faça um atendimento itinerante no município.
- Pediu que a Prefeitura faça contato com o centro de zoonoses na capital do Estado para que seja realizado um atendimento itinerante no município e retirar os animais que estão na rua.
- Concluiu solicitando que a Prefeitura tome providências com relação ao buraco da rua dos catraieiros, no Bairro Leonardo Barbosa.
Bil Rocha – PMDB:
Iniciou seu pronunciamento na tribuna Cumprimentando a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal. Fez comentários sobre a Empresa VIVO, conforme o vereador o deputado Flaviano Melo está atento para esses problema. Destacou em tribuna sobre a reunião com o representante do DNIT para discutir sobre a problemática da Avenida Marinho Monte. Falou sobre a eleição da executiva do PMDB, onde o Sr. Aldemir Lopes ganhou novamente a presidência do partido onde o evento contou com a presença de personalidades ilustres do partido. Parabenizou a Coordenadora de saúde do alto acre Leila Galvão, pela realização do atendimento itinerante de saúde realizado no município dias 22,23 e 24.
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura faça serviços de capina e roçagem na praça da ponte Wilson Pinheiro.
- Pediu que a Prefeitura realize capina na rua Joaquim de Lima, Bairro Eldorado.
- Solicitou que a Prefeitura realize capina e roçagem na rua Maria Esther de Paula Moreira, Bairro Eldorado.
- Indicou que a Secretaria de Obras realize limpeza no Beco da Travessa Belém e calçamento no local, de acordo com o vereador existe muita lama no local.
- Solicitou que a Prefeitura realize roçagem na praça Valdemir Lopes, o capim está alto e coloque mais areia na quadra do local e refletores na praça.
- Solicitou que o Núcleo de Educação encaminhe documento para o Governo para que esteja solucionado o pagamento dos caminhoneiros receber seus salários atrasados há mais de cinco meses.
Fernanda Hassem – PT:
Usou a tribuna para Cumprimentar a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal, parabenizou o Governo do Estado pela realização do programa saúde itinerante no município. Enfatizou a importância da parceria com o Executivo. Registrou o dia contra a violência a mulher dia 25 de novembro. Enfatizou sobre o dia do doador de sangue, Sugeriu que os vereadores também ajudem o Hemonúcleo do município de Brasileia e convidou a toda a população para doar sangue. Fez comentários sobre o fato de comparecer a delegacia para prestar esclarecimentos sobre o manifesto na ponte José Augusto que aconteceu meses atrás. Destacou sobre alguns servidores da Cooperativa que estão com suas carteiras de trabalho retidas. Fez comentários também sobre a situação do Estado ainda não ter paga os caminhoneiros que fazem o transporte de alunos. Convidou os professores do programa Asinhas da florestania para participar da próxima sessão e falar sobre esse problema da paralização do programa. Falou sobre a falta do IML no município.
Indicações:
- Ainda em seu pronunciamento na tribuna a vereadora solicitou que o Governo do estado realize outro a atendimento itinerante no município no ano de 2014 tanto na zona urbana quanto na zona rural.
- Pediu que a Secretaria de Bem Estar Social ofereça maior atenção as mulheres do município que sofrem violência doméstica.
- Propôs que a Prefeitura auxilie o Hemonúcleo com ajudas conforme ela um Setor tão importante.
- Sugeriu que a Câmara de Brasileia realize uma sessão itinerante da cidade, precisamente nos Bairros São João e 28 de maio.
- Solicitou que a Governo informe quais investimentos serão feitos na ponte José Augusto.
- Solicitou também que a Prefeitura encaminhe informações sobre o responsável pela Cooperativa no município de Brasileia.
- Sugeriu que a Prefeitura contrate mais roçadores e garis conforme ela, a quantidade desses servidores e insuficiente para atender o município.
- Indicou que a Prefeitura reponha a iluminação da comunidade Nazaré.
- Finalizou solicitando que a agencia da Caixa Econômica da Brasileia tome providências com relação ao espaço da agência.
Naldo Rufino – SDD:
Cumprimentou a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal. O vereador sugeriu que o IFAC veja a questão de um espaço para instalar a Instituição no município. Fez comentários sobre o dia do doador de sangue e disse que falta uma maior divulgação. Parabenizou a Coordenadora de Saúde do estado e a Secretaria de Saúde do município pela realização do saúde itinerante que aconteceu no último final de semana. Falou da reunião com o representante do DNIT e disse que espera que medidas sejam tomadas com relação as Avenidas Marinho Monte e Rui Lino. Falou sobre a eleição da nova diretoria do PMDB. Destacou também sobre a falta do IML no município. Destacou também sobre o problema do buraco na Rua dos catraieiros.
Indicações:
- Ainda na tribuna o vereador solicitou que o IFAC informe se foi conseguido o espaço para o mesmo funcionar no município.
Joelso Pontes – PP:
Iniciou Cumprimentando a todos os presentes e os ouvintes do mercado municipal. Falou sobre a problemática da Avenida Marinho Monte, sobretudo por parte da Empresa ADINN, de acordo com o vereador a emprese já era para estar realizando as obras. O vereador fez comentários sobre o Poder Executivo municipal que não está realizando serviços básicos de acordo com ela a população está revoltada. Ressaltou que alguns serviços do programa ruas do Povo está sendo mal feito, segundo o vereador ruas que foram entregues há apernas alguns dias já estão apresentando problemas.
Indicações:
- Ainda em seu pronunciamento o vereador pediu que a Prefeitura informe como estão as negociações com os servidores municipais.
- Indicou que a Prefeitura tome providências com relação ao esgoto da ruas Tereza Pimentel, bairro José Braúna.
- O vereador concluiu seu pronunciamento pedindo uma Moção de pesar para a família do Sr. Pacheco, cidadão este que teve grande história no município.
Marquinhos Tibúrcio – PSDB:
Cumprimentou a todos os presentes. Parabenizou o Governo do Estado pela realização do programa saúde itinerante no município que aconteceu no último final de semana. Fez comentários também sobre a falta do IML no município. O vereador falou sobre o terreno doado aos taxistas do município, disse que até hoje o Sindicato ainda não disponibiliza da documentação do terreno doado.
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura coloque placas informando o nome dos ramais da comunidade Nazaré.
- Pediu que a Prefeitura substitua as lâmpadas da rua Astério de Paula Moreira, bairro José Moreira.
- Indicou que a Prefeitura faça desentupimento de um bueiro na Rua Joaquim de Lima, Bairro Eldorado.
- O vereador sugeriu que a Prefeitura coloque uma lona nas laterais da feira Maria Florence.
- Finalizou suas reivindicações sugerindo que a Prefeitura verifique as lâmpadas queimadas da rua Francisco Dino, bairro Alberto Castro.
Marivaldo Oliveira – PMDB:
Usou seu momento na tribuna para falar também sobre a falta do IML no município, conforme ele e uma problema o município não contar com um IML. Parabenizou o Deputado Federal Flaviano Melo pela alocação de recursos para o município. Falou da reunião com o representante do DNIT com relação a duplicação da avenida Marinho Montes, falou também sobre o problema da Empresa de telefonia OI, de acordo om o vereador medidas urgentes precisam ser tomadas, com relação a má qualidade do serviço prestado pela empresa. O vereador destacou também sobre o não pagamento dos caminhoneiros que prestam serviço para o estado e fazem o transporte de alunos. Comentou também sobre o dia do doador de sangue falou da importância de se doar sangue.
Indicações:
- Ainda na tribuna o vereador solicitou que a Eletrobrás tome providências com relação a falta de postes no município.
- O parlamentar sugeriu que a câmara realize uma reunião com o Diretor – presidente da Eletrobrás para discutir vários assuntos de interesse público.
- Concluiu solicitando que o Governo tome providências com relação a torre em cima da Rádio Aldeia FM. Segundo informações a torre apresenta problema na estrutura além de ser próximo da escola Getúlio Vargas oferecendo um risco muito grande aquelas crianças.
Tereza com Certeza – PT:
Cumprimentou a todos os presentes aos ouvintes do mercado municipal. A vereadora usou a tribuna para falar que está faltando remédios nas Unidades de Saúde do município. Falou sobre o problema do pagamento dos caminhoneiros, conforme ela essa situação precisa ser resolvida porque são pais de famílias que precisam de sua remuneração para sobreviver. Pediu uma Moção de pesar para a família do Sr. Pacheco, segundo a vereadora cidadão este que teve grande história no município.
Indicações:
- Ainda em seu pronunciamento na tribuna solicitou que a Prefeitura faça um paliativo no ramal do km 35, nas proximidades do Sr. Maringoso.
- Sugeriu que a Prefeitura elabore urgente um projeto voltado para a situação do Bairro Leonardo Barbosa.
- Solicitou que seja realizada uma reunião com o Prefeito para discutir o problema do Bairro Leonardo Barbosa.
- Finalizou pedindo que a Prefeitura tome providências com relação a falta de remédios nas unidades do município.
Ordem do dia:
Na ordem do dia foi posto para votação o projeto de lei nº 014 de 26 de setembro de 2013, de autoria do poder executivo municipal. Que cria a coordenadoria Municipal das mulheres e altera a lei municipal. Projeto este que sofreu uma alteração por conta de uma emenda modificativa apresentada pela vereadora Fernanda Hassem (PT). Alternado a nomenclatura do projeto nº 014 de 2013. Modificando o artigo do 1º ao 4º parágrafo alterando de coordenadoria municipal da mulher para “organismo municipal de políticas para mulheres” (OPM).
Ordem da votação do projeto
Vereador Naldo PRP voto favorável ao projeto e a emenda.
Benedito lima PMDB favorável ao projeto e a emenda.
Marivaldo oliveira PMDB voto favorável ao projeto e a emenda.
Marquinhos Tibúrcio PSDB voto favorável ao projeto e a emenda.
Joelso Pontes PP voto favorável ao projeto e a emenda.
Fernanda Hassem PT votou favorável e a emenda.
Tereza Xavier PT votou favorável ao projeto e a emenda.
Vereadora Erizete lima PT votou favorável ao projeto e a emenda.
Desta forma o Projeto foi aprovado por unanimidade e será enviado a sanção do poder executivo municipal.
Comentários
Acre
Gladson diz não poder “impedir” candidatura de Bocalom ao governo do Acre e reafirma apoio a Mailza Assis
Governador diz que não pode impedir possível candidatura do prefeito Tião Bocalom, mas defende “chapa forte” com a vice-governadora

Governador reafirma apoio à vice-governadora Mailza Assis para sucessão estadual e defende união da direita nas eleições de 2026. Foto: captada
O governador Gladson Camelí (Progressistas) reafirmou seu apoio à candidatura da vice-governadora Mailza Assis (Progressistas) ao governo do Acre em 2026, em meio ao cenário político que envolve a possível disputa do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL). Em entrevista à imprensa acreana, Camelí também confirmou sua pré-candidatura ao Senado.
Camelí comentou a movimentação de Bocalom, que deve se afastar da prefeitura em fevereiro — e não em abril, como a maior parte dos gestores com intenção eleitoral. O governador afirmou que não pode interferir na decisão do prefeito, mas destacou que trabalha para montar “uma chapa forte” com Mailza como candidata ao Palácio Rio Branco.
“Eu não tenho como impedir Bocalom de ser candidato, mas tenho que montar minha chapa. O que posso afirmar é que sou pré-candidato ao Senado e que Mailza é, sem nenhuma dúvida, a minha candidata ao Governo, e pronto”, declarou Camelí.
O governador também defendeu a união da direita como caminho viável para a sucessão estadual. “A união da direita seria ideal, mas não posso impedir ninguém de ser candidato. É a democracia que defendo até o último minuto”, concluiu.
Em meio à movimentação política para as eleições do próximo ano, o governador destacou que, embora não possa interferir na decisão de Bocalom, segue trabalhando para formar uma “chapa forte” com Mailza. Ele também confirmou na entrevista sua própria pré-candidatura ao Senado.
Comentários
Acre
Comece o ano fazendo o seu plano de negócios
Sebrae disponibiliza ferramenta gratuita e digital para apoiar a gestão
Para auxiliar os pequenos negócios a evoluírem no mercado, o Sebrae disponibiliza uma plataforma totalmente digital e gratuita, dedicada à criação de planos de negócios, o PNBOX. São 14 ferramentas para o empreendedor construir um plano completo ou usar como quiser em seu momento atual.
O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento e gestão, contendo a ideia de negócio, objetivos e passos necessários para alcançá-los. Quando bem-feito, diminuem-se os riscos e as incertezas, permitindo que a empresa cresça com segurança e entendendo o mercado em que atua.
A plataforma PNBOX é online, permite a criação ilimitada de planos e permite que o usuário escolha quais ferramentas melhores atendem às suas demandas imediatas.
O ambiente virtual conta com videoaulas e tutoriais para o uso adequado de ferramentas novas como a matriz de segmentação, jornada do cliente, funil de vendas e vários recursos de análise financeira.
Conheça a plataforma em http://sebrae.com.br/pnbox, para mais informações entre em contato com o 0800 570 0800.
Comentários
Acre
Governo federal libera R$ 2,3 milhões ao Acre para combater praga que ameaça plantações de cacau
Convênio com o Idaf visa conter a monilíase, doença considerada uma das mais graves para a cacauicultura na Amazônia; ações de vigilância e erradicação serão intensificadas

Doença é uma das principais ameaças à cacauicultura na Amazônia; recursos serão usados em vigilância, prevenção, contenção e ações emergenciais até abril de 2027. Foto: captada
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) celebraram um convênio de R$ 2.331.839,15 para o enfrentamento da monilíase do cacau, doença considerada uma das maiores ameaças à cacauicultura na região amazônica. Do total, R$ 2.261.883,98 serão transferidos pela União, e o estado terá contrapartida de R$ 69.955,17.
O acordo, publicado no Diário Oficial da União, visa atender ações emergenciais de prevenção, vigilância, contenção e erradicação do fungo Moniliophthora roreri, causador da doença. Os recursos serão aplicados em despesas correntes e de capital, com foco na proteção das áreas produtoras de cacau no estado.
O convênio foi assinado em 31 de dezembro de 2025 e terá vigência até 1º de abril de 2027. A medida reforça a atuação integrada entre os governos federal e estadual para conter a praga e preservar a cadeia produtiva do cacau no Acre.
Detalhes do convênio:
-
Valor total: R$ 2.331.839,15
-
Recursos federais: R$ 2.261.883,98 (97% do total)
-
Contrapartida do Idaf: R$ 69.955,17
-
Vigência: 31/12/2025 a 01/04/2027
Ações previstas:
Os recursos serão aplicados em vigilância fitossanitária, prevenção, contenção e erradicação da doença, com foco na proteção das áreas produtoras de cacau no estado.
Contexto da praga:
A monilíase do cacau ainda não foi registrada no Brasil, mas já avança em países vizinhos como Peru e Colômbia. Se introduzida, pode destruir até 90% da produção de cacau e cupuaçu, afetando pequenos agricultores e a economia regional.
Medidas emergenciais:
O convênio permitirá ao Idaf:
-
Reforçar barreiras fitossanitárias nas fronteiras;
-
Realizar inspeções e coletas em propriedades rurais;
-
Capacitar técnicos e produtores para identificação precoce;
-
Adquirir equipamentos para diagnóstico e controle.
O Idaf deverá apresentar um plano operacional detalhando as ações por município. Enquanto isso, a fiscalização em portos, aeroportos e estradas será intensificada para evitar a entrada do fungo no território acreano.
A detecção precoce é considerada crucial: caso a praga entre no Brasil, o Acre seria uma das primeiras rotas de entrada, devido à sua fronteira com o Peru – país onde a doença já está presente.











Você precisa fazer login para comentar.