Acre
34ª Boletim informativo da câmara municipal de Brasileia
A câmara municipal da Brasileia realizou na manhã desta terça feira 5 a 34ª sessão ordinário do 1ª ano legislativo da 13ª legislatura.
Grande expediente;
Marquinhos Tibúrcio – PSDB:
O vereador Marquinhos Tibúrcio foi a primeiro vereador a usar a tribuna, Cumprimentou o público presente, cumprimentou os ouvintes do mercado municipal. Mencionou sobre o depoimento do radialista Marcos Lima, falou que a Câmara merece ser respeitada e essas atitudes do Radialista merecem ser repudiadas. Falou que irá visitar Rio Branco para discutir sobre os transportes, parabenizou a PM pelas ações realizadas no município.
Indicações:
- Ainda a tribuna o vereador solicitou que a Prefeitura e Secretaria de Obras faça reparos no bueiro do ramal da Fortaleza, km 19, próximo ao Chico pereira.
- Pediu que a Prefeitura construa duas pontes no Ramal da Castanheira, km 52.
- Sugeriu que a PM fiscalize o semáforo da ponte, os carros não estão respeitando o sinal vermelho.
- Solicitou que a Prefeitura realize uma operação tapa buracos na Avenida marinho Monte.
- Pediu que a Secretaria de Agricultura divulgue o horário e saída dos caminhões de linha.
- Concluiu indicando que a Prefeitura realize melhorias no ramal do km 17 e construa pontes.
Carlinhos do Pelado – PSB:
Cumprimentou o público presente, o vereador fez comentários sobre a declaração do radialista Marcos Lima, quando ofende os servidores da Câmara e disse que a casa do povo merece respeito.
Indicações:
- Em sua primeira indicação na tribuna pediu que o Governo tome providências com relação ao lacticínio do município, localizado no km 04. Segundo o vereador o laticínio esta abandonado.
- Solicitou que a Prefeitura tome providências com relação a má qualidade da limpeza do município, o carro de lixo não está coletando corretando o lixo, a população está reclamando que sacolas caem e eles não voltam para pegar.
- Finalizou indicando que a Prefeitura faça o braço do ramal do km 75 saindo no Picadão, km 69.
Erizete Lima PT:
Ao usar a tribuna a vereadora Cumprimentou o público presente, fez comentários sobre a declaração do radialista marcos Lima, quando ofende os servidores e vereadores da Câmara, e disse que providencias jurídicas devem ser tomada com relação a declaração do radialista. PARABENIZOU O ALUNO Eduard por representar o município em Brasília com o projeto Meio ambiente. Fez comentários sobre os ofícios mal criados do executivo e do secretaria de ação social.
Indicações:
- A vereadora pediu uma Moção de Pesar aos familiares do professor Naílson Souza.
- Pediu também uma Moção de Aplauso ao aluno Eduard Silva.
- A vereadora finalizou seu discurso solicitando que a Prefeitura informe porque os projetos PPA e a LOA ainda não foram reencaminhadas para a câmara.
Fernanda Hassem – PT:
A vereadora Fernanda Hassen ao usar a tribuna, Cumprimentou o público presente, mencionou sobre a declaração do radialista marcos Lima, quando ofende os servidores da Câmara, e falou que a câmara municipal merece respeito e disse providencias jurídica devem ser tomada urgente com relação ao depoimento do radialista. Parabenizou o aluno Eduard, que irá representar o município em Brasília com o projeto Meio ambiente. Ainda na tribuna a vereadora falou sobre o trânsito na saída da escola Getúlio Vargas, disse que através do Mistério Público foi resolvido o problema. Falou ainda que a cidade está muito suja e que a prefeitura precisa tomar providencias urgentes. A vereadora agradeceu a população por manifestar apoio aos servidores e vereadores com relação ao depoimento do radialista. A vereadora finalizou seu uso na tribuna para Pedir uma nota de pesar a família do professor Nailson Souza.
Naldo Rufino- SDD:
Cumprimentou o público presente, apresentou seu repúdio sobre a declaração do radialista marcos Lima, quando ofende os servidores da Câmara. Parabenizou o município pelo adesão do programa mais médicos e pelo pacto nacional de alfabetização e pelo dia D de combate à dengue. Falou sobre os bueiros de má qualidade que estão sendo construídos pelo Governo do Estado. O vereador destacou sobre a Eletrobrás e a falta de compromisso do Órgão principalmente com moradores da zona rural, segundo o vereador e preciso uma atenção maior com o atendimento.
Indicações:
- O vereador aproveitou seu momento na tribuna para Convidar o Chefe da Eletro acre para falar sobre a falta de atendimento na zona rural.
- Solicitou que a Eletrobrás coloque chave tripla em locais que é possível na zona rural.
- O vereador finalizou solicitando que a Secretaria de Obras construa uma lombada entre a Avenidas Rui Lino e Marinho Monte, próximo aos costelão.
Joelson Pontes – PP:
Cumprimentou o público presente, mencionou em tribuna sobre a declaração do radialista Marcos Lima, quando ofende os servidores da Câmara, parabenizou o aluno Eduard pelo Projeto desenvolvido.
Indicações:
- Ainda na tribuna o vereador sugeriu que Prefeitura priorize a rua Pedro Alexandrino Neto.
- Pediu que a prefeitura realize a Iluminação da rua Arial do Bispo Barroso.
- Solicitou também que o DEPASA realize reparos nos buracos da Rua Arial do Bispo Barroso.
- Indicou que a Prefeitura realize reparos em um bueiro na Rua Pedro Cristiano do Nascimento, bairro Samaúma e coloque iluminação pública.
- Solicitou que o DEPASA informe quais os procedimentos das ruas que não foram contempladas com o Programa Ruas do Povo na 1ª etapa.
- Propôs que a Prefeitura realize melhorias na escola Socorro Frota, existem telhas que estão alagando e prejudicando os alunos.
- O vereador finalizou pedindo informação da SUFRAMA sobre a regulamentação da área de livre comércio do município.
Bil Rocha – PMDB:
Cumprimentou o público presente, parabenizou o Prefeito pela disponibilização do Odonto Sesc. Parabenizou a equipe do malva pela conquista do campeonato de futebol de areia, parabenizou o Governo pela realização de cirurgias no município no último sábado parabenizou pela volta do horário antigo do Acre e disse que foi uma vitória da democracia. O vereador fez comentários sobre as condições das ruas do município. Mencionou sobre alguns documentos enviado a câmara, do poder executivo e da secretaria de ação social, Segundo o vereador documentos estes mal criado. Destacou a problemática da cobertura do ginásio de esporte. O vereador fez comentários sobre o programa do radialista Marcos Lima e Marquinhos, e falou que é preciso respeito com os vereadores e funcionários do poder legislativo.
Indicações:
- Em sua primeira indicação solicitou que a Secretaria de Obras realize coleta de lixo na Travessa São José Bairro Eldorado.
- Concluiu pedindo que a Secretaria de Obras coloque as lâmpadas das Ruas Valdemir Lopes, Astério de Paula Moreira e José Maria de Sousa Santos, Bairro José Moreira.
Marivaldo Oliveira – PMDB:
Cumprimentou o público presente, parabenizou a Presidente Dilma pela PROGRAMA mais médicos onde o município de Brasileia foi contemplado, convidou todos a participar do dia D que acontecerá dia 8. Fez comentários sobre as condições do ramal do km 75, falou sobre a instalação de bueiros no ramal do km 84. O vereador informou que a quadra de grama sintética já foi vistoriada e liberada perla Caixa e em breve será entregue a comunidade. Falou que o prefeito está negociando para realizar o tapa buracos na Avenida Marinho Monte, falou também sobre as emendas destinadas ao município para a realização de melhorias e reformas no município. Fez comentários sobre a polêmica declaração do radialista Marcos Guariba.
Indicações:
- Ainda na tribuna solicitou que a secretaria de educação tome providencias com o telhado da escola da comunidade Santa Helena que teve o telhado arrancado parte da estrutura arrancada.
Rosildo Rodrigues – PT:
Cumprimentou o público presente, também fez comentários sobre a declaração do radialista Marcos Lima, quando ofende os servidores da Câmara. Falou com relação ao calcário que foi desviado segundo o vereador e preciso providencias do ministério público porque deixou vários produtores sem calcário. Parabenizou pela realização do campeonato do km 84 a e equipe do boca júnior campeã. Pediu uma nota de pesar a família de Sandro lúcio da silva. O vereador ainda na tribuna falou que a maioria dos ramais foram feitos de péssima qualidade. Disse que o município de Brasileia esta abandona da pelo poder executivo.
Indicações:
- O vereador pediu que a Prefeitura envie informações da quantidade de maquinas que há no Executivo e quantos tratores.
- Solicitou que a Prefeitura informe quantos cargos comissionados há na Prefeitura.
- Pediu também que a Prefeitura informe quantos carros são alugados, para onde e quais os motoristas.
- Solicitou que a Prefeitura informe o motivo da paralisação do programa Asinhas da florestania.
- O vereador aproveitou seu discurso em tribuna para Convidar o assessor jurídico Valadares para a Tribuna para discutir sobre os Poderes do vereador.
- Finalizou solicitando que o Der acre faça uma vistoria em todos os ramis.
Cumprimentou o público presente, cumprimentou os ouvintes do mercado municipal. Pediu uma moção de pesar a família o do Sandro lúcio silva que reside no ramal do 59. Parabenizou o aluno Eduard por representar o município em Brasília com o projeto do meio ambiente. Mencionou sobre alguns documentes enviados a câmara, do poder executivo e da secretaria de ação social, segundo a vereadora a câmara recebeu documentos mau criado. Falou da operação tapa buracos, disse que a população estão reclamando da forma como foi feito o trabalho. Falou sobre as agressões a câmara feita pelo radialista Marco Guariba.
Indicações:
- Ainda na tribuna a vereadora Pediu que a prefeitura informa o porquê dos cortes do bolsa família de algumas famílias.
- Pediu que a secretaria de obras veja a possibilidade de tapar os buracos com asfalto.
- Concluiu solicitando que a prefeitura Faça uma melhoria nas ruas do município. De acordo com a vereadora a cidade está muito suja.
Comentários
Acre
Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre
Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.
“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.
Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.
“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada
Comentários
Acre
MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre
MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada
Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.
Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.
A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.
Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.
A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.
A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada
Veja vídeos entrevista:
Comentários
Acre
Governador Gladson Camelí acompanha subida do Rio Acre e reforça ações de apoio às famílias
O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias

O governador Gladson Camelí acompanhou neste sábado, 17, a elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, e destacou as ações dos órgãos de Comando e Controle para reduzir os impactos da cheia sobre a população. Ele também fez um apelo à colaboração e empatia dos moradores diante do momento crítico, reforçando que a união é essencial para evitar danos maiores.
Na Gameleira, o major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida na capital e confirmou que, às 16h, o nível do manancial já havia alcançado 14,40 metros. As cotas de alerta e de transbordo do Rio Acre são de 13,50 metros e 14 metros, respectivamente.
No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios atingidos pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado vem apoiando as Defesas Civis municipais de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Prioridade tem sido amenizar impactos e garantir segurança das pessoas, destacou o governador. Foto: Diego Gurgel/Secom
“Estamos trabalhando para evitar que mais pessoas precisem deixar suas casas e sofram prejuízos. A tendência é de baixa, mas, diante do volume de chuvas, precisamos manter ações de governo para reduzir os impactos”, afirmou o governador.
Ele também fez um alerta à população sobre os riscos de acidentes às margens do rio. “Muita gente vem pescar ou observar a enchente, mas é fundamental ter cuidado e consciência. Há casas alagadas e situações que exigem sensibilidade e responsabilidade. Nossa prioridade é a prevenção”, disse.

Governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. Foto: Diego Gurgel/Secom
O governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. “Não apenas em Rio Branco, mas em qualquer cidade que esteja sofrendo com a elevação das águas, estaremos juntos para amenizar a dor das famílias. Já determinei às equipes que não deixem para amanhã o que precisa ser feito hoje”, concluiu.
O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias.

Rio Acre chegou a 14,40 metros na tarde deste sábado, 17. Foto: Diego Gurgel/Secom
Segundo ele, o atendimento às famílias atingidas ocorre de forma coordenada. “O Rio Acre apresenta elevação lenta e progressiva, o que até agora afetou poucas pessoas. Com a cota de 14,40 metros, já atendemos 13 famílias, cerca de 30 pessoas, que foram alojadas no Parque de Exposições. Além disso, sete famílias indígenas foram direcionadas para a Escola Leôncio de Carvalho, em respeito às suas tradições”, explicou
O comandante destacou que a expectativa é de estabilização do nível do rio nos próximos dias. “Imaginamos que amanhã o ritmo de subida diminua e, se tudo der certo, na segunda-feira [19] o rio comece a estabilizar e depois a baixar. Permaneceremos de prontidão durante todo o período para garantir o melhor atendimento à população”, afirmou.
Atualmente, dois locais de abrigo estão em funcionamento: o Parque de Exposições, com capacidade para 70 famílias, oito já ocupadas, e a Escola Leôncio de Carvalho, destinada ao grupo indígena.
Santos também ressaltou o papel da tecnologia no enfrentamento da cheia. “O aplicativo Família Segura e a plataforma Climate têm sido fundamentais para agilizar a comunicação e o planejamento das ações. Essas ferramentas permitem acompanhar em tempo real o número de famílias atingidas e facilitam a tomada de decisões”, finalizou.

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida. Foto: Diego Gurgel/Secom



















Você precisa fazer login para comentar.