Conecte-se conosco

Acre

32ª Boletim informativo da câmara municipal de Brasileia

Publicado

em

DSC_0001

Na manhã desta terça-feira 22, aconteceu a 32ª sessão ordinária do poder legislativo de Brasileia que iniciou as 8:30hs da manhã, ocasião que o presidente da Câmara vereador Mario Jorge autorizou a primeira secretária da mesa vereadora Erizete Lima de morais a fazer a leitura das matérias apresentadas na 31ª sessão deste poder.

Grande Expediente: (ocasião em que os vereadores terão direito a 15 minutos para falar assuntos de interesse ao público).

DSC_0016

Bill Rocha – PMDB

Iniciou Cumprimentou a todos, parabenizou o time do ressaca pela conquista da final na segunda divisão do campeonato estadual de futsal. Parabenizou também o Sindicato dos Trabalhadores rurais pela realização do atendimento itinerante em parceria com o Governo do Estado. Falou que o DERACRE ainda não realizou tapa buracos no município este ano. falou ainda sobre a quadra do bairro Eldorado e da importância da entrega à população. Falou que esteve na pré candidatura no Márcio Bittar a Governador do Estado que aconteceu na última sexta feira.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna solicitou que a Secretaria De Obras realize melhorias em um bueiro no Ramal do Porto Carlos km 67.
  2. Pediu que a Coordenadoria do Ginásio informe quando será realizado a reforma na cobertura do ginásio.
  3. Indicou que a Secretaria De Obras disponibilize um lixeiro para a Rua Vista Alegre Bairro Eldorado.
  4. Solicitou que a Secretaria de Obras disponibilize lixeiros para o Residencial jatobá.
  5. Finalizou que a Secretaria De Obras realize melhorias na Rua Marechal Rondon, após a alagação a mesma ficou abandonada, do trecho Dona Corina até o Ed Cruz.
Carlinhos do Pelado - PSB:

Carlinhos do Pelado – PSB:

Carlinhos do Pelado – PSB:

Cumprimentou a todos, falou sobre a lei que os deputados aprovaram para tirar os taxistas viração do Acre. Manifestou seu apoio as pessoas da invasão do bairro José Braúna.

Indicações:

1. Ainda na tribuna o vereador pediu uma Moção de Pesar à família da Sª Creuza Santiago.

2. Solicitou que a Prefeitura conclua a obra da orla do Rio nas proximidades da ponte José Augusto.

3. Indicou que a Prefeitura retire os entulhos da obra do orla do Rio nas proximidades da ponte José Augusto.

4.. Solicitou que a Prefeitura agilize junto ao DNIT o recapeamento da Avenida Rui Lino e Marinho Monte.

5. Sugeriu que a Prefeitura faça uma galeria ou amplie os bueiros no Ramal da Esperança, no balanço.

6. Propôs que a Prefeitura e Secretaria de Obras realize a limpeza dos bueiros do Bairro Ferreira Silva.

7. indicou que a Prefeitura dê continuidade aos trabalhos de capina nas ruas do município.

8. solicitou que o DERACRE informe se irão dar sequência no asfaltamento da ponte José Augusto de Araújo.

9. sugeriu que o Deputado Jamil Asfuri visite a obra do recapeamento da BR 317.

11. Concluiu pedindo que a prefeitura de manutenção nas placas de indicação no município de Brasileia.

Naldo Rufino - SDD

Naldo Rufino – SDD

Naldo Rufino – SDD:

Cumprimentou a todos, falou que mudou de sigla partidária para o Partido Solidariedade – SDD, disse que está feliz por ter mudado e convidou a todos para participar desse novo partido. Se fez solidário com os taxistas do Estado que foram prejudicados com a lei da viração. Falou ainda sobre a saúde do Estado do Acre e disse que a saúde está na UTI.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna solicitou que a Secretaria De Obras realize abertura do Ramal do G km 59 indo até o Zé Maria.
  2. Pediu que a Prefeitura realize o recapeamento na Rua Valdemir Lopes Bairro José Braúna.
  3. Finalizou solicitando que a ADIM retorne à Rua José Barros com a Rua Olegário França o esgoto está causando problemas.
Marquinhos Tibúrcio - PSDB

Marquinhos Tibúrcio – PSDB

Marquinhos Tibúrcio – PSDB:

