Conecte-se conosco

Acre

32ª Boletim informativo da câmara municipal de Brasileia

Publicado

em

DSC_0001

Na manhã desta terça-feira 22, aconteceu a 32ª sessão ordinária do poder legislativo de Brasileia que iniciou as 8:30hs da manhã, ocasião que o presidente da Câmara vereador Mario Jorge autorizou a primeira secretária da mesa vereadora Erizete Lima de morais a fazer a leitura das matérias apresentadas na 31ª sessão deste poder.

Grande Expediente: (ocasião em que os vereadores terão direito a 15 minutos para falar assuntos de interesse ao público).

DSC_0016

Bill Rocha – PMDB

Iniciou Cumprimentou a todos, parabenizou o time do ressaca pela conquista da final na segunda divisão do campeonato estadual de futsal. Parabenizou também o Sindicato dos Trabalhadores rurais pela realização do atendimento itinerante em parceria com o Governo do Estado. Falou que o DERACRE ainda não realizou tapa buracos no município este ano. falou ainda sobre a quadra do bairro Eldorado e da importância da entrega à população. Falou que esteve na pré candidatura no Márcio Bittar a Governador do Estado que aconteceu na última sexta feira.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna solicitou que a Secretaria De Obras realize melhorias em um bueiro no Ramal do Porto Carlos km 67.
  2. Pediu que a Coordenadoria do Ginásio informe quando será realizado a reforma na cobertura do ginásio.
  3. Indicou que a Secretaria De Obras disponibilize um lixeiro para a Rua Vista Alegre Bairro Eldorado.
  4. Solicitou que a Secretaria de Obras disponibilize lixeiros para o Residencial jatobá.
  5. Finalizou que a Secretaria De Obras realize melhorias na Rua Marechal Rondon, após a alagação a mesma ficou abandonada, do trecho Dona Corina até o Ed Cruz.
Carlinhos do Pelado - PSB:

Carlinhos do Pelado – PSB:

Carlinhos do Pelado – PSB:

Cumprimentou a todos, falou sobre a lei que os deputados aprovaram para tirar os taxistas viração do Acre. Manifestou seu apoio as pessoas da invasão do bairro José Braúna.

Indicações:

1. Ainda na tribuna o vereador pediu uma Moção de Pesar à família da Sª Creuza Santiago.

2. Solicitou que a Prefeitura conclua a obra da orla do Rio nas proximidades da ponte José Augusto.

3. Indicou que a Prefeitura retire os entulhos da obra do orla do Rio nas proximidades da ponte José Augusto.

4.. Solicitou que a Prefeitura agilize junto ao DNIT o recapeamento da Avenida Rui Lino e Marinho Monte.

5. Sugeriu que a Prefeitura faça uma galeria ou amplie os bueiros no Ramal da Esperança, no balanço.

6. Propôs que a Prefeitura e Secretaria de Obras realize a limpeza dos bueiros do Bairro Ferreira Silva.

7. indicou que a Prefeitura dê continuidade aos trabalhos de capina nas ruas do município.

8. solicitou que o DERACRE informe se irão dar sequência no asfaltamento da ponte José Augusto de Araújo.

9. sugeriu que o Deputado Jamil Asfuri visite a obra do recapeamento da BR 317.

11. Concluiu pedindo que a prefeitura de manutenção nas placas de indicação no município de Brasileia.

Naldo Rufino - SDD

Naldo Rufino – SDD

Naldo Rufino – SDD:

Cumprimentou a todos, falou que mudou de sigla partidária para o Partido Solidariedade – SDD, disse que está feliz por ter mudado e convidou a todos para participar desse novo partido. Se fez solidário com os taxistas do Estado que foram prejudicados com a lei da viração. Falou ainda sobre a saúde do Estado do Acre e disse que a saúde está na UTI.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna solicitou que a Secretaria De Obras realize abertura do Ramal do G km 59 indo até o Zé Maria.
  2. Pediu que a Prefeitura realize o recapeamento na Rua Valdemir Lopes Bairro José Braúna.
  3. Finalizou solicitando que a ADIM retorne à Rua José Barros com a Rua Olegário França o esgoto está causando problemas.
Marquinhos Tibúrcio - PSDB

Marquinhos Tibúrcio – PSDB

Marquinhos Tibúrcio – PSDB:

Cumprimentou a todos, falou que participou da pré candidatura do Deputado Márcio Bittar ao Governo do Estado do Acre. O vereador falou sobre a lei que prejudicou os taxistas viração.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna solicitou que o Deputado Márcio Bittar aloque recursos para a aquisição de máquinas agrícolas para o município de Brasileia.
  2. Pediu que a Prefeitura realize uma limpeza nas laterais do Pólo.
  3. Indicou que Prefeitura e Secretaria de Obras puxe as madeiras do Ramal do Botafogo, falta um trator para puxar as madeiras para a construção de pontes.
  4. Pediu que a empresa de telefonia OI instale um orelhão no Pólo na Associação.
  5. Solicitou que ADIM explique porque não foi dada a continuidade da duplicação das Marinho Monte.
  6. Pediu que a Prefeitura Troque as lâmpadas queimadas do bairro 3 botequins.
  7. Concluiu solicitando que a Prefeitura troque as lâmpadas da Rua Arial do Bispo Barroso Bairro Eldorado.
Marivaldo Oliveira - PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB:

Cumprimentou a todos, fez também comentários sobre a problemática dos taxistas do Estado através de uma lei criada pelo governador Tião Viana. Falou sobre o itinerante cancelado da Prefeitura e disse que houve desentendimentos. Finalizando destacando sobre a eleição da AMOPREBE e sobre a invasão do Bairro José Braúna.

Rosildo Rodrigues - PT

Rosildo Rodrigues – PT

Rosildo Rodrigues – PT:

Cumprimentou a todos, fez comentários sobre o itinerante e disse que o Sindicato não quer atrapalhar a Prefeitura, falou ainda da falta de resposta do Prefeito com relação às suas solicitações. Falou sobre a eleição da AMOPREBE que aconteceu na última segunda feira. Agradeceu ao Governador Tião Viana pelo atendimento itinerante realizado no km 59. Agradeceu aos moradores que votaram na eleição da AMOPREBE. Parabenizou a Prefeitura pela realização de melhorias no ramal do km 59.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna solicitou que a Prefeitura crie condições para assentar as pessoas que não possuem casas no município.
  2. Pediu que a Prefeitura realize melhorias no ramal das 4 bocas indo até a Eletra.
  3. Indicou que a Prefeitura coloque piçarras nas ladeiras do km 59 e nas ladeiras do km 75.
  4. Finalizou pedindo que a Secretaria de Educação disponibilize um ônibus para levar os torcedores para os jogos da floresta que acontecerá no dia 12 de dezembro.
Tereza com Certeza - PT

Tereza com Certeza – PT

Tereza com Certeza – PT:

Cumprimentou a todos, falou que a escola Gesilda de Freitas está toda pintada de azul, por decisão do prefeito, mas reclamou que essa cor prejudica a iluminação sobretudo dentro da escola onde as lâmpadas não são potentes. Desatacou as escolas de zona rural que estão sendo construídas com madeiras brancas e disse que depois de algum tempo aquela madeira irá se deteriorar. Falou que foi procurada por funcionários da Secretaria de Obras e disse que segundo eles estão trabalhando com enxadas cegas, sem botas e luvas, ou seja, sem condições de trabalho. Fez comentários sobre as condições do ramal do km 59 que está necessitando de piçarra. Prestou sua solidariedade as pessoas que invadiram o bairro José Braúna. Falou sobre a candidatura do Deputado Márcio Bittar a Governador do Estado que aconteceu na última sexta feira. Parabenizou o vereador Rosildo pela sua dedicação com o homem do campo.

Mário Jorge Fiesca - PSB

Mário Jorge Fiesca – PSB

Mário Jorge Fiesca – PSB:

Cumprimentou a todos, fez comentários sobre a eleição da AMOPREBE que aconteceu na última segunda feira. Propôs que a prefeitura e DETRAN estejam sinalizando as ruas que foram beneficiada pelo programa ruas do povo.

Indicações:

  1. Ainda na tribuna o vereador solicitou que a Prefeitura juntamente com o DETRAN sinalize a rua frente ao Vila Brasília e termina nas mangueiras do Areal, de acordo com o vereador a comunidade estão reclamando das caçamba andam em alta velocidade.

Ordem do dia:

Foi apresentado um projeto de lei nº 017 de 18 de outubro 2013 oriundo do executivo que autoriza a constituição de conselhos escolares e consórcios das unidades da rede pública municipal.

DSC_0007

Comentários


Acre

Boletim da Sesacre registra 39 novos casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 39 novos casos de coronavírus neste domingo, 4 de dezembro. O número de infectados notificados é de 154.710 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 361.546 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.826 casos foram descartados e 10 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.393 pessoas já receberam alta médica da doença.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado neste domingo, 4, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.032 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_04_12__2022

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Comentários


Continue lendo

Acre

Mãe e filho se formam juntos em Enfermagem no Acre: “Realização de um sonho”

Publicado

em

O recém-enfermeiro explica como foram os 4 anos de faculdade que tornaram a mãe, uma colega de profissão
POR MATHEUS MELLO

Uma das grandes conquistas de uma pessoa na vida é sem sombras de dúvidas o diploma em uma gradução. Mateus Lima e sua mãe, Mauriete Lima realizaram esse sonho juntos e colaram grau na faculdade de Enfermagem, na última quinta-feira (30), em Rio Branco.

Ao ContilNet, o recém-enfermeiro explica como foram os 4 anos de faculdade que tornaram a mãe, uma colega de profissão.

“Fiz medicina durante quatro anos na Bolívia, de 2012 a 2016, mas infelizmente não tive condições de continuar, devido ao dólar que aumentou bastante, e aí voltei para o Brasil. E minha mãe teve a ideia de fazer enfermagem. Entramos na faculdade e passamos por todas as etapas juntos, estágio juntos, TCC e formamos juntos”, disse.

Mauriete é técnica de enfermagem e trabalha na saúde do Acre há 28 anos. O filho explica que sempre viu na mãe uma inspiração na vida pessoal e profissional.

“Por ela ser da área da saúde eu sempre via ela como minha inspiração, eu decidi trabalhar como ela, trabalhar bastante com algo que ama. É a realização de um sonho, poder trabalhar um dia junto com ela no mesmo lugar”, declara.

Os dois fazem parte da primeira turma do curso de Enfermagem, da UNIP, e iniciaram o curso em 2018.

Comentários


Continue lendo

Acre

Indígena é atingido por disparos de arma de fogo e vai a óbito em Sena Madureira

Publicado

em

Um novo confronto entre pessoas ligadas à facções rivais, registrado na manhã deste domingo (4), deixou mais um saldo negativo em Sena Madureira.

Informações preliminares apontam que um indígena identificado pelo nome de Fábio Alfredo Jaminawa, foi atingido por pelo menos três disparos de arma de fogo, sendo que um dos projéteis acertou a perna, e outros dois atingiram o quadril da vítima.

No momento do episódio, Fábio trafegava de bicicleta pela rua Maranhão, quando foi surpreendido por dois criminosos que estavam em uma motocicleta.

Após os disparos, os autores tomaram rumo ignorado, e a vítima, foi levada para o Pronto Socorro do Hospital João Câncio Fernandes, para receber atendimento médico, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e foi a óbito.

Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, a PM foi ao local e constatou que uma pessoa teria ficado gravimente ferida, e em seguida, iniciou os trabalhos com o intuito de prender os responsáveis pelo cometimento do crime.

Por Josué da Silva.

Comentários


Continue lendo

Em alta