Acre
32ª Boletim informativo da câmara municipal de Brasileia
Na manhã desta terça-feira 22, aconteceu a 32ª sessão ordinária do poder legislativo de Brasileia que iniciou as 8:30hs da manhã, ocasião que o presidente da Câmara vereador Mario Jorge autorizou a primeira secretária da mesa vereadora Erizete Lima de morais a fazer a leitura das matérias apresentadas na 31ª sessão deste poder.
Grande Expediente: (ocasião em que os vereadores terão direito a 15 minutos para falar assuntos de interesse ao público).
Iniciou Cumprimentou a todos, parabenizou o time do ressaca pela conquista da final na segunda divisão do campeonato estadual de futsal. Parabenizou também o Sindicato dos Trabalhadores rurais pela realização do atendimento itinerante em parceria com o Governo do Estado. Falou que o DERACRE ainda não realizou tapa buracos no município este ano. falou ainda sobre a quadra do bairro Eldorado e da importância da entrega à população. Falou que esteve na pré candidatura no Márcio Bittar a Governador do Estado que aconteceu na última sexta feira.
Indicações:
- Em uso a tribuna solicitou que a Secretaria De Obras realize melhorias em um bueiro no Ramal do Porto Carlos km 67.
- Pediu que a Coordenadoria do Ginásio informe quando será realizado a reforma na cobertura do ginásio.
- Indicou que a Secretaria De Obras disponibilize um lixeiro para a Rua Vista Alegre Bairro Eldorado.
- Solicitou que a Secretaria de Obras disponibilize lixeiros para o Residencial jatobá.
- Finalizou que a Secretaria De Obras realize melhorias na Rua Marechal Rondon, após a alagação a mesma ficou abandonada, do trecho Dona Corina até o Ed Cruz.
Carlinhos do Pelado – PSB:
Cumprimentou a todos, falou sobre a lei que os deputados aprovaram para tirar os taxistas viração do Acre. Manifestou seu apoio as pessoas da invasão do bairro José Braúna.
Indicações:
1. Ainda na tribuna o vereador pediu uma Moção de Pesar à família da Sª Creuza Santiago.
2. Solicitou que a Prefeitura conclua a obra da orla do Rio nas proximidades da ponte José Augusto.
3. Indicou que a Prefeitura retire os entulhos da obra do orla do Rio nas proximidades da ponte José Augusto.
4.. Solicitou que a Prefeitura agilize junto ao DNIT o recapeamento da Avenida Rui Lino e Marinho Monte.
5. Sugeriu que a Prefeitura faça uma galeria ou amplie os bueiros no Ramal da Esperança, no balanço.
6. Propôs que a Prefeitura e Secretaria de Obras realize a limpeza dos bueiros do Bairro Ferreira Silva.
7. indicou que a Prefeitura dê continuidade aos trabalhos de capina nas ruas do município.
8. solicitou que o DERACRE informe se irão dar sequência no asfaltamento da ponte José Augusto de Araújo.
9. sugeriu que o Deputado Jamil Asfuri visite a obra do recapeamento da BR 317.
11. Concluiu pedindo que a prefeitura de manutenção nas placas de indicação no município de Brasileia.
Naldo Rufino – SDD:
Cumprimentou a todos, falou que mudou de sigla partidária para o Partido Solidariedade – SDD, disse que está feliz por ter mudado e convidou a todos para participar desse novo partido. Se fez solidário com os taxistas do Estado que foram prejudicados com a lei da viração. Falou ainda sobre a saúde do Estado do Acre e disse que a saúde está na UTI.
Indicações:
- Em uso a tribuna solicitou que a Secretaria De Obras realize abertura do Ramal do G km 59 indo até o Zé Maria.
- Pediu que a Prefeitura realize o recapeamento na Rua Valdemir Lopes Bairro José Braúna.
- Finalizou solicitando que a ADIM retorne à Rua José Barros com a Rua Olegário França o esgoto está causando problemas.
Marquinhos Tibúrcio – PSDB:
Cumprimentou a todos, falou que participou da pré candidatura do Deputado Márcio Bittar ao Governo do Estado do Acre. O vereador falou sobre a lei que prejudicou os taxistas viração.
Indicações:
- Em uso a tribuna solicitou que o Deputado Márcio Bittar aloque recursos para a aquisição de máquinas agrícolas para o município de Brasileia.
- Pediu que a Prefeitura realize uma limpeza nas laterais do Pólo.
- Indicou que Prefeitura e Secretaria de Obras puxe as madeiras do Ramal do Botafogo, falta um trator para puxar as madeiras para a construção de pontes.
- Pediu que a empresa de telefonia OI instale um orelhão no Pólo na Associação.
- Solicitou que ADIM explique porque não foi dada a continuidade da duplicação das Marinho Monte.
- Pediu que a Prefeitura Troque as lâmpadas queimadas do bairro 3 botequins.
- Concluiu solicitando que a Prefeitura troque as lâmpadas da Rua Arial do Bispo Barroso Bairro Eldorado.
Marivaldo Oliveira – PMDB:
Cumprimentou a todos, fez também comentários sobre a problemática dos taxistas do Estado através de uma lei criada pelo governador Tião Viana. Falou sobre o itinerante cancelado da Prefeitura e disse que houve desentendimentos. Finalizando destacando sobre a eleição da AMOPREBE e sobre a invasão do Bairro José Braúna.
Rosildo Rodrigues – PT:
Cumprimentou a todos, fez comentários sobre o itinerante e disse que o Sindicato não quer atrapalhar a Prefeitura, falou ainda da falta de resposta do Prefeito com relação às suas solicitações. Falou sobre a eleição da AMOPREBE que aconteceu na última segunda feira. Agradeceu ao Governador Tião Viana pelo atendimento itinerante realizado no km 59. Agradeceu aos moradores que votaram na eleição da AMOPREBE. Parabenizou a Prefeitura pela realização de melhorias no ramal do km 59.
Indicações:
- Em uso a tribuna solicitou que a Prefeitura crie condições para assentar as pessoas que não possuem casas no município.
- Pediu que a Prefeitura realize melhorias no ramal das 4 bocas indo até a Eletra.
- Indicou que a Prefeitura coloque piçarras nas ladeiras do km 59 e nas ladeiras do km 75.
- Finalizou pedindo que a Secretaria de Educação disponibilize um ônibus para levar os torcedores para os jogos da floresta que acontecerá no dia 12 de dezembro.
Tereza com Certeza – PT:
Cumprimentou a todos, falou que a escola Gesilda de Freitas está toda pintada de azul, por decisão do prefeito, mas reclamou que essa cor prejudica a iluminação sobretudo dentro da escola onde as lâmpadas não são potentes. Desatacou as escolas de zona rural que estão sendo construídas com madeiras brancas e disse que depois de algum tempo aquela madeira irá se deteriorar. Falou que foi procurada por funcionários da Secretaria de Obras e disse que segundo eles estão trabalhando com enxadas cegas, sem botas e luvas, ou seja, sem condições de trabalho. Fez comentários sobre as condições do ramal do km 59 que está necessitando de piçarra. Prestou sua solidariedade as pessoas que invadiram o bairro José Braúna. Falou sobre a candidatura do Deputado Márcio Bittar a Governador do Estado que aconteceu na última sexta feira. Parabenizou o vereador Rosildo pela sua dedicação com o homem do campo.
Mário Jorge Fiesca – PSB:
Cumprimentou a todos, fez comentários sobre a eleição da AMOPREBE que aconteceu na última segunda feira. Propôs que a prefeitura e DETRAN estejam sinalizando as ruas que foram beneficiada pelo programa ruas do povo.
Indicações:
- Ainda na tribuna o vereador solicitou que a Prefeitura juntamente com o DETRAN sinalize a rua frente ao Vila Brasília e termina nas mangueiras do Areal, de acordo com o vereador a comunidade estão reclamando das caçamba andam em alta velocidade.
Ordem do dia:
Foi apresentado um projeto de lei nº 017 de 18 de outubro 2013 oriundo do executivo que autoriza a constituição de conselhos escolares e consórcios das unidades da rede pública municipal.
Comentários
Acre
O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico
O 6º Festival Kãda Shawã Kaya, na Aldeia Foz do Nilo, município acreano de Porto Walter, marcou um momento importante para o Povo Shawãdawa. Durante quatro dias, entre 8 e 11 de janeiro, os indígenas celebraram sua cultura ancestral por meio de pinturas corporais, vestimentas originais, arcos e flechas, cantos e danças inspiradas na rica natureza da floresta.

Toda essa profusão de cores e formas foi captada pelas lentes do fotógrafo Cleiton Lopes, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Mesmo imerso na floresta, em condições adversas, o profissional montou um verdadeiro estúdio fotográfico para registrar os melhores momentos do Festival Kãda Shawã Kaya, com foco, sobretudo, nos personagens que participaram das festividades.
Os aspectos humanos e criativos do povo Shawãdawa foram registrados com sensibilidade. O resultado é um arquivo fotográfico que servirá de referência para quem quiser estudar a cultura dos povos originários do Acre.

A beleza indígena e o vigor desse povo, que sofreu no passado um massacre cultural, não podendo praticar os seus costumes, espiritualidade e idioma, passaram por uma regeneração profunda nos mais recentes anos. E o olhar do fotógrafo Cleiton capturou esse renascimento com detalhes, numa sinfonia de imagens que revelam para o mundo a alma da cultura Shawãdawa.
O concurso de beleza nas vestimentas originais, a disputa de arco e flecha, as brincadeiras, as danças e cantorias, as pinturas corporais, as cerâmicas e artesanatos estão detalhados nas fotos do profissional da Secom, constituindo um registro antropológico que servirá de espelho para as futuras gerações da Nação Shawãdawa, conhecidos como “Arara”.

Um dito popular afirma que uma imagem vale mais do que mil palavras. Nas fotos produzidas por Cleiton Lopes, está impressa uma história de lutas para a afirmação cultural de um povo que transcende o tempo cronológico.

Na verdade, nesse simples registro fotográfico, estão as almas de homens, mulheres e crianças que fizeram da conexão com a natureza um suspiro de amor e alegria para seguir a jornada da construção dos valores do Povo Shawãdawa.
The post O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre
Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.
“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.
Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.
“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada
Comentários
Acre
MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre
MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada
Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.
Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.
A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.
Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.
A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.
A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada
































Você precisa fazer login para comentar.