Cumprimentou a todos, falou que participou da pré candidatura do Deputado Márcio Bittar ao Governo do Estado do Acre. O vereador falou sobre a lei que prejudicou os taxistas viração.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna solicitou que o Deputado Márcio Bittar aloque recursos para a aquisição de máquinas agrícolas para o município de Brasileia.
  2. Pediu que a Prefeitura realize uma limpeza nas laterais do Pólo.
  3. Indicou que Prefeitura e Secretaria de Obras puxe as madeiras do Ramal do Botafogo, falta um trator para puxar as madeiras para a construção de pontes.
  4. Pediu que a empresa de telefonia OI instale um orelhão no Pólo na Associação.
  5. Solicitou que ADIM explique porque não foi dada a continuidade da duplicação das Marinho Monte.
  6. Pediu que a Prefeitura Troque as lâmpadas queimadas do bairro 3 botequins.
  7. Concluiu solicitando que a Prefeitura troque as lâmpadas da Rua Arial do Bispo Barroso Bairro Eldorado.
Marivaldo Oliveira - PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB:

Cumprimentou a todos, fez também comentários sobre a problemática dos taxistas do Estado através de uma lei criada pelo governador Tião Viana. Falou sobre o itinerante cancelado da Prefeitura e disse que houve desentendimentos. Finalizando destacando sobre a eleição da AMOPREBE e sobre a invasão do Bairro José Braúna.

Rosildo Rodrigues - PT

Rosildo Rodrigues – PT

Rosildo Rodrigues – PT:

Cumprimentou a todos, fez comentários sobre o itinerante e disse que o Sindicato não quer atrapalhar a Prefeitura, falou ainda da falta de resposta do Prefeito com relação às suas solicitações. Falou sobre a eleição da AMOPREBE que aconteceu na última segunda feira. Agradeceu ao Governador Tião Viana pelo atendimento itinerante realizado no km 59. Agradeceu aos moradores que votaram na eleição da AMOPREBE. Parabenizou a Prefeitura pela realização de melhorias no ramal do km 59.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna solicitou que a Prefeitura crie condições para assentar as pessoas que não possuem casas no município.
  2. Pediu que a Prefeitura realize melhorias no ramal das 4 bocas indo até a Eletra.
  3. Indicou que a Prefeitura coloque piçarras nas ladeiras do km 59 e nas ladeiras do km 75.
  4. Finalizou pedindo que a Secretaria de Educação disponibilize um ônibus para levar os torcedores para os jogos da floresta que acontecerá no dia 12 de dezembro.
Tereza com Certeza - PT

Tereza com Certeza – PT

Tereza com Certeza – PT:

Cumprimentou a todos, falou que a escola Gesilda de Freitas está toda pintada de azul, por decisão do prefeito, mas reclamou que essa cor prejudica a iluminação sobretudo dentro da escola onde as lâmpadas não são potentes. Desatacou as escolas de zona rural que estão sendo construídas com madeiras brancas e disse que depois de algum tempo aquela madeira irá se deteriorar. Falou que foi procurada por funcionários da Secretaria de Obras e disse que segundo eles estão trabalhando com enxadas cegas, sem botas e luvas, ou seja, sem condições de trabalho. Fez comentários sobre as condições do ramal do km 59 que está necessitando de piçarra. Prestou sua solidariedade as pessoas que invadiram o bairro José Braúna. Falou sobre a candidatura do Deputado Márcio Bittar a Governador do Estado que aconteceu na última sexta feira. Parabenizou o vereador Rosildo pela sua dedicação com o homem do campo.

Mário Jorge Fiesca - PSB

Mário Jorge Fiesca – PSB

Mário Jorge Fiesca – PSB:

Cumprimentou a todos, fez comentários sobre a eleição da AMOPREBE que aconteceu na última segunda feira. Propôs que a prefeitura e DETRAN estejam sinalizando as ruas que foram beneficiada pelo programa ruas do povo.

Indicações:

  1. Ainda na tribuna o vereador solicitou que a Prefeitura juntamente com o DETRAN sinalize a rua frente ao Vila Brasília e termina nas mangueiras do Areal, de acordo com o vereador a comunidade estão reclamando das caçamba andam em alta velocidade.

Ordem do dia:

Foi apresentado um projeto de lei nº 017 de 18 de outubro 2013 oriundo do executivo que autoriza a constituição de conselhos escolares e consórcios das unidades da rede pública municipal.

DSC_0007

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.

Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco

Publicado

em

Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.

Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.

Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.


Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco

Publicado

em

Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.

Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.

Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.

Comentários

Continue lendo