Conecte-se conosco

Acre

2ª Oficina do projeto Fortalece SES reúne profissionais da Saúde em Rio Branco

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou nesta sexta-feira, 8, o último dia da 2ª Oficina do projeto Fortalecimento da Função Gestora do SES na Consolidação do SUS – Fortalece SES, que tem como objetivo aperfeiçoar a gestão e o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A oficina ocorreu no auditório do Mezanino da secretaria e reuniu profissionais da saúde do Acre, incluindo técnicos da Sesacre, coordenações regionais de saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Estadual de Saúde e representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (MS).

A oficina, que teve início na quinta-feira, 7, foi promovida pela Sesacre, por meio da Diretoria de Planejamento e Gestão do SUS, com apoio do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

Objetivo Central do Projeto

O principal objetivo do Fortalece SES é aprimorar a elaboração, o monitoramento e a avaliação dos planos de saúde estaduais, assegurando que estes estejam alinhados com o planejamento regional e com as reais necessidades da população, em sintonia com as diretrizes nacionais do SUS.

A oficina visa fornecer aos participantes ferramentas e conhecimentos para uma gestão mais eficiente e estratégica do SUS no Acre, além de promover a integração entre as esferas de gestão estadual e municipal, no processo de planejamento e execução das ações de saúde.

Foco na Mortalidade Infantil e Materna

Priscila Aguiar, interlocutora local do Fortalece SES, destacou o foco específico da oficina para o estado do Acre, que tem como prioridade a redução da mortalidade infantil e materna. 

A coordenadora do planejamento regional integrado, Priscila Aguiar, mediou a oficina como interlocutora local do Fortalece SES. Foto: Luan Martins/ Sesacre

“O Acre tem como foco a redução da mortalidade infantil e materna, ou seja, estamos planejando ações voltadas à diminuição desses índices. É fundamental que todos os envolvidos na gestão pública de saúde compreendam a importância de um planejamento eficaz, que atenda às especificidades e necessidades da nossa população”, afirmou a coordenadora do PRI.

Fortalecimento do Planejamento Integrado

Mariana Uchoa coordenou a 2ª Oficina do projeto “Fortalecimento da Função Gestora do SES na Consolidação do SUS – Fortalece SES. Foto: Luan Martins/Sesacre

Mariana Uchoa, também interlocutora local do Fortalece SES, destacou a importância da oficina para o fortalecimento do planejamento dentro da Secretaria de Saúde do Acre.

“A intenção é consolidar o planejamento na Secretaria de Saúde, em colaboração com os técnicos do planejamento estadual e com o planejamento regional integrado. O objetivo é garantir que as ações de saúde estejam alinhadas em todos os níveis, proporcionando uma gestão mais eficaz e que atenda às reais necessidades da população acreana”, afirmou Mariana.

O Fortalece SES é desenvolvido a partir da compreensão de que a capacitação e o fortalecimento da gestão pública de saúde podem transformar o SUS. A colaboração entre os técnicos locais, gestores e instituições como o HAOC está criando um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras que visam melhorar o sistema de saúde, beneficiando diretamente a população acreana.

Everton Lopes, facilitador do projeto Fortalece SES pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz , falou sobre a importância da parceria com o Ministério da Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde Integral (Nasi). 

Everton Lopes, facilitador do projeto Fortalece SES pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), falou sobre a importância da parceria com o Ministério da Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde Integral. Foto: Luan Martins/Sesacre

“A importância do projeto Fortalece SES para o triênio 2024-2026 é fundamental. Através do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da parceria com o Nasi e o Ministério da Saúde, buscamos fortalecer os processos de gestão, isso envolve, especificamente, tanto o Plano Estadual quanto o PRI, que são as ferramentas hoje utilizadas pelo Estado do Acre. O grande diferencial do projeto é trazer metodologias de reflexão e avaliação desse processo, permitindo que ele seja dinâmico, não apenas no nível central da Secretaria, mas também nas regiões de saúde do estado do Acre”, explicou Everton Lopes.

A Importância da Participação Técnica

Domisy de Araújo Vieira, coordenadora da Primeira Região de Saúde do Baixo Acre e Purus, também fez questão de destacar a relevância da participação das equipes técnicas nas oficinas do Fortalece SES.

Oficina também representa uma oportunidade para estreitar a colaboração entre as diferentes entidades do setor de saúde. Foto: Luan Martins/Sesacre

“As oficinas, com destaque no enfrentamento da mortalidade materno-infantil, fortalecem o conhecimento teórico e metodológico, melhorando as estratégias de gestão e a prestação do cuidado nos territórios, gerando impacto positivo na saúde materno-infantil”, afirmou Domisy.

A oficina também representa uma excelente oportunidade para estreitar a colaboração entre as diferentes entidades do setor de saúde, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de boas práticas que podem ser aplicadas de forma eficaz no Acre.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